quinta-feira, 25 de abril de 2013

Novo tipo de gripe aviária é um dos 'mais letais', diz OMS

De acordo com especialistas do órgão, a cepa H7N9, que já provocou 22 mortes na China, é transmitida mais facilmente a seres humanos do que o vírus H5N1

Passageira tem sua temperatura conferida no aeroporto Sungshan de Taipé, ao norte de Taiwan: confirmado o primeiro caso de infecção pelo H7N9 fora da China continental (Sam Yeh/AFP)

 O H7N9, nova cepa do vírus da gripe aviária que já causou 22 mortes na China, é dos tipos "mais letais" da doença, afirmaram nesta quarta-feira especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão, a nova cepa é transmitida mais facilmente aos seres humanos do que o H5N1, outra variação do vírus da gripe aviária que matou centenas de pessoas desde 2003.

Desde março, a China já confirmou 108 casos de infecção pelo vírus H7N9 – até então, essa cepa nunca havia contaminado seres humanos. Ainda não está claro de que forma as pessoas estão sendo infectadas. Uma equipe internacional de cientistas liderada pela OMS e pelo governo chinês realizou uma investigação de cinco dias na China, mas não conseguiu determinar se o vírus pode ser transmitido de uma pessoa para a outra, o que tornaria o cenário ainda mais preocupante. "A situação continua complexa e difícil, e está evoluindo", disse Keiji Fukuda, o diretor-geral assistente para segurança em saúde da OMS.

Propagação — O Departamento de Saúde de Taiwan confirmou, nesta quarta-feira, que um empresário de 53 anos morador da ilha contraiu o H7N9 enquanto viajava pela China. Esse é o primeiro caso relatado fora da China continental. O homem foi hospitalizado após ficar doente três dias ao voltar de Suzhou, no dia 9 de abril, disse o ministro da Saúde de Taiwan, Wen-Ta Chiu, em entrevista coletiva. O paciente foi diagnosticado com o vírus H7N9 e apresentava estado grave. Segundo o ministro, Taiwan vai tomar as medidas adequadas, incluindo a abertura de uma clínica ambulatorial especializada em casos de H7N9
Fonte: Veja

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário