sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

S. Bárbara terá passagem de ônibus de graça aos sábados

Medida foi tomada sem aval da Viba, que está sob intervenção municipal.

Ônibus em terminal de Santa Bárbara: medida permitirá que população utilize transporte de graça aos sábados

A partir de amanhã, os moradores de Santa Bárbara d’Oeste e visitantes poderão andar de ônibus gratuitamente aos sábados. A medida foi anunciada ontem pela prefeitura, que pretende com isso movimentar o comércio da cidade e melhorar o tráfego de veículos, principalmente na região central - o local concentra grande quantidade de carros e está desde novembro do ano passado sem a Zona Azul, o que piora a situação para estacioná-los.
A passagem de ônibus na cidade custa R$ 2,30. O prefeito Denis Andia (PV) tomou a decisão após conversar com comerciantes da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), que reivindicavam melhorias no setor. Como a prefeitura é interventora da Viba (Viação Barbarense), a medida foi tomada sem consulta à empresa. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o custo da tarifa aos sábados será absorvido pela empresa. O valor é estimado em R$ 25,6 mil por cada sábado. “Esta é uma medida inicial para estimular o comércio, além de contribuir para melhoria do trânsito”, disse Andia.
Segundo o presidente da Acisb, João Batista de Paula, a medida é positiva e inovadora, e o comércio sentirá reflexos positivos a médio e longo prazos. “Em janeiro, as vendas costumam ser fracas. Esperamos grande retorno a partir de março, quando começa a coleção outono/inverno”, disse. O presidente espera que a gratuidade da passagem seja mantida por um longo período.
Para a autônoma Deocleciana Tessaro, 32, a ação é uma boa ideia. “Não ando de ônibus geralmente, mas deixaria meu carro em casa aos sábados para fazer compras no Centro. Acho que está inovando, é difícil outro lugar fazer essas coisas, nunca vi”, disse.
A dona de casa Eliane Oliveira também vê a medida como positiva, mas ressalta que o serviço precisa de melhorias. “É bom poder andar de ônibus sem pagar, assim a gente pode passear. Só precisa melhorar o horário das linhas, porque ficamos mais de duas horas esperando”, afirmou. A prefeitura não informou por quanto tempo a passagem gratuita será mantida.
ZONA AZUL
Andia afirmou ainda que já estuda outras medias relacionadas ao trânsito, em especial a volta da Zona Azul ao Centro. Esse mês, o prefeito já havia adiantado que planeja implantar um sistema de ponto eletrônico, usado em outras cidades como São Carlos - que elimina, por exemplo, bilhetes de Zona Azul falsificados ou agentes que agem de má-fé, ao vendê-los em valor diferente do que estipula a tarifa.
Segundo João Rodrigues, presidente da Acisb, o assunto está sendo debatido. Hoje, existem 1,2 mil vagas disponíveis nas ruas. O presidente afirmou que as vagas geralmente ficam tomadas por comerciantes e funcionários das lojas logo cedo, que estacionam seus carros nas vagas durante todo o dia. “A partir das 9h, 80% das vagas estão ocupadas”, disse. Segundo a Acisb, a média diária de fluxo de veículos no Centro é de 3,3 mil carros. Fonte: Todo Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário