sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estudo australiano revela proteína que inibe vírus da aids

Terapia evita que o vírus HIV se reproduza, mas não o mata. Caso a pesquisa tenha êxito, pacientes ainda terão o vírus, mas ele não desencadeará a doença

Todas as pesquisas atuais que buscam a cura da aids tentam eliminar totalmente o vírus do organismo das pessoas infectadas. Nesta quarta-feira, o cientista australiano David Harrich, do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália, anunciou um potencial medicamento que vai na contramão desses estudos: ele mantém o vírus latente, mas sem capacidade de se reproduzir.
Harrich conseguiu modificar uma proteína que o vírus HIV usa para se replicar para que ela produza justamente o efeito contrário, inibindo o crescimento do vírus. A proteína modificada, que ele batizou de Nullbasic, demonstrou ter uma habilidade “notável” para conter o crescimento do HIV em laboratório e pode ter implicações animadoras tanto em conter a aids quanto em tratar os infectados com HIV.
“Eu nunca vi nada igual. A proteína modificada funciona sempre”, comemorou. “Se este estudo se mantiver firme em seu caminho, tendo em mente de que há muitos obstáculos a superar, estamos olhando para a cura da Aids”, afirmou. O estudo foi publicado na última edição do periódico Human Gene Therapy.
Mas quando se fala de uma potencial cura, é preciso deixar claro que não se trata da cura esterilizante, que significa a eliminação total do vírus do organismo.
“O vírus poderia infectar uma célula, mas não se disseminaria”, disse Harrich. “O indivíduo ainda estaria infectado com HIV — não se trata de uma cura para o vírus —, mas o vírus permaneceria latente, não despertaria, portanto o paciente não desenvolveria a aids”, acrescentou. “Com um tratamento como este, seria possível manter saudável o sistema imunológico”, emendou.
Uma pessoa com HIV desenvolve a aids quando sua contagem de células de defesa CD4 cai abaixo de 200 por microlitro de sangue ou desenvolve algumas das chamadas doenças definidoras da aids, quaisquer uma das 22 infecções oportunistas ou cânceres vinculados ao HIV.
Sem tratamento, a maioria das pessoas infectadas pode não desenvolver a aids por 10 a 15 anos ou até mais, segundo a ONU. Mas o uso de medicamentos antirretrovirais pode prolongar sua vida ainda mais.
Se for comprovada, a terapia genética Nullbasic pode causar uma interrupção indefinida da escalada do HIV para Aids, pondo um fim à letalidade da doença.
Além disso, segundo Harrich, o potencial de uma única proteína ser tão eficaz para combater a doença representaria o fim de onerosas terapias com múltiplos medicamentos, o que significaria uma qualidade de vida melhor e custos menores para as pessoas e os governos.
Testes da proteína em animais estão previstos para começar este ano, mas ainda deve levar alguns anos para que se desenvolva um tratamento a partir dela.
Segundo os números mais recentes das Nações Unidas, o número de pessoas infectadas com HIV em todo o mundo subiu de 33,5 milhões em 2010 para 34 milhões em 2011.
A grande maioria dos infectados, 23,5 milhões de pessoas, vive na África subsaariana e outros 4,2 milhões no Sul e Sudeste asiáticos.

Opinião do especialista

Ricardo Shobbie Diaz Infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

“A pesquisa modificou uma proteína do próprio HIV — a proteína Tat — que é importante para o ciclo de replicação do vírus. Com isso, ele inibiu três etapas do ciclo de replicação, sendo que os antirretrovirais agem apenas em uma etapa. É como se ele tivesse criado um remédio três em um.
Ele soa como muito promissor justamente por atuar em mais de uma etapa do ciclo de replicação do vírus, o que tornaria bem mais difícil para o vírus criar resistência a ele. Mas resistência sempre vai existir. Não seria surpresa se o vírus começasse a produzir uma proteína Tat mais eficiente que a modificada geneticamente.” 
Fonte: sbo24horas

S. Bárbara terá passagem de ônibus de graça aos sábados

Medida foi tomada sem aval da Viba, que está sob intervenção municipal.

Ônibus em terminal de Santa Bárbara: medida permitirá que população utilize transporte de graça aos sábados

A partir de amanhã, os moradores de Santa Bárbara d’Oeste e visitantes poderão andar de ônibus gratuitamente aos sábados. A medida foi anunciada ontem pela prefeitura, que pretende com isso movimentar o comércio da cidade e melhorar o tráfego de veículos, principalmente na região central - o local concentra grande quantidade de carros e está desde novembro do ano passado sem a Zona Azul, o que piora a situação para estacioná-los.
A passagem de ônibus na cidade custa R$ 2,30. O prefeito Denis Andia (PV) tomou a decisão após conversar com comerciantes da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), que reivindicavam melhorias no setor. Como a prefeitura é interventora da Viba (Viação Barbarense), a medida foi tomada sem consulta à empresa. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o custo da tarifa aos sábados será absorvido pela empresa. O valor é estimado em R$ 25,6 mil por cada sábado. “Esta é uma medida inicial para estimular o comércio, além de contribuir para melhoria do trânsito”, disse Andia.
Segundo o presidente da Acisb, João Batista de Paula, a medida é positiva e inovadora, e o comércio sentirá reflexos positivos a médio e longo prazos. “Em janeiro, as vendas costumam ser fracas. Esperamos grande retorno a partir de março, quando começa a coleção outono/inverno”, disse. O presidente espera que a gratuidade da passagem seja mantida por um longo período.
Para a autônoma Deocleciana Tessaro, 32, a ação é uma boa ideia. “Não ando de ônibus geralmente, mas deixaria meu carro em casa aos sábados para fazer compras no Centro. Acho que está inovando, é difícil outro lugar fazer essas coisas, nunca vi”, disse.
A dona de casa Eliane Oliveira também vê a medida como positiva, mas ressalta que o serviço precisa de melhorias. “É bom poder andar de ônibus sem pagar, assim a gente pode passear. Só precisa melhorar o horário das linhas, porque ficamos mais de duas horas esperando”, afirmou. A prefeitura não informou por quanto tempo a passagem gratuita será mantida.
ZONA AZUL
Andia afirmou ainda que já estuda outras medias relacionadas ao trânsito, em especial a volta da Zona Azul ao Centro. Esse mês, o prefeito já havia adiantado que planeja implantar um sistema de ponto eletrônico, usado em outras cidades como São Carlos - que elimina, por exemplo, bilhetes de Zona Azul falsificados ou agentes que agem de má-fé, ao vendê-los em valor diferente do que estipula a tarifa.
Segundo João Rodrigues, presidente da Acisb, o assunto está sendo debatido. Hoje, existem 1,2 mil vagas disponíveis nas ruas. O presidente afirmou que as vagas geralmente ficam tomadas por comerciantes e funcionários das lojas logo cedo, que estacionam seus carros nas vagas durante todo o dia. “A partir das 9h, 80% das vagas estão ocupadas”, disse. Segundo a Acisb, a média diária de fluxo de veículos no Centro é de 3,3 mil carros. Fonte: Todo Dia

Mais álcool na gasolina, que vai subir

Preço já varia na região.

A diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, disse nesta quinta-feira (17) que o percentual de etanol misturado na gasolina passará de 20% para 25% no final da safra de cana de açúcar, possivelmente em abril deste ano. "A gente tem que confirmar a safra, mas estamos achando que sim", disse, durante evento no Rio. 
A informação foi divulgada pela Agência Brasil, que é pública. A medida deve dar impulso ao mercado de etanol, e ainda melhorar a situação financeira da Petrobras, sem a necessidade de subir tanto o preço da gasolina. Atualmente, a estatal vem amargando prejuízos na área de abastecimento, porque importa gasolina para revendê-la, a preços mais baixos, no mercado brasileiro --o governo, controlador da Petrobras, não permite o repasse da instabilidade dos preços do petróleo para os combustíveis.

GASOLINA- O preço da gasolina deve subir até 7% ainda em janeiro. Nos postos da região, já se percebe variações de até 6%.
Fonte: Novo Momento.
 

 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PSDB indica Gustavo Bagnoli para ser o líder do partido na Câmara


O vereador Gustavo Bagnoli, atualmente em sua segunda Legislatura, foi indicado pelos companheiros de bancada para líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Câmara Municipal. Com quatro parlamentares, o PSDB é o partido com maior representatividade no Legislativo barbarense.
Além de Bagnoli, foram eleitos por essa legenda os vereadores Edson Carlos Bortolucci Júnior, o Juca; José Antonio Ferreira, o Dr. José; e Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia. “É uma honra receber essa indicação de meus colegas de bancada. Pretendo representá-los da melhor maneira possível, defendendo os ideais de nosso partido nas reuniões da Câmara”, disse.
Fonte: sbo24horas