Os inscritos no Programa Bolsa-Família em Santa Bárbara d'Oeste devem fazer o
recadastramento neste mês de fevereiro. O recadastramento é realizado a cada
dois anos, para verificar se houve mudança de endereço ou de renda. O prazo
termina no dia 29 e após essa data, os benefícios do programa serão
cancelados.
De acordo com a Secretaria de Promoção Social de Santa Bárbara
d'Oeste , o município conta atualmente com 3530 famílias beneficiadas onde
apenas 890 se recadastraram. As famílias que não compareceram, cerca de 200,
terão até o final deste mês para atualizar o cadastro.
O Ministério do
Desenvolvimento explica que o Bolsa Família é um programa de transferência
direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de
pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra o projeto "Fome Zero" que tem
como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a
segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania
pela população mais vulnerável à fome.
O Bolsa-Família atende mais de 13
milhões de famílias em todo território nacional. A depender da renda familiar
por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do
benefício recebido pela família pode variar entre R$ 32 a R$ 306.
O Programa
possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e
programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da
pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas
áreas de educação, saúde e assistência social. Já os programas complementares
objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam
superar a situação de vulnerabilidade.
Para fazer o recadastramento, as
famílias devem comparecer no CSU (Centro Social Urbano) - Sala 06 (Cadastro
Único) situado à Avenida de Cillo, s/nº - Sartori.
É necessário levar RG,
CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho (de todos que forem maiores de 16
anos), último holerite (para quem trabalha registrado), Certidão de Nascimento,
Certidão de Casamento, Recibo de Aluguel (se pagar aluguel), Extrato do último
pagamento (aposentados), Termo de guarda (nos casos em que a criança não mora
com os pais), Certidão de Óbito (se houver falecido alguém na casa) e
Comprovante de endereço (conta de água ou luz, recentes) e Declaração da Escola
dos filhos que estão estudando.
Será obrigatória a apresentação dos
documentos acima citados de todas as pessoas que moram na casa. Outras
informações através do telefone (19) 3454 2949 ou 3455 2424.
Fonte:Diário de Santa Bárbara
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