sexta-feira, 10 de junho de 2011

Americana confirma 2º caso de sarampo este ano

Fonte: Novo Momento

A Secretaria de Saúde de Americana confirmou ontem (9) o segundo caso de sarampo na cidade este ano. A Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado do exame de uma mulher de 40 anos que recentemente apresentou os sintomas da doença. Já foram realizadas as medidas de controle como a vacinação dos contatos próximos e busca ativa de pessoas com suspeita de sarampo. No final de maio, Americana registrou um caso de sarampo em uma criança de sete anos que estuda em Nova Odessa e que nunca havia sido imunizada porque faz tratamento com homeopatia. O último caso de sarampo registrado em Americana foi em janeiro de 1998 em uma criança de nove meses.
A Secretaria reforça o alerta às unidades de saúde pública e privada para que identifiquem a ocorrência de novos casos suspeitos. É considerado suspeito todo paciente independente da idade ou situação vacinal que apresente febre e exantema (vermelhidão na pele) acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. É considerada suspeita também a pessoa que apresentar os sintomas acima mencionados e com histórico de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou que teve contato próximo, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior. A orientação é que toda unidade de saúde realize busca ativa de não vacinados na faixa etária de 1 a 50 anos e atualize a carteira de vacinação.
As pessoas com idade entre 1 e 19 anos recebem duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), sendo a segunda dose 30 dias após a primeira. Na faixa etária entre 20 e 50 anos, apenas uma dose é necessária. No final de maio, Americana registrou um caso de sarampo em uma criança de sete anos que estuda em Nova Odessa e que nunca havia sido imunizada porque faz tratamento com homeopatia. O último caso de sarampo registrado em Americana foi em janeiro de 1998 em uma criança de nove meses. Porém, outros países da Europa já contabilizaram 6.500 casos nos primeiros meses de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário