Biologo do Centro de Controle de Zoonoses acredita que ações de vacinação vão acontecer em 2012.
Fonte: SBNotícias
No ano de 2011 não foi feita a ação de vacinação dos animais domésticos contra o vírus da raiva. Para 2012 o biólogo do CCZ-Centro de Controle e Zoonoses, Rafael Piovezan, acredita que a ação volte a ser praticada.
Rafael comentou que o caso que aconteceu na cidade de São Paulo, foi um caso isolado, registrado depois de 29 anos de ausência de casos confirmados em animais domésticos. O caso traz uma maior preocupação maior em relação as campanhas de vacinação, que não acontecem na cidade de Santa Bárbara a mais de um ano.
Para o ano de 2012 o biólogo acredita que vá haver uma ação, para que se minimizem os riscos de casos. "A raiva é uma doença muito séria, muito grave que causa morte em quase 100% dos casos, e a maior orientação é não ter nenhum tipo de contato com morcegos e, em casos de contato involuntário, procurar imediatamente o sistema de saúde e o CCZ, para que seja feita a coleta do animal e os exames que indicam se ele é ou não positivo ao vírus da raiva".
A raiva em animais domésticos pode apresentar sintomas simples que devem ser observados pelos donos dos animais. Alguns animais têm distúrbio de comportamento, salivação elevada e mudanças no comportamento em geral, a população além de ficar atenta, deve participar sempre das ações de vacinação, "em caso de acidentes por mordedura de cães ou gatos, a pessoa deve fazer a notificação para que seja feito o acompanhamento e o controle".
O telefone da CCZ é o 3454-4020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário