segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Programa Bolsa-Família faz recadastramento até dia 29

Os inscritos no Programa Bolsa-Família em Santa Bárbara d'Oeste devem fazer o recadastramento neste mês de fevereiro. O recadastramento é realizado a cada dois anos, para verificar se houve mudança de endereço ou de renda. O prazo termina no dia 29 e após essa data, os benefícios do programa serão cancelados.
De acordo com a Secretaria de Promoção Social de Santa Bárbara d'Oeste , o município conta atualmente com 3530 famílias beneficiadas onde apenas 890 se recadastraram. As famílias que não compareceram, cerca de 200, terão até o final deste mês para atualizar o cadastro.
O Ministério do Desenvolvimento explica que o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra o projeto "Fome Zero" que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.
O Bolsa-Família atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional. A depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 32 a R$ 306.
O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
Para fazer o recadastramento, as famílias devem comparecer no CSU (Centro Social Urbano) - Sala 06 (Cadastro Único) situado à Avenida de Cillo, s/nº - Sartori.
É necessário levar RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho (de todos que forem maiores de 16 anos), último holerite (para quem trabalha registrado), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Recibo de Aluguel (se pagar aluguel), Extrato do último pagamento (aposentados), Termo de guarda (nos casos em que a criança não mora com os pais), Certidão de Óbito (se houver falecido alguém na casa) e Comprovante de endereço (conta de água ou luz, recentes) e Declaração da Escola dos filhos que estão estudando.
Será obrigatória a apresentação dos documentos acima citados de todas as pessoas que moram na casa. Outras informações através do telefone (19) 3454 2949 ou 3455 2424.

Fonte:Diário de Santa Bárbara

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