terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mudanças nas regras para doação de sangue


O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira duas mudanças nas regras para doação de sangue no país. Ampliou de 67 para 69 anos a idade máxima do doador, o que, segundo o ministério, vai aumentar em 2 milhões o número de pessoas que podem doar sangue. O ministério também tornou obrigatória a realização do teste de ácido nucleico, o NAT, em todas as bolsas de sangue do país para a detecção da hepatite C e do vírus HIV.
Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano, o equivalente a 1,8% da população do país. Segundo o Ministério da Saúde, o número está dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas o objetivo é elevar o índice para 3%, o correspondente a 6 milhões de bolsas. Em 2012, o ministério já havia reduzido a idade mínima para doação de 18 para 16 anos, desde que com autorização do responsável. Isso aumentou em 6,7 milhões o número potencial de doadores.

Teste NAT.

O NAT já é realizado nos hemocentros públicos e, com a medida, se torna obrigatório também nos privados. Os hemocentros do país terão 90 dias para se adequar às novas regras. Hoje, 75% da coleta de sangue no Brasil é feita na rede pública e 25% na rede privada. O teste ficará disponível de forma gratuita para os laboratórios privados. Parte deles já vinha importando o exame para aplicá-lo no Brasil.
Por ser um exame mais preciso que o Elisa para a identificação das doenças, vai permitir a diminuição da chamada "janela imunológica" do HIV de 22 para dez dias, e da hepatite C de 35 para 12 dias. Ou seja, depois que a pessoa é infectada, o NAT consegue detectar as doenças em dez e 12 dias respectivamente.

Com informações do O Globo


Mato e lixo tomam conta de praça e calçada no Jardim América



Moradores do Jardim  América estão revoltados com a sujeira que toma conta, há meses, de trechos do bairro com mato, lixo e móveis velhos que são descartados.  Além disso, animais mortos também são jogados nos terrenos.
O ponto mais crítico fica na praça localizada na Rua Armando Sales de Oliveira, entre as ruas Luiz Pyles e Antonio Frederico Ozanan. Ao lado da praça o mato em um terreno invadiu a calçada e impede a passagem de pesdestres. Segundo os moradores, animais mortos e lixo orgânico são depositados nesse terreno causando um odor insupotável principamente nessesdias de forte calor. 


Fonte: SBNotícias
Fonte foto: SBNotícias

Criança morre com picada de escorpião


Uma criança de 5 anos morreu na manhã desta terça-feira em Americana. Moradora da Praia Azul, a criança foi picada por um escorpião.

O acidente teria acontecido dentro da casa da criança. Ela foi levada a Jundiaí, mas não resistiu ao veneno. O velório acontece no cemitério da Saudade.

RISCOS E MUITOS ESCORPIÕES- Moradores do Nova Americana reclamam que o bairro está infestado de escorpiões.  A consultora de gestão Alice  disse que encontrou um 'enorme' domingo na sala de casa, mas  já estava morto. "Até o guardei em um vidro e meus vizinhos disseram que sempre aparece", afirmou.

com informações do Novo Momento

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dieta das 500 calorias por dia: perigosa e para poucos





Um regime com baixa ingestão calórica é uma estratégia reconhecida pelos médicos. Famosa pelo nome em inglês, a very low calorie diet (dieta muito pouco calórica) se caracteriza pelo consumo de 400 a 800 calorias por dia, segundo explicou Cintia Cercato, endocrinologista do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da USP. "Indicamos essa dieta em condições muito específicas, como em pacientes obesos que precisam emagrecer para serem submetidos a algum procedimento médico que exija um menor peso. Existem máquinas para tomografia que não suportam mais de 120 quilos, por exemplo", diz a médica. "Obviamente, não é uma estratégia para alguém que quer perder 3 ou 4 quilos."
Segundo Cintia, há contraindicações para a adoção dessa dieta: pessoas com doenças cardiovasculares, diabéticas ou sensibilidade à insulina não podem ingerir quantidades tão pequenas de calorias.

Fonte: Com informações da Veja. 

CONFIRA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A PROVA DE PROFESSOR DO ESTADO DE SÃO PAULO


A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, de acordo com o item 3 do Capítulo VII - Da Prestação das Provas, das Instruções Especiais SE 02/2013, disciplinadoras do concurso para provimento de cargos de Professor Educação Básica II, SQC-II-QM do Quadro do Magistério da Secretaria de Estado da Educação, torna pública a convocação para a Primeira Etapa (Prova - parte objetiva e Prova - parte dissertativa), conforme disposições a seguir.  
1. A  prova - parte objetiva e parte dissertativa - será aplicada em um único dia, na data de 17 de novembro de 2013, em dois turnos, nos municípios-sede das 91 (noventa e uma) Diretorias de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, na seguinte conformidade:

Fonte: Fundação Getúlio Vargas

Mega-Sena da Virada


Começou  nesta segunda-feira, 11, e segue até às 14 horas do dia 31 de dezembro, as apostas para a Mega Sena da Virada. O prêmio está estimado em R$ 200 milhões e não acumula. Caso nenhum apostador acertar as seis dezenas, o valor é rateado aos que acertaram cinco números e assim sucessivamente.

sábado, 9 de novembro de 2013

Homem bebe demais, é dado como morto e acaba acordando em necrotério


Marek Michalski, um polonês de 56 anos, não imaginava que beber tanto fosse lhe causar problemas gigantescos. Após uma bebedeira das grandes, ele foi dado como morto, levado ao necrotério e, quando acordou, estava em meio a um monte de corpos. As informações são do jornal Metro.
De tanta bebida ingerida, Marek acabou entrando em coma alcoólico e capotou em uma praça. Após algum tempo, pedestres resolveram chamar paramédicos, que constataram que o homem estava sem pulso. Ou seja, decretaram o óbito ali mesmo.
Levado para o necrotério de Piotkrow, cidade onde vive, ele acordou desesperado e dentro de um saco plástico algumas horas depois. Após gritar muito por socorro, ele foi atendido e “salvo”.
A experiência, porém, não foi das melhores: “Lembro-me de estar sentado no banco e, em seguida, acordei em um necrotério. Tenho tido pesadelos em que sou cortado por médicos que não percebem que estou vivo, e querem fazer uma autópsia”, afirmou ele para jornais locais.

Fonte: rededenoticias.net

Estudante emagrece em 5 meses 68 kg

Thiago Gonçalves chegou a pesar 151,3 quilos antes de mudar rotina.
Mudança de hábitos alimentares e exercícios renovaram saúde, diz ele.

O estudante Thiago Gonçalves, de Maringá, no norte do Paraná, perdeu 68 quilos em pouco menos de cinco meses. Segundo ele, a saúde mudou quando ele mudou os hábitos alimentares e começou a praticar atividades físicas.

Gonçalves chegou a pesar 151,3 quilos, conta ele. "Era refrigerante todo dia, sorvete, potes de dois litros cada. Comida? Eram dois, três pratos, até não aguentar mais. Hoje, é uma alimentação bem moderada. Como seis vezes ao dia, em pequenas quantidades. No almoço e na janta, sempre tem muita salada", relata.

Segundo o estudante, manter o peso é muito mais fácil quando se leva uma rotina saudável. "Foi mais difícil perder o peso. Agora, mantenho bom hábito alimentar, o que facilita muito", diz.
Fonte: G1

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Vacina brasileira anti-HIV começa a ser testada em macacos

Quatro animais do Instituto Butantan receberam a primeira dose da vacina na última terça-feira. Próxima etapa pode ser a de testes com humanos

HIV: ao utilizar fragmentos de DNA, a vacina estimula o organismo a produzir defesas contra o vírus (Thinkstock)

Uma vacina brasileira para o HIV, denominada HIVBr18, começou a ser testada nesta terça-feira em quatro macacos resos do Instituto Butantan, em São Paulo. Se apresentar resultados positivos, a vacina, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), poderá ser testada em humanos.

Na primeira fase do estudo, os animais vão receber quatro doses da vacina. As três primeiras, com intervalos de 15 dias entre as aplicações, serão idênticas, contendo DNA capaz de codificar fragmentos do vírus HIV. Na quarta dose, que os animais vão receber 2 meses depois da terceira, os fragmentos do HIV serão inseridos dentro do vírus do resfriado, o adenovírus 5. Essa etapa tem a função de potencializar a resposta imunológica. 

Segundo o coordenador da pesquisa o professor da FMUSP, Cunha Neto. "O organismo já aprendeu que, quando um vírus aparece, ele deve gerar uma resposta forte, então aproveitamos para incluir nisso a resposta para os fragmentos do HIV",  

Estudo com 28 macacos – Um segundo estudo com 28 macacos está previsto para o primeiro semestre de 2014. Nessa etapa, a vacina será testada com outros três vetores virais, ou seja, o vírus utilizado para transportar o DNA que vai gerar os fragmentos de HIV. O adenovírus 5, do resfriado comum, será substituído pelo adenovírus 68, que causa resfriado nos macacos. A mudança será necessária porque o resfriado humano é uma doença muito comum, com o qual a qual a maior parte das pessoas já entrou em contato e, assim, desenvolveu imunidade. Se utilizado na vacina, ele correria o risco de ser eliminado pelo organismo rapidamente, antes de cumprir a função desejada. "Vamos testar diferentes combinações dos três tipos de vacina, para descobrir a melhor", explica Cunha Neto.
Depois de vacinados, os animais não vão receber diretamente o vírus do HIV, já que ele não é capaz de infectar macacos. Para descobrir se eles foram imunizados contra o vírus, os pesquisadores vão estudar amostras de sangue dos animais e expor essas amostras a fragmentos do vírus.
Seria preciso usar o SIV, vírus que causa uma doença semelhante à aids nos macacos, para realizar os testes com o vírus diretamente nos animais. Não é possível, porém, conduzir esse tipo de pesquisa no biotério (local onde são criados animais para utilização em pesquisas) do Instituto Butantan, por medidas de segurança.
 Fonte: Veja

  

Preparativos para o 13º Encontro de Motociclistas são intensificados

Os preparativos para o 13º Encontro Nacional de Motociclitas de Santa Bárbara d'Oeste são intensificados no centro Social Urbano. 


 Essa grande festa de confraternização entre os amamntes do motociclismo e a comunidade terá abertura oficial às 19h30 de hoje (08) e seguirá até o domingo (10) com muitos atrativos. Além dos shows constam da programação Willing (manobra com motos), voo panorâmico de helicóptero, feira de motos e acessórios, entre outros. 
Visitantes de várias regiões do país são atraídos para Santa Bárbara para participar desse encontro.  No local da festa as entidades assistenciais do municípío que vão explorar a praça de alimentação estão já estãopreparando o cardápio que será servido nesses dias. Expositores também finalizam seus produtos para os visitantes.  
 As entidades presentes nessa festa são: Centro Espírita Maria Goretti, Associação Vinde a Luz, Amai (Associação de Monitoramento dos Autistas de Santa Bárbara d'Oeste), Amev (Associação Assistencial para Melhoria de Vida) e Associação Vida e Sobriedade.
Veja o que você poderá curtir até domingo à tarde:
Sexta-feira (8)
20 horas - Abertura oficial
20h15 - Show com a Banda G.T.C.
21h30 - Show com a Banda Senhor X
Sábado (9)
12h45 - Show com a Banda Jeff The Beck
14h30 - Globo da Morte
15h30 - Globo da Morte
16 horas - Show com a Banda Fator-Joe
19 horas - Show com a Banda The Beer Brother
20 horas - Show com a Banda Baranga
Domingo (10)
9 horas - Benção e Desfile de Motos
12 horas - Show com a Banda Senhores Lokos
13h30 - Show com a Banda Metamorphose
15h30 - Show com a Banda Rocket King
 17 horas - Show com a Banda Na Contra Mão
Fonte: SBNotícias

Funcionário morre atropelado em praça de pedágio

Cobrador foi desbloquear uma cancela do sistema Sem Parar

Um funcionário da concessionária Renovias morreu atropelado por um ônibus da Viação Cometa quando atravessava entre as baias da praça de pedágio da Rodovia Campinas-Mogi, na quinta-feira (7). O helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) foi acionado e o cobrador Cristiano Aparecido Franco, de 33 anos, chegou a ser atendido pela ambulância da própria empresa, mas não resistiu.Segundo a Polícia Rodoviária, o acidente ocorreu às 11h45, quando o cobrador foi desbloquear uma cancela do sistema Sem Parar, após ela apresentar problemas e um carro ficar parado. Quando atravessou, Franco foi atropelado no sentido de Jaguariúna a Campinas. De acordo com o boletim de ocorrência, o motorista do ônibus não conseguiu desviar a tempo. O ônibus, com a documentação regular, foi liberado. 

A concessionária não confirmou se houve descuido por parte do cobrador e informou que isso será apurado pela polícia. Segundo a Renovias, todos os funcionários passam por treinamentos constantes, além de serem realizadas melhorias para garantir a segurança deles. Em maio deste ano, outro funcionário foi atropelado na mesma praça, mas não morreu.

A empresa afirma ainda que os familiares recebem todo o apoio necessário. Franco era morador de Mogi Mirim. A polícia deverá apurar se o ônibus, que seguia de Poços de Caldas para São Paulo, estava dentro da velocidade permitida. A Cometa confirmou o acidente e disse que o ônibus foi substituído e os passageiros seguiram seu destino.
 
Fonte: Novo Momento

Acidente Nuclear de Fukushima, 10 sinais que está destruindo o planeta


Diariamente, 300 toneladas de água radioativa da Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, são despejadas no Oceano Pacífico. Após o acidente nuclear, desencadeado por um trágico terremoto, seguido do uma tsunami , em 2011, a cidade de Fukushima foi devastada e um dos maiores vazamentos nucleares foi deflagrado.
Trata-se de um acidente nuclear sem precedentes, que coloca em escopo as discussões sobre o incentivo a produção de energia nuclear, tendo em vista os grandes impactos ambientais relacionados a esse tipo de tecnologia. Algumas das principais ONG'S de proteção ao meio ambiente tem procurado alertar a grande mídia de todo o mundo e chamar atenção para o perigo iminente que Fukushima trás à saúde e bem estar da humanidade. Separamos alguns dos principais sinais de que o acidente já está destruindo nosso planeta:
1. Ursos polares, focas e morsas ao longo da costa do Alasca estão sofrendo de perda de pele e feridas abertas. Trinta e três ursos foram encontrados nas proximidades do Alasca, Estados Unidos, em condições nunca antes documentadas.
2. Neste momento acontece uma epidemia de mortes de leões marinhos ao longo da costa da Califórnia. Segundo pesquisadores que trabalham no local, 45 por cento dos filhotes nascidos em junho morreram, registrando um evento incomum de mortalidade desses animais.
3. Ao longo da costa do Pacífico do Canadá e da costa do Alasca, a população de salmão-vermelho tem uma baixa histórica.
4. Os peixes que vivem ao longo de toda a costa oeste do Canadá estão sangrando através de suas brânquias, barrigas e olhos.
5. Uma vasta área de detritos radioativos de Fukushima, que é aproximadamente do tamanho da Califórnia, cruzou o Oceano Pacífico e está começando a colidir com a costa oeste. Isso não é contestado por nenhum Governo.
6. Em uma pesquisa feita na Califórnia, descobriu-se que 100% dos atuns analisados foram contaminados com a radiação de Fukushima.
7. Autoridades canadenses estão encontrando níveis extremamente elevados de radiação nuclear em determinadas amostras de peixes.
8. A costa da Califórnia está tornando-se uma zona morta. As rochas estão estranhamente limpas – não há praticamente nenhuma alga, craca, ouriço do mar, etc. As piscinas naturais estão igualmente estranhas, desprovidas de caranguejos, caracóis ou qualquer outro sinal de vida.
9. Estima-se que até 100 vezes mais radiação nuclear do desastre de Chernobyl já foi liberada no mar à partir de Fukushima.
10. Um estudo realizado no ano passado chegou à conclusão de que a radiação do desastre nuclear de Fukushima pode afetar negativamente a vida humana ao longo da costa oeste da América do Norte, do México ao Alaska "por décadas".

O mapa abaixo mostra a radiação nuclear da usina de Fukushima que vem atingindo a costa americana nos últimos 2 anos:


 

MAIORIA DOS BRASILEIROS NÃO SABE COMO SE PREVENIR DO DIABETES



Os brasileiros ainda não sabem qual a melhor maneira de se prevenir do diabetes, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope em seis capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife).
 A maioria dos entrevistados acredita que basta controlar a ingestão de açúcar e poucos citam o sedentarismo e o tabagismo como fatores de risco da doença. A pesquisa faz parte da campanha Diabetes: Mude Seus Valores, criada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para conscientizar a população sobre a prevenção da doença no país todo.Em 2012, havia 13,4 milhões de portadores de diabetes no Brasil e, entre 2000 e 2010, mais de 470 mil pessoas morreram por causa dele, número que coloca o país na 4ª posição em prevalência da doença no mundo. “Precisamos conscientizar o público de que o diabetes é uma doença que pode ser prevenida e controlada, mas é necessária uma grande mudança de valores”, explica o endocrinologista Luiz Turatti, vice-presidente da SBD.

A mudança não significa simplesmente diminuir o consumo de açúcar, como explica o presidente da SBD, Balduíno Tschiedel . “O açúcar, por si só, não causa diabetes. O problema é que quem ingere muito açúcar geralmente também tem alto consumo calórico, o que leva à obesidade. E a obesidade, sim, é um fator de risco para o diabetes”. Ainda segundo Tschiedel, 80% dos diabéticos têm sobrepeso ou obesidade.

Os números se referem ao tipo 2 da doença, que corresponde a 90% dos casos e é caracterizado pelo aumento da quantidade de açúcar no sangue devido à produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou pela resistência do próprio organismo à ação dela. Não confunda com o tipo 1, uma doença autoimune mais incomum, que ocorre principalmente em crianças e jovens e na qual a pessoa precisa tomar injeções diárias de insulina porque seu pâncreas não produz a substância. Ao contrário do tipo 1, o tipo 2 pode ser prevenido, já que ele se desenvolve ao longo da vida por conta de maus hábitos, como a obesidade, o estresse e o tabagismo. É por isso que os novos valores devem se basear principalmente em adotar numa alimentação balanceada, praticar atividade física regularmente e parar de fumar.

Se não for controlado, inclusive com medicamentos, se necessário, o diabetes pode ter consequências sérias, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, cegueira, falha renal e amputações. Como apresenta poucos sintomas, frequentemente ele é diagnosticado tardiamente. Assim, é importante manter seus exames em dia e ficar atento à presença dos seguintes sintomas:

- urinar muito

- sede excessiva

- aumento do apetite

- perda de peso

- cansaço

- visão turva ou embaçada

- infecções frequentes, sobretudo na pele

- feridas que demoram a cicatrizar

Fonte: rededenoticias.net

Metalúrgicos terão aumento de 8%


Os trabalhadores do setor metalúrgico de Santa Bárbara d’Oeste terão 8% de reajuste salarial. O percentual foi definido após negociação entre o sindicato e as entidades patronais. “Eu gostaria de agradecer a todos os trabalhadores metalúrgicos que compareceram em nossa assembleia geral e apoiaram o sindicato. Felizmente as negociações foram tranquilas”, avaliou o presidente do sindicato, Cláudio Roberto Pereira.

Fonte: TodoDia

Menor apanha da mãe e pai socorre

 Caso aconteceu no Molon em SB


Na noite de quinta (7), a criança V.C.T.F., de 11 anos, foi socorrida pelos vizinhos após apanhar da mãe. Os pais da jovem estão separados há um ano e a tutela da menor foi concedida para a mãe.

De acordo com o registro do boletim de ocorrência, R.F, de 34 anos, pai da garota recebeu uma ligação do vizinho para ir buscar a filha. Segundo testemunhas ela estava sendo agredida pela mãe. A residência onde aconteceram as agressões fica no bairro Molon em Santa Bárbara.

R.F. foi orientado pela polícia do bairro à comparecer ao Plantão Policial de Americana para prestar um boletim de ocorrência contra a ex-mulher. Um conselheiro tutelar acompanhou o caso e decidiu que a menina deve ficar sob os cuidados do pai temporariamente.

Imagem Ilustrativa.
Fonte: Novo Momento

Confirmado mais 3 casos de raiva em Campinas

Já foram 7 casos neste ano


A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas confirmou, nesta quinta-feira (7), três novos casos de morcegos com o vírus da raiva. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), os casos foram identificados no fim de outubro nos bairros Jardim São Bento, no Jardim Chapadão e na área do Distrito Sul.

Casos
Em 2013, foram confirmados sete casos de raiva em mamíferos no município: cinco bovinos e dois equinos nas áreas de Sousas, Joaquim Egídio e Carlos Gomes. Os casos representam risco de contaminação em humanos e o Devisa em parceria com o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), realizou ações de bloqueio da doença, com vacinação de 429 pessoas em setembro.

Campinas não registrava casos de contaminação em bovinos desde 2003, não registra raiva em humanos desde 1982 e em animais domésticos desde 1983.

Fonte: Novo Momento

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Brasil foi acusado de violar tratados internacionais


O Brasil foi acusado nessa terça-feira, 29, na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, de violar tratados internacionais sobre a liberdade de expressão por abrigar leis que criminalizam, como casos de calúnia, injúria e difamação, críticas e denúncias da mídia envolvendo ocupantes de cargos públicos.
A discussão foi levada à comissão - que é ligada à Organização dos Estados Americanos - pela ONG Artigo19, dedicada à defesa da liberdade de informação e de expressão. Caso não haja adequação da legislação brasileira aos tratados internacionais, a ONG pretende pedir a abertura de um processo contra o Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos, que funciona em San José, na Costa Rica.
Segundo a ONG, os chamados "crimes contra a honra" são usados como um "instrumento político de intimidação" e cerceiam a liberdade de expressão.
Previstos na legislação atual do País, os delitos podem receber punição ainda mais grave se for aprovado sem alterações o projeto de reforma do Código Penal em discussão no Senado. O projeto de reforma do código não só mantém os crimes como duplica a pena caso a vítima seja ocupante de cargo público - na legislação atual, em tais casos a punição é elevada em um terço. A iniciativa que pode levar à adequação da lei aos tratados internacionais é a eliminação do crime de desacato, que é "incompatível" com as convenções da OEA, segundo a relatora especial da CIDH Catalina Botero Marino.
Vítimas. O caso do jornalista Fábio Pannunzio, da Rede Bandeirantes, foi um dos apresentados pelo Artigo 19 como exemplo do impacto negativo dos "crimes contra a honra" sobre a liberdade de expressão. Em 2012, Pannunzio anunciou o fim de seu blog em razão de processos movidos contra ele por políticos. Outra vítima de tais ações é o jornalista sergipano Cristian Goes, condenado a 7 meses e 16 dias de prisão sob acusação de injúria. Em depoimento, ontem, ele informou ter sido processado por ter publicado um texto fictício, sem nomes ou lugares, pelo qual o presidente do TJ sergipano, Edson Ulisses, se sentiu atingido.
O Brasil solicitou à Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da OEA uma "nota técnica" sobre a jurisprudência e a doutrina da organização aplicada ao assunto. O objetivo é enviar o texto ao Senado como subsídio às discussões em torno da reforma do Código Penal.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos proferiu seis decisões sobre o tema entre 2004 e 2009. Em todas determinou que os países deixassem de criminalizar os casos de injúria, calúnia e difamação contra funcionários públicos.

Fonte: averdadecruaenua

Novembro Azul alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata


Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vão iluminar pontos turísticos em várias cidades e distribuir panfletos explicativos no movimento chamado Novembro Azul. O tema da campanha - Um Toque, um Drible - pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis, sendo que pessoas com casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.
As ações do Novembro Azul preveem, além de uma iluminação azul em pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro. A SBU vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas a criação de centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS, assim como acontece com as mulheres.
Fonte: Com Informações da Agencia Brasil. 

Casos de estupros cresceram 18% no país, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública


O número de estupros no Brasil subiu 18,17% em 2012, na comparação com o ano anterior, aponta o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em todo o país, foram registrados 50,6 mil casos, o correspondente a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes. Em 2011, a taxa era de 22,1.
Os estados com as maiores taxas de estupro para cada 100 mil habitantes foram Roraima, Rondônia e Santa Catarina. As menores taxas, por sua vez, ocorreram na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais.
Fonte:Agência Brasil

Anonymous anuncia ataque na internet para o dia 5 de novembro

Operação Vendetta tem o objetivo de chamar atenção do governo



O grupo Anonymous publicou um vídeo que convoca os hackers e os crackers para derrubarem os serviços da internet na próxima terça-feira (5). Segundo informações do vídeo, a data foi marcada para a “internet dar o troco”, no objetivo de mostrar ao governo que a população quer melhorias na educação e na área da saúde.


O grupo denominou o acontecimento como “Operação Vendetta”, para transformar a data como um feriado nacional. O dia 5 de novembro é conhecido como a “conspiração da pólvora”, que aconteceu em 1605, onde o objetivo era explodir o parlamento inglês. Esse dia inspirou o personagem V de Vingança, de Alan Moore, e consequentemente inspira os membros do grupo Anonymous.
O vídeo foi divulgado nas páginas dos grupos, como AnonOpsBrazil e AnonymousBrasil. Nas publicações realizadas informaram algumas hastags que serão usadas, como #OpVendetta #MMM (Marcha Milhões de Máscaras).
Confira o vídeo que foi disponibilizado pelo Anonymous.

Fonte: Noticias.r7