quarta-feira, 25 de julho de 2012

Zoonoses recolhe mais 4 morcegos com vírus da raiva em Piracicaba, SP

Ações de vigilância foram iniciadas nesta terça nos bairros identificados.
Cidade soma 21 animais com a doença, contra 3 em todo o ano passado.

Número de morcegos com raiva cresceu em
Piracicaba neste ano (Foto: Reprodução EPTV)

 Quatro novos casos positivos de raiva em morcegos foram diagnosticados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba (SP), segundo divulgou a Prefeitura nesta terça-feira (24). Com estes novos animais, o município soma 21 casos da doença desde janeiro deste ano, contra três em todo ano de 2011.

Os bairros onde os animais foram recolhidos, e por onde o vírus circula, são: Dois Córregos, São Francisco/Taquaral, Nova Pompéia e Bosque Água Branca. Todos esses animais foram, como de rotina, encaminhados para exame no CCZ de São Paulo.
A bióloga do CCZ Regina Lex explicou que não há estudos que indicam acréscimo real no número de morcegos infectados neste ano, pois o crescimento de animais positivos pode estar relacionado "apenas com o número de amostras enviadas para exame". "Houve maior conscientização das pessoas sobre a necessidade de notificação", disse.
Cobertura na Pompeia
A equipe de vetores do CCZ iniciou nesta terça as ações de cobertura de foco no bairro Nova Pompéia, nas áreas delimitadas num raio de 500 metros a partir do local onde o animal foi encontrado, seguindo para Bosque Água Branca. Todos os imóveis serão visitados e os animais (cães e gatos) que ainda não foram vacinados neste ano receberão a dose de vacina anti-rábica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário