quarta-feira, 27 de julho de 2011

Saúde reforça importância da vacinação contra hepatite B

Fonte: Diario de SBO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância da vacinação contra a Hepatite B na semana do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A finalidade é conscientizar à população que a hepatite virótica é um problema de saúde pública de alcance mundial, já que é uma das doenças infecciosas mais frequentes.
De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Aparecido Donisete Paulino, a vacina contra a hepatite B faz parte do calendário vacinal. "A criança toma a 1ª dose logo após o nascimento e a 2ª dose após 30 dias. A 3ª dose é efetuada depois de 6 meses da primeira aplicação", explica.
Crianças com até 6 anos de idade devem tomar as três doses. Todas as pessoas devem ser vacinadas até os 24 anos incompletos. A imunização também é oferecida em outras situações, como em profissionais da saúde; usuários de drogas; hemofílicos; profissionais do sexo; pacientes que fazem hemodiálise; portadores do vírus da hepatite C; portadores do HIV; bombeiros; policiais; tatuadores e manicure e pedicure.
Paulino ressalta ainda a importância do exame das Hepatites B e C. "O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução das hepatites para a cirrose ou câncer de fígado. O exame é um direito assegurado pelo SUS", pontua.
A secretaria também divulga como evitar as Hepatites B, C e D. "Não compartilhe agulhas e seringas e equipamentos para drogas; não use lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas; use seus próprios instrumentos de manicure e pedicure; exija materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens e serviços de Saúde, entre outros; use sempre camisinha", informa.
Conforme o coordenador, a gestante com hepatite B pode transmitir a doença para o bebê, por isso é importante que o recém-nascido seja vacinado ainda na maternidade. "Preferencialmente nas 12 primeiras horas de vida", ressalta.
A Vacina contra a Hepatite B está disponível nas 12 UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) do município. Em caso de dúvidas, as pessoas podem ligar para a Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta feira das 7 às 16h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário