quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Alckmin promete acabar com deficit na polícia até fevereiro

Fonte: Todo Dia
Fonte foto: Todo Dia
 
Governador esteve ontem em Americana; anteontem, delegado geral afirmou que defasagem é de 20 anos.
 
Alckmin observa o prefeito Diego De Nadai e o
 deputado federal Vanderlei Macris na
inauguração de unidade do Detran
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, ontem, que vai acabar com o deficit da Polícia Civil na região da Delegacia Seccional de Americana até fevereiro de 2012. O tucano prevê que, até lá, 1.640 policiais civis sejam contratados por meio de concurso no Estado, e cerca de 1,3 mil voltem a atuar na área de segurança, por conta da transição do Detran (Departamento de Trânsito) da pasta de Segurança Pública para a de Gestão Pública. Alckmin não disse, no entanto, quantos desses policiais atenderão a região e nem o deficit da seccional. O governador esteve em Americana ontem para inauguração de unidade piloto do novo modelo do Detran (leia texto abaixo).
“Nós temos duas notícias em relação à Polícia Civil. A primeira são os 1,3 mil policiais civis que voltam para a atividade de segurança. Outra é que abrimos concurso para 140 delegados, 460 escrivães e 1.040 investigadores de polícia, que deverão assumir seus cargos até fevereiro do ano que vem”, afirmou o governador.
Alckmin disse que 3,7 mil policiais militares, também contratados por concurso público, assumirão seus cargos até dezembro.
DEFICIT
A Seccional de Americana atende, além da própria cidade, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.
O deficit da polícia nessas cidades já foi alvo de inquérito civil do Ministério Público, em 2010 - o caso foi arquivado pela Justiça.
Em visita a Americana anteontem, o delegado geral da Polícia Civil no Estado, Marcos Carneiro Lima, afirmou que a estrutura da corporação está defasada em pelo menos 20 anos. Ele ainda apontou que a região da Delegacia Seccional de Americana possui um policial civil para cada 3 mil habitantes. Uma das medidas discutidas para a melhoria dos serviços é a volta dos nove municípios que fazem parte da Seccional de Americana para o Deinter-2 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), de Campinas. Atualmente, a delegacia faz parte do Deinter-9.
O diretor do Deinter-9, de Piracicaba, Antonio Mestre Junior, afirmou que o deficit da Polícia Civil em toda a região atendida pelo departamento era de 45% em janeiro, ao assumir o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário