sábado, 21 de abril de 2012

Estado aguarda conclusão de dados para desapropriar área do presídio

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária está aguardando a finalização do levantamento que vem sendo efetuado por órgãos técnicos para editar o decreto de utilidade pública e desapropriar o imóvel onde será implantado o Centro de Progressão Penitenciária-CPP, no município de Limeira, próximo à divisa com Santa Bárbara d' Oeste. A informação é da assessoria técnica do gabinete do secretário estadual Lourival Gomes, em resposta ao ofício e abaixo-assinado encaminhados em fevereiro pelo Fórum de Cidadania de Santa Bárbara d' Oeste, com manifestações contrárias à instalação da unidade prisional.
O coordenador do Fórum de Cidadania, Antonio Pereira, disse que recebeu ontem o ofício resposta do secretario estadual sobre o andamento do processo dessa obra. Na sua avaliação, faltou atenção da Secretaria de Segurança Pública com a população dessa região - Santa Bárbara, Iracemápolis e Limeira - que envolve o presídio. "Faltou a realização de uma audiência pública para ouvir a população antes de encaminhar esse processo de instalação da unidade. Apesar de todo esforço em demonstrar nossa contrariedade com essa construção, o Governo do Estado se mostrou insensível ao apelo da comunidade barbarense", afirmou Pereira. Na resposta, o secretário Lourival Gomes expõe a situação do sistema prisional do Estado, a importância da regionalização das unidades para a recuperação dos presos e os benefícios que podem trazer, entre outros dados. Também explica que a definição dos locais para a construção das unidades prisionais tem por base, além da conveniência da regionalização no processo de reintegração social, a avaliação técnica das áreas, em cada um dos municípios, pela Companhia Paulista de Obras e Serviços-CPOS, empresa vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, em conjunto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo-Cetesb.

Segundo a Secretaria, os processos de licenciamento ambiental são definidos, nesses casos, de acordo com as legislações pertinentes, especialmente no que concerne os efluentes do esgotamento sanitário, cujos projetos apresentados tem sistema de tratamento de esgoto próprio, ou será interligado na rede da concessionária de saneamento local. Nas localidades identificadas é realizado estudo da região administrativa a que pertence o município, observando-se os aspectos geográficos, demográficos e econômicos, bem como, as áreas de influência direta, indireta e afetada, com a avaliação dos impactos ambientais, a identificação, descrição e qualificação dos impactos nos meios físico, biótico e antropófico com a identificação das ações mitigatórias e/ou compensatórias dos eventuais impactos. Antonio Pereira afirmou que o Fórum de Cidadania vai distribuir cópias da resposta do secretário estadual Lourival Gomes para todas as paróquias que se mobilizaram angariando assinaturas contra o presídio na divisa com Santa Bárbara d' Oeste para dar ciência da resposta e posteriormente será estudado se haverá ou não uma nova movimentação. Cópias também foram encaminhadas para o prefeito Mário Heins (PDT), autoridades responsáveis pelo setor de segurança do município e para a Câmara Municipal. Fonte: Diario de Santa Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário