segunda-feira, 21 de maio de 2012

Santa Bárbara perde empresa para Americana

O investimento se aproxima de R$ 12 milhões, considerando a compra do terreno.
 
A guerra fiscal entre os municípios da RPT (Região do Polo Têxtil) ganhou novo capítulo no último dia 16, com o anúncio da transferência da empresa Super Telhas, de Santa Bárbara d'Oeste, que atualmente funciona no Distrito Industrial 1, para Americana, onde se instalará no Distrito Industrial Abdo Najar, na região do bairro Antônio Zanaga, às margens da Rodovia Anhangüera. O investimento se aproxima de R$ 12 milhões, considerando a compra do terreno e a construção do prédio. A empresa deve realizar a transferência e começar a funcionar no novo endereço em cerca de três meses.

O proprietário da Super Telhas, o ex-jogador de futebol Robson Ponte, já possui uma empresa em Diadema, na Grande São Paulo, e adquiriu a empresa de Santa Bárbara d'Oeste, juntamente com o irmão, Rainer, "com os olhos voltados para Americana". O investimento contou com os benefícios previstos no Promaie (Programa Municipal de Atração de Investimento Empresarial), que prevê, entre outros incentivos, a isenção de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para serviços de construção civil.

"É um investimento que vai gerar muitos frutos para a cidade. Vamos colaborar com o crescimento de Americana", disse Ponte.

O empresário afirmou que a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste também procurou negociar a permanência da unidade no município. Mesmo assim, as condições do "vizinho" continuaram a ser mais interessantes. "Houve uma conversa (com a administração de Santa Bárbara), mas a Prefeitura de Americana propôs uma situação melhor e optamos por aqui", explicou o ex-jogador. O espaço adquirido possui 16 mil metros quadrados, sendo 6 mil de área construída, ainda de acordo com Robson Ponte.

O prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), reforçou a intenção de diversificar o parque industrial e confirmou a busca por empresários instalados em outras localidades. "Esses projetos permitem que Americana possa entrar de uma vez por todas na competição por novas empresas. A cidade estava perdendo muitas delas para a região nos últimos tempos. Agora estamos procurando em outras cidades e outros Estados, assim como já tivemos a oportunidade de trazer de outros países", destacou. Foram seis meses de negociação com a empresa anunciada, segundo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Martins.

Atualmente com 70 funcionários, a Super Telhas pretende ampliar o quadro e chegar a 120 empregados. Os trabalhadores que atuam em Santa Bárbara serão mantidos. A empresa atua no ramo de produtos para telhados, coberturas e fechamentos laterais para segmentos da construção civil.

Questionada sobre a saída da empresa do município, o diretor de Relações Empresariais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rogério Bosco, informou, em nota, que não houve nenhum registro recente de contatos feitos pela empresa. "Tanto as novas empresas do município quanto as já existentes podem receber benefícios do PID (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento), como isenções e reduções fiscais", disse Bosco.
Fonte: O Liberal 17/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário