quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Hong Kong abate milhares de aves após descoberta de gripe aviária

Fonte: Veja

         Frango encontrado morto em mercado local estava infectado com o vírus H5N1.

Gripe aviária: frangos são colocados dentro de sacos plásticos após serem abatidos em Hong Kong

O governo de Hong Kong autorizou o abate de 17.000 frangos de um mercado de aves nesta quarta-feira, depois da descoberta de que uma ave morta estava infectada com o vírus H5N1 – transmissor da gripe aviária. Foram suspensas ainda as importações de aves vivas da China e o comércio de frangos vivos por 21 dias, numa tentativa de evitar que o vírus infecte também humanos.
“Não sabemos se o frango morto foi importado da China ou se veio de uma fazenda local”, disse o porta-voz do governo. O mercado onde a ave foi encontrada deve ser completamente esvaziado e desinfetado.
Homem – O vírus H5N1 é transmitido de ave para ave muito facilmente, e se tornou ativo em diversas regiões do mundo, especialmente na Ásia nos meses frios do ano. O homem não tem imunidade contra o vírus, e cientistas estão preocupados com a possibilidade de mutações. A cepa atual do H5N1 é altamente patogênica, mata a maioria das espécies de aves e mais de 60% dos humanos infectados.
Histórico - Os dois últimos grandes abates de aves em Hong Kong aconteceram em junho de 2008, depois que o H5N1 foi encontrado em amostras das fezes de frango, e em dezembro de 2008, quando o vírus matou dezenas de frangos de uma fazenda. Em 1997, seis pessoas morreram e 1,3 milhão de frangos foram abatidos.
O último relato humano do vírus em Hong Kong foi em novembro de 2010 – uma mulher de 59 anos, que voltou da China infectada com a doença. O vírus é, desde 1997, endêmico em diversas regiões da Ásia e também no Egito.
Desde 2003, ele infectou 573 pessoas pelo mundo, matando 336. O vírus mata também espécies migratórias, mas aquelas aves que conseguem sobreviver podem dispersar o vírus para locais ainda não infectados. O vírus mata aves e humanos em questão de dias, mas pode sobreviver por muito tempo em ambientes úmidos e frescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário