quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Verão tem início hoje e será influenciado pelo La Niña

Fonte: Diário de Santa Bárbara

O Verão de 2012 teve início na madrugada de hoje às 03h31 e o seu encerramento ocorre às 02h11 de 20 de março de 2012, conforme informações do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura). A nova estação terá a duração de 89 dias.
No Brasil, o Verão é sinônimo de chuva para boa parte do Brasil. Para o Verão 2012 a previsão é que será influenciado pelo fenômeno La Niña. Outro fenômeno que pode ocorrer é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é responsável pela grande quantidade de chuva de verão entre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste.
A La Ninã é o resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno resfria a atmosfera. Já a Zona de Convergência do Atlântico Sul é uma faixa de nebulosidade que traz o ar quente e úmido da Amazônia para o Centro-Oeste e o Sudeste do país. Essas nuvens estão associadas com chuvas ora fortes, ora moderadas, ora intermitentes, que persistem por no mínimo quatro dias e podem causar grandes transtornos, tais como alagamentos.
A diferença deste ano é que as águas do Oceano Atlântico estão mais frias do que nos anos anteriores. Isso significa que os ventos vão trazer menos ar quente para o continente e mais frente frias.
Em 2012, as chuvas estarão mais associadas à passagem de frentes frias do que propriamente aquelas pancadas típicas de verão que ocorrem por causa do calor e da umidade. "Como não teremos tanta energia na atmosfera, as chuvas não serão volumosas em um curto intervalo de tempo, uma característica das pancadas típicas de verão. Por outro lado, as chuvas, em sua maioria, serão provocadas por frentes frias e, por isso, tendem a ser mais constantes e generalizadas, já que o sistema pode ficar parado vários dias sobre a mesma região" - explica o meteorologista e sócio-diretor da Somar, Marcio Custódio. Como estas frentes frias também provocam uma queda nas temperaturas, os termômetros também ficarão abaixo do normal.
De acordo com Ana Ávila, do Cepagri, para a região de Campinas a La Niña não tem influencia marcante. A previsão é que o Verão seja dentro da normalidade com o estabelecimento da chuva.
Conforme informações do Inpe e Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a previsão para região Sudeste indica comportamento climatológico, com igual probabilidade de chuvas para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Contudo, não se descartam condições de excesso de chuva em áreas das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste sob influência do sistema conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e associadas a sistemas convectivos locais.
As temperaturas continuam sendo previstas dentro da normalidade no decorrer deste trimestre na maior parte do Brasil, com possibilidade de valores ligeiramente abaixo da normal nas áreas onde a previsão de consenso indica possibilidade de chuvas acima da normal.
Por que começa às 3h30? - Esse horário tem mais a ver com a astronomia do que com a meteorologia e marca um dos 2 momentos do ano em que a Terra está mais próxima do Sol em sua órbita e o Hemisfério Sul recebe a maior quantidade de radiação solar, chamado de solstício de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário