terça-feira, 24 de maio de 2011

CNI: depois de dois meses de crescimento, produção industrial volta a cair em abril

Fonte: Agência Brasil

Brasília – A produção industrial de abril recuou quando comparada à do mês anterior. O índice caiu de 53,3 pontos para 47,6 pontos, interrompendo uma sequência de dois meses de crescimento, segundo dados divulgados hoje (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Na avaliação dos empresários, o ritmo da atividade industrial segue pelo quinto mês abaixo do usual. Em abril do ano passado, o índice registrado foi 51 pontos. Os indicadores variam entre 0 e 100 pontos e valores acima de 50 indicam evolução positiva.
A utilização da capacidade de instalação (UCI) efetiva usual ficou em 46,2 pontos, em abril, valor menor do que o registrado em março (47,4 pontos). O percentual médio de utilização da capa­cidade instalada caiu um ponto percentual, saindo de 74% para 73% no mesmo período.
Os números também apontam acúmulo indesejado de estoques. O chamado efetivo planejado subiu de 50,5 pontos para 51,8 pontos. Os valores mostram que os estoques estão acima do nível desejado. O acúmulo é maior entre as empresas de grande porte. Neste caso, o índice alcançou 53,4 pontos em abril, contra os 51,1 registrados em março.
Mesmo com a redução dos índices que medem a atividade, os empresários do segmento continuam otimistas para os próximos seis meses. A expectativa positiva está relacionada à confiança de aumento do consumo no mercado interno visando à queda no volume exportado nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário