Cauê Macris (PSDB), deputado estadual, um dos defensores da obra |
O governo paulista anunciou, ontem, uma série de investimentos no
Corredor Noroeste do transporte da RMC (Região Metropolitana de
Campinas). Entre as principais ações estão a construção de viaduto sobre
a linha férrea que corta Hortolândia e o alargamento do trevo de
Americana e Nova Odessa, que será remodelado para acabar com
congestionamentos.
Em Americana, o problema são os congestionamentos em horário de pico
entre as duas cidades. Para combater o problema, a passagem inferior da
SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz) será ampliada. A previsão de entrega é
junho de 2014. Segundo o deputado estadual Cauê Macris (PSDB), que
atuou para incluir a obra de remodelação do trevo no projeto da extensão
do Corredor Noroeste, “a obra não será simples, mas é necessária”.
O deputado acrescentou que reuniu-se inclusive com o DER
(Departamento de Estradas de Rodagem) em busca de uma solução e as
dificuldades estavam sobretudo no valor da obra. Além da remodelação do
trevo de acesso, será duplicado todo percurso do novo trevo até a
Avenida Ampélio Gazetta, em Nova Odessa.
“O projeto inicial da EMTU era construir uma alça para ônibus que
era mais distante do acesso hoje existente entre as duas cidades.
Conseguimos mudar o projeto e incluir a remodelação do trevo existente.
Assim resolvemos a questão do corredor de ônibus e ao mesmo tempo
garantimos melhor fluidez aos veículos particulares”, disse o deputado.
CORREDOR
A extensão da ampliação do corredor entre as cidades de Nova
Odessa, Americana e Nova Odessa será de 27,4km e atenderá uma demanda de
45 mil passageiros por dia, segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de
Transportes Urbanos). Um novo terminal em Santa Bárbara e outro em
Americana serão construídos, e o de Nova Odessa será reformado. Outras
quatro estações de transferência serão construídas nestes municípios, e
ainda será feita a transposição do Córrego Mollon, em Santa Bárbara.
Já o viaduto sobre a linha férrea é uma demanda da população de
Hortolândia. Somente nos últimos 20 dias, foram registradas três
colisões envolvendo veículos e trens operados pela ALL Logística na
cidade. A situação gerou inclusive um inquérito instaurado pelo promotor
da 3ª Vara de Justiça de Hortolândia, Marcelo Di Giácomo, para apurar a
responsabilidade pela segurança no local.
MAIS INVESTIMENTOS
Somando as obras no entorno do futuro corredor, as cidades de
Campinas, Hortolândia e Sumaré, que integram o trecho já existente do
eixo metropolitano de ônibus, receberão outros investimentos como a
extensão da Avenida Olívio Franceschini e um viaduto na Avenida Santana
(Hortolândia), e novas estações de transferência (duas em Sumaré e uma
em Hortolândia).
Em Campinas, está planejada a Parada III da Av. Lix da Cunha.
Apenas esta parte das obras atenderá, segundo a EMTU, 60 mil passageiros
diários, com 5,3km de vias. Fonte: Todo Dia
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