sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Zé Maria tem 20,4 pontos de vantagem

Ex-prefeito lidera corrida eleitoral com 33,9%;
 Heins e Larguesa aparecem empatados em segundo, com 13,5%

O ex-prefeito Zé Maria (PSDB) mantém uma liderança folgada na disputa eleitoral pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, com 20,4 pontos percentuais acima dos dois candidatos que estão empatados em segundo lugar, de acordo com a nova rodada de pesquisa UP (Unidade de Pesquisa)/TodoDia, realizada entre os dias 1º e 3 de outubro.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Zé Maria obteve 33,9% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito, Mário Heins (PDT), e por Luis Vanderlei Larguesa (PT), ambos com 13,5%.
Em quarto lugar aparece Denis Andia (PV), com 9,4%, em empate técnico dentro da margem de erro com Luiz Romaninho (PTB), apontado por 8,4% dos entrevistados, e Dedé Sartori (PMDB), indicado por 7,9%. A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais para cima ou para baixo.
O número de indecisos, aqueles que disseram não saber ainda em quem vão votar, foi de 7,2%, e 6,3% afirmaram que não vão votar em nenhum dos candidatos ou vão votar em branco.
Na pesquisa anterior da série, realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, Zé Maria tinha 35,8% e o segundo colocado era Romaninho, com 12,8%, seguido por Larguesa, com 9,1%. O atual prefeito havia ficado na quarta colocação, com 8,4%, seguido por Andia, com 7,9%, e Sartori, com 6,7%.
“Os números mostram uma pequena recuperação na imagem do atual prefeito, que sofreu um duro desgaste com a crise política recente, mas num quadro quase impossível de ser revertido, diante da grande margem de vantagem do ex-prefeito”, pondera o diretor e analista do instituto UP, Sidney Kuntz.
REJEIÇÃO
Os índices de rejeição reafirmam a vantagem de Zé Maria. Quando perguntados em qual dos candidatos não votariam “de jeito nenhum”, 38,5% apontaram o atual prefeito, enquanto 13,5% rejeitaram Zé Maria.
Andia foi rejeitado por 6,7%, Larguesa por 5,5% e Romaninho por 4,8%, em empate quase numérico com Sartori, apontado por 4,6% dos entrevistados. Outros 10,8% disseram não rejeitar nenhum deles, 6,3% rejeitaram todos e 9,4% não souberam responder a pergunta.
Na pesquisa anterior, 45,7% haviam dito que não votariam “de jeito nenhum” em Heins, contra 11,6% de Zé Maria, seguidos por Romaninho (4,2%), Larguesa (4%), Andia (3,2%) e Sartori (2,5%).
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados no questionário), Zé Maria confirma o forte favoritismo. Ele foi apontado por 29,1% dos entrevistados, contra 10,8% de Heins. Em terceiro, aparece Larguesa, com 9,9%, seguido por Andia (7,2%). Em empate praticamente numérico aparecem por fim Romaninho, com 6,5%, e Sartori, com 6,3%. Outros 5,3% disseram que votarão em branco e 25% não souberam responder.
Em comparação com a pesquisa anterior, os números confirmam o crescimento e o favoritismo de Zé Maria. Ele havia sido apontado por 17,3% dos eleitores entrevistados, enquanto apenas 2,7% lembraram o nome de Heins.
Abaixo de Zé Maria, o segundo candidato com o maior número de indicações havia sido Romaninho, com 6,7%, seguido por Andia, com 3,2%. Larguesa, com 2,5%, e Sartori, com 2,2%, ficaram em empate numérico.
“A espontânea mostra o voto já cristalizado e, aqui, vemos um crescimento consistente e com larga vantagem de Zé Maria. Um quadro praticamente impossível de ser alterado até as eleições”, avalia Kuntz.
A pesquisa ouviu 416 eleitores e está registrada na Justiça Eleitoral sob número SP 01487/2012. Fonte: Todo Dia

Um comentário:

  1. É isso ai Thiago. Uma nova etapa surgirá para nossa cidade. Vamos juntos construir uma SB para você e todos os moradores de nossa cidade. Vamos fazer um governo que contará com a participação de todas as pessoas, onde por certo sua cotribuição será muito importante. Boa sorte, grato pela sua disposição e contamos com você.
    Abraço
    Jorge Guedes

    ResponderExcluir