sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Oposição articula reabrir investigação contra Mario Heins

Fonte: Todo Dia
 
Seis meses depois de arquivar uma apuração parecida contra o prefeito,
Câmara pode criar Comissão Processante.
 
Dois dias de­pois de o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Es­ta­du­al pe­dir à Jus­ti­ça o afas­ta­men­to do pre­fei­to de San­ta Bár­ba­ra d’Oes­te, Ma­rio Heins, do car­go, por sus­pei­tas de ir­re­gu­la­ri­da­des, ve­re­a­do­res da opo­si­ção ad­mi­ti­ram que a Câ­ma­ra pode ins­ta­lar uma CP (Co­miss­são Pro­ces­san­te) para apu­rar as de­nún­ci­as. A pos­si­bi­li­da­de res­sur­ge seis me­ses de­pois do ar­qui­va­men­to de ou­tra co­mis­são, que ino­cen­tou Heins das mes­mas sus­pei­tas. Uma Co­mis­são Pro­ces­san­te tem o po­der de afas­tar e até cas­sar o man­da­to do pre­fei­to. A co­mis­são an­te­ri­or era ape­nas para in­ves­ti­ga­ção.
Na ter­ça-fei­ra, o MPE en­viou três ações à Jus­ti­ça para acu­sar Heins (PDT) de che­fi­ar um es­que­ma de frau­des em li­ci­ta­ções. Além do afas­ta­men­to, o MP quer o blo­queio de bens e per­da dos di­rei­tos po­lí­ti­cos de Heins e da se­cre­tá­ria de Ad­mi­nis­tra­ção, Ana Le­o­ne Pai­va, por até dez anos. Tam­bém é pe­di­do res­sar­ci­men­to de R$ 19,3 mi­lhões por da­nos cau­sa­dos aos co­fres pú­bli­cos, pelo pre­fei­to e Ana Le­o­ne, e a três em­pre­sas su­pos­ta­men­te en­vol­vi­das no es­que­ma.
“San­ta Bár­ba­ra está no mo­men­to mais ne­gro de sua his­tó­ria. Este é mais um ca­pí­tu­lo de ver­go­nha para a ci­da­de, in­fe­liz­men­te”, afir­mou o ve­re­a­dor Da­ni­lo Go­doy (PP), que vo­tou con­tra o ar­qui­va­men­to da CEI (Co­mis­são Es­pe­ci­al de In­qué­ri­to) ins­ta­la­da no iní­cio do ano. É dele um pe­di­do fei­to à Pro­cu­ra­do­ria Ju­rí­di­ca da Câ­ma­ra para ava­li­ar a pos­si­bi­li­da­de de re­a­brir o pro­ces­so. “Não mu­dei de opi­nião nem em um cen­tí­me­tro. Não acho que te­nha que es­pe­rar de­ci­são da Jus­ti­ça (para rein­stau­rar a in­ves­ti­ga­ção da Câ­ma­ra). A Câ­ma­ra não pode fi­car de jo­e­lhos”, afir­mou.
Um dos apoi­a­do­res da rein­stau­ra­ção do pro­ces­so é o par­la­men­tar Fa­bi­a­no Ruiz Mar­ti­nez, o Pin­guim, que anun­cia hoje sua sa­í­da do PDT e pode re­ve­lar a qual si­gla irá se fi­li­ar. Com a bai­xa na base, o par­ti­do pas­sa­rá a con­tar ape­nas com a ca­dei­ra de An­tô­nio Car­los Ri­bei­ro, o Car­lão Mo­to­ris­ta, e seis par­la­men­tares ali­a­dos ao pre­fei­to. O nú­me­ro é su­fi­ci­en­te para impe­dir a ins­tau­ra­ção de uma CP, que pre­ci­sa de oito vo­tos - dois ter­ços dos ve­re­a­do­res.
“Não foi sur­pre­sa. A gen­te tem que apu­rar. Com cer­te­za eu sou a fa­vor de uma co­mis­são para isso”, afir­mou Pin­guim, que não li­gou sua sa­í­da do PDT às ir­re­gu­la­ri­da­des apon­ta­das pelo MP.
“Está na mão do juiz e é pre­ma­tu­ro a gen­te to­mar al­gu­ma ati­tu­de ago­ra. Va­mos aguar­dar a de­ci­são fi­nal”, afir­mou o ve­re­a­dor Joi For­na­sa­ri (PPS), que vo­tou a fa­vor do ar­qui­va­men­to da CEI.
Já Du­ci­mar de Je­sus Car­do­so, o Kadu Gar­çom (PR), afir­mou ser con­trá­rio à re­a­ber­tu­ra da in­ves­ti­ga­ção. “Nos­sa cota de con­fi­an­ça foi es­go­ta­da (em re­la­ção à CEI). Eu acho que fal­tou para o pre­si­den­te da co­mis­são (Car­los Fon­tes, do DEM) ter mais pul­so fir­me para in­cre­men­to da CEI”, ar­gu­men­tou Car­do­so, que tam­bém vo­tou pelo ar­qui­va­men­to.
On­tem, a re­por­ta­gem ten­tou sem êxi­to en­trar em con­ta­to por ce­lu­lar para ou­vir Car­los Fon­tes, en­tre 18h e 19h. Até as 16h, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra e lí­der do go­ver­no, Erb Oli­vei­ra Mar­tins, o Uru­guaio (PPS), não ti­nha com­pa­re­ci­do à Câ­ma­ra. Uma se­cre­ta­ria dis­se que o ve­re­a­dor ti­nha ati­vi­da­des fora do ga­bi­ne­te.

Nenhum comentário:

Postar um comentário