quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nº de morcegos com raiva já supera o registrado em 2011 em Piracicaba

Centro de Controle de Zoonoses da cidade registrou 12 casos em 2012.
Em 2011, três morcegos com raiva foram capturados pelo órgão na cidade.

O número de morcegos com raiva capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba (SP) nos cinco primeiros meses de 2012 já superou o registrado em todo o ano passado. Em 2011, três casos foram registrados pelo CCZ. Este ano, 12 animais com a doença já foram encontrados pelo órgão. Em 2009 e 2010, nove morcegos com raiva foram capturados em cada ano.

Na manhã desta quarta-feira (23), agentes do Centro estiveram no bairro Castelinho para fazer um trabalho de orientação aos moradores. A equipe percorreu todas as casas em um raio de 500 metros de onde o último morcego contaminado com raiva foi encontrado na última sexta-feira (18). O animal foi recolhido vivo no banheiro de um apartamento e enviado para análise no labortório do CCZ de São Paulo, onde a doença foi confirmada.
 

Este foi o primeiro registro de animais com raiva no bairro. Além de orientar os moradores, a equipe do CCZ faz a vacinação em todos os cães e gatos da cidade. Os moradores desta área que não estiverem em casa no momento da visita poderão levar os animais nos postos de vacinação neste sábado (26). "Os agentes estão deixando os folhetos com os pontos de vacinação nas casas onde os moradores não estão", disse a bióloga do CCZ Regina Lex Engel.

A bióloga lembrou que é muito importante que se notifique o Centro sobre os casos. "Apenas com essa notificação, o Centro de Controle de Zoonoses pode fazer o trabalho necessário e identificar os animais que estejam com raiva. A orientação é que, se a pessoa encontrar o morcego, não encoste ou pegue por conta própria. É preciso ligar para a equipe do CCZ", completou Regina. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário