sexta-feira, 16 de março de 2012

Ministério Público Estadual cobra prestação de contas do DAE de Santa Bárbara.


Fonte:Todo Dia
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste tem até o dia 26 para apresentar ao MPE (Ministério Público Estadual) relatórios contendo medidas para solucionar os problemas do tratamento de esgoto na cidade. A autarquia deverá relatar as providências que serão tomadas quanto ao Plano Diretor para o esgoto sanitário adotado ao longo deste ano.
Também são exigidos orçamentos e valores de financiamentos recebidos e medidas adotadas para a readequação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos 1 e as soluções para os problemas no tratamento dos dejetos apontados pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
No dia 7 de fevereiro, o funcionário Nilton Costa da Silva, em denúncia ao MP, relatou problemas no tratamento de esgoto da Toledos 1. Segundo ele, cerca de 30% do esgoto era lançado in natura no Ribeirão dos Toledos e os equipamentos danificados não permitiam o tratamento correto dos dejetos. A Cetesb constatou problemas operacionais e deficiência no tratamento da estação.
A Toledos 1 é responsável pelo tratamento de 48% do esgoto de Santa Bárbara. As estações Toledos 2 e Barrocão deveriam ser construídas para solucionar o deficit no tratamento, mas as obras da primeira ainda não foram iniciadas e as da segunda, interrompidas.
A promotora Alexandra Facciolli determinou o envio dos relatórios durante reunião realizada com representantes do DAE, entre eles o superintendente Celso Cresta, e da Cetesb.
Além do Plano Diretor e da readequação da Toledos 1, o MPE pede para que a autarquia não forneça permissões a novos empreendimentos para a reversão de esgoto nas estações Toledos 2 e Barrocão até início das obras e para as demais estações já existentes apenas após verficação da capacidade de recepção e de tratamento e se não houver redução ou comprometimento do sistema.
TOLEDOS
Cresta garantiu, durante a reunião com o MPE, que pretende concluir a ampliação da ETE Toledos 1 em um prazo máximo de 150 dias, para que a estação passe a tratar todo o esgoto que recebe.
Os dejetos gerados pelos loteamentos Vila Pântano 1, Vila Pântano 2, Jardim Amélia e Jardim Jerivá, que hoje são lançados no Ribeirão dos Toledos, serão, segundo o superintendente, tratados pela ETE Toledos 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário