quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dengue tipo 4, Sumaré, registra primeiro caso da região

Subtipo da doença foi registrado pela primeira vez em 2011 no estado de SP.
Município de Sumaré tem 119 ocorrências de dengue este ano.

Sumaré (SP) confirmou nesta segunda-feira (21) o primeiro caso de dengue tipo 4. Segundo a assessoria de Saúde do Estado, a dengue tipo 4 foi registrada pela primeira vez em São Paulo em 2011. Até então, a cidade não tinha identificado nenhuma ocorrência desse subtipo da doença.
O caso foi registrado no bairro Matão, responsável por 54 das 119 ocorrências da doença do ano na cidade. De acordo com a Vigilância Sanitária do município, o paciente que apresentou o tipo 4 está recuperado. A Vigilância Sanitária do município informou ainda que a dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são mais vulneráveis à manifestação alternativa e podem apresentar complicações em caso de nova infecção.
O coordenador do Programa de Combate à Dengue de Sumaré, Sergio Rumin, explicou que é possível todos os casos registrados no bairro sejam do tipo 4, já que a identificação do subtipo da doença não é feita em todas ocorrências.
A Vigilância esclareceu que o caso não é mais perigoso que os demais, a preocupação é porque a maior parte das pessoas que já foram contaminadas com o vírus na cidade desde 1997 não estão imunes ao subtipo 4.
A assessoria do Executivo informou o Programa Municipal de Combate à Dengue contará com o reforço de três equipes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) no trabalho de nebulização que começou nesta terça-feira (22) e continua na quarta-feira (23) no bairro.
Orientações
A Vigilância informou que é importante que os moradores eliminem criadouros do mosquito (objetos que acumulam água parada, como garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais). As caixas d´água devem ser bem tampadas sempre e os pratos dos vasos de planta preenchidos com areia para não acumularem água. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário