segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Criação de uma superdelegacia é discutida

Fonte: Todo Dia
Prefeitura ea Polícia Civil iniciaram tratativas para centralizar serviços
 e permitir mais agentes nas ruas.
 
 Prefeitura de Americana e o Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) discutem a criação de uma superdelegacia na cidade. A unidade, que levaria ao fechamento dos quatro distritos policiais do município, segundo o secretário de Segurança Pública de Americana, Adinei Brochi, seria um projeto piloto para a reengenharia das delegacias, também em planejamento pelo Estado. Com a aglutinação, Brochi disse acreditar que o serviço burocrático fique na mão de menos pessoas, liberando mais policiais para as investigações. A primeira etapa do projeto, segundo o secretário e o Deinter, é discutir a alteração com a população e todos os policiais envolvidos.
“Não adianta ter quatro distritos policiais que só servem para registrar ocorrência, sendo que para investigação o resultado é praticamente nulo. Não pelos policiais, mas pela falta de recursos humanos. O número ínfimo faz com que eles fiquem o dia todo fazendo serviços burocráticos”, argumentou.
O secretário ainda afirmou que, com o agrupamento dos 34 funcionários da prefeitura que atualmente trabalham para a Polícia Civil será possível a criação de grupos especiais para investigação de crimes maiores.
“A ideia inicial é unir as unidades policiais numa única delegacia diferenciada, onde o atendimento poderia ser feito por estagiários, e funcionários da prefeituras, auxiliados por policiais civis, além do atendimento de psicólogo e assistentes sociais, até porque a maior parte das ocorrências são de natureza social”, afirmou Brochi.
ATENDIMENTO
A separação do público por tipo de atendimento também é prevista. “Queremos o atendimento diferenciado para quem chega (para registrar ocorrências), para não ter que ficar lado a lado com um traficante”, completou.
Luís Henrique Zago, delegado responsável pela comunicação no Deinter, ressaltou que ainda não há um cronograma para as discussões com a Polícia Civil e população, mas que a reengenharia é uma proposta apoiada pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública).
“Não tem nada formatado, mas existem tratativas e conversas para que isso evolua”, explicou ele.
A assessoria de imprensa da SSP afirmou que o Deinter-9 tem autonomia para responder pela pasta, mas não deu mais detalhes sobre a reestruturação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário