sexta-feira, 27 de maio de 2011

Americana investiga dois casos suspeitos de sarampo

Fonte: Novo Momento

A Secretaria de Saúde de Americana está investigando dois casos suspeitos de sarampo no Jardim São Paulo. Uma criança de sete anos e uma mulher de 40 anos, ambos da mesma família, estão bem mas apresentaram os sintomas da doença.
A Vigilância Epidemiológica já realizou as medidas de controle como a vacinação dos contatos próximos e busca ativa de pessoas com suspeita de sarampo. A criança nunca foi imunizada porque faz tratamento com homeopatia. Ela estuda em Nova Odessa, local onde sua mãe – também com suspeita – trabalha. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado dos exames para confirmar a suspeita.
Embora seja uma suspeita, a Secretaria de Saúde faz um alerta às unidades de saúde pública e privada para que identifiquem a ocorrência de novos casos suspeitos. São considerados suspeitos todos os indivíduos vacinados ou não que apresentem febre, exantema (vermelhidão na pele), tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.
A orientação é que toda unidade de saúde realize busca ativa de não vacinados na faixa etária de 1 a 50 anos e atualize a carteira de vacinação. As pessoas com idade entre 1 e 19 anos recebem duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), sendo a segunda dose 30 dias após a primeira. Na faixa etária entre 20 e 50 anos, apenas uma dose é necessária.
A Secretária da Saúde ressalta que, como em todas as investigações de casos suspeitos de sarampo no país, a conclusão final dos casos notificados somente será procedida após os exames confirmatórios realizados no laboratório de referência, sem nenhum prejuízo às medidas adotadas.
O último caso de sarampo registrado em Americana foi em janeiro de 1998 em uma criança de nove meses.


O sarampo é uma doença infecciosa e ocorre uma única vez na vida. É altamente contagiosa. O período de incubação da doença dura entre oito e 13 dias. Na sequência, aparecem os principais sintomas como as pequenas erupções de cor avermelhada na pele, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias com a presença de catarro.
A transmissão ocorre diretamente de pessoa para pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos
A vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. Ela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.

Sarampo

Nenhum comentário:

Postar um comentário