quinta-feira, 22 de março de 2012

Prefeitura descumpre TAC e atrasa concurso da saúde

Cronograma de seleção que contratará 1.060 servidores não foi seguido.

O cronograma para a realização do concurso que vai selecionar funcionários para a Saúde em Campinas está atrasado. O documento de abertura do processo de seleção deveria ser publicado pela prefeitura na última segunda-feira, de acordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público mas, até ontem, não tinha sido aberto.
O exame para selecionar 1.060 profissionais em substituição aos servidores terceirizados por meio do convênio com o hospital Cândido Ferreira foi a solução encontrada para corrigir o erro, apontado pela Promotoria, na contratação contínua de funcionários sem concurso. Segundo cronograma do TAC, a prefeitura deveria publicar no Diário Oficial até 12 de março a assinatura do contrato com a empresa responsável pela realização do processo seletivo e, até a última segunda-feira, o edital.
A prefeitura alega que não está descumprindo o cronograma do TAC porque o acordo é flexível e prevê alterações, desde que o MP seja informado. Mas, segundo o acordo firmardo em janeiro, a “eventual impossibilidade de cumprimento dos prazos fixados” deve ser informada com 15 dias de antecedência. Apesar disso, a prefeitura admitiu que a Promotoria ainda não havia sido comunicada sobre esse atraso, o que ocorreria ontem. Procurado, o MP não deu retorno à reportagem até o fechamento desta edição. A informação da assessoria era de que o promotor Geraldo Cabañas estava em audiência e não poderia atender.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o atraso ocorreu porque das cinco empresas que demonstraram interesse em realizar o concurso, nenhuma apresentou todos os documentos exigidos. Enquanto a documentação não estiver completa, a Secretaria de Gestão e Controle não pode dar andamento ao processo. As empresas são selecionadas por meio de convite, porque esse tipo de serviço dispensa licitação. A empresa contratada não recebe pagamento da prefeitura, mas obtém lucro através do recolhimento das taxas de inscrição para o concurso.
ATRASO
O atraso, no entanto, compromete as outras etapas do processo de seleção, como recebimento de inscrições, realização de provas, além da homologação do concurso, que podem sofrer modificações. O concurso público foi a alternativa encontrada para resolver um erro apontado pela Promotoria em um convênio assinado com o hospital Cândido Ferreira em 2008, que venceu no último dia 2 de fevereiro, e que poderia resultar na demissão imediata de 1.308 servidores terceirizados.
As rescisões dos contratos de trabalho, prevê a prefeitura, só devem ocorrer depois do concurso e a contatação dos candidatos aprovados, prevista pelo cronograma do TAC para ocorrer em julho. Em reunião no Sindsaúde (Sindicato da Saúde), representantes da Secretaria de Recursos Humanos informaram que o cronograma de dispensa será definido. Mas em um pré-acordo, ficou estabelecido que as homologações das rescisões de contratos deverão ocorrer sempre nos dias 15 e 30 de cada mês. Fonte: Todo Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário