sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pref-SB não mostrou interesse em manter empresa

Fonte: Novo Momento

A multinacional espanhola Flex do Brasil vai deixar Santa Bárbara d’Oeste para se instalar em Limeira. A nova planta será erguida em um terreno de 46 mil m2 localizado às margens da rodovia Anhanguera e terá 23 mil m2 de área construída, três vezes o tamanho da planta atual, na rua da Agricultura. Hoje, a empresa emprega 230 funcionários e tem capacidade para produzir até 90 mil colchões/ano. A nova unidade deve começar a operar no segundo semestre de 2012 e projeta para cinco anos empregar 500 trabalhadores e produzir 150 mil colchões/ano.
A mudança faz parte do projeto de expansão da multinacional, que vê no Brasil a possibilidade real de ser uma vitrine de investimentos nos próximos anos. Segundo o gerente de divisão industrial no país, Carlos Alberto Rezende, a transferência para o município vizinho vem sendo discutida há um ano e levou em conta a localização privilegiada do terreno, mão de obra acessível e incentivos fiscais. “Os projetos estão na fase final e a assinatura da escritura deve ocorrer dentro de pouco tempo”, comentou.
O programa de incentivo de Limeira permite que a empresa receba de volta 100% do valor investido na aquisição do terreno e na terraplanagem e 80% na construção do prédio, desde que cumpra as metas na geração de empregos e impostos. Embora a Flex não considere como determinante os incentivos fiscais, Rezende afirmou que a prefeitura barbarense não fez nenhuma proposta para manter a empresa no município. “Não se atentou ao fato, nem com a oferta de área, nem com incentivos fiscais”, declarou. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, mas não obteve retorno.

Na segunda metade da década passada a região teve um caso parecido. O Grupo Lupatech adquiriu a Metalúrgica Nova Americana (MNA) e transferiu a unidade para Nova Odessa, tornando-se uma das maiores fontes de ICMS do município, ao lado da Johnson & Johnson, Ober e KS Pistões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário