quarta-feira, 30 de maio de 2012

Brasil terá açúcar que não engorda e não provoca cáries

Já usado no exterior, poderá agora ser produzido nacionalmente graças a tecnologia desenvolvida pela Unicamp.

Açúcar saudável: o produto criado pela Unicamp não engorda porque é formado por uma molécula grande que não pode ser degradada pelo organismo (Antoninho Perri / Divulgação)

Ele não engorda, não provoca cáries e pode ser usado por diabéticos. É o açúcar FOS (sigla para fruto-oligossacarídeos), que passará a ser fabricado no Brasil graças a um novo modo de fabricação, desenvolvido por uma pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp).

O açúcar FOS não engorda porque sua molécula é muito grande para ser quebrada pelo organismo. Ele é absorvido apenas pelos micro-organismos que vivem na parte final do intestino, daí seu papel probiótico. Ao ingerirem o açúcar, esses organismos crescem e ajudam no tratamento de algumas enfermidades, como problemas de absorção de cálcio, diabetes e câncer. Por causa do seu tamanho, o FOS também não consegue ser metabolizado pelos organismos que ficam alojados na boca e que causam a cárie e as placas dentárias.
O FOS já é conhecido e usado com maior frequência em países do hemisfério norte, inclusive em produtos voltados para diabéticos. No Brasil, seu consumo ainda é restrito. De acordo com Elizama Aguiar de Oliveira, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e autora do estudo, é possível encontrar no Brasil alguns produtos que já contenham FOS. A variabilidade, no entanto, é pequena em função dos custos. Uma lata de leite em pó com FOS, por exemplo, tem preços entre 20 reais e 40 reais. "Se produzido nacionalmente, esses custos podem ser reduzidos", diz.
Tecnologia nacional — A metodologia desenvolvida por Elizama emprega uma liga de nióbio (um minério usado em alguns tipos de aços inoxidáveis) e de grafite para imobilizar a enzima que irá produzir o açúcar. Imobilizando a enzima nesse minério, evita-se que ela se dissolva e o resultado obtido é um xarope rico em oligossacarídeos, sacarose, frutose e glicose. Em seguida é feita a purificação, na qual os subprodutos são separados e os oligossacarídeos são encaminhados para o setor industrial, quando vários produtos com FOS poderão ser processados – como chicletes, balas, sorvetes e pães.
"Não existe contraindicação, o único cuidado é evitar o exagero no consumo, que pode causar cólicas e diarreias", diz Elizama. Segundo a pesquisadora, alguns estudos estimam que o ideal será um consumo máximo de 6 a 10 gramas do FOS por dia. "Mas essa quantia varia muito, depende da maneira que o organismo da pessoa responde ao produto", diz. 
Matéria-prima — De acordo com a engenheira, mesmo com a riqueza de matéria-prima para o FOS no país, eles são pouco processados no Brasil. A maioria do que é hoje comercializado vem da Europa, do Japão e dos Estados Unidos, regiões onde os fruto-oligossacarídeos são ingeridos de maneira mais variada. Nesses lugares, ele é empregado em produtos como chicletes, sorvetes, biscoitos, doces, sucos e na linha de alimentação infantil e animal. Fonte: Veja

Vênus transitará pelo Sol no dia 5, provocando fenômeno raro

Em menos de uma semana, os admiradores do espaço sideral terão uma oportunidade única: observar a passagem do planeta Vênus pelo Sol. O fenômeno ocorrerá no próximo dia 5 em praticamente toda a Terra, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. De acordo com os especialistas, os trânsitos de Vênus são raros e ocorrem aproximadamente a cada século. A previsão é que o fenômeno não se repita até 2117.
O fenômeno começará por volta das 15h na região do Pacífico (16h em Brasília). A Nasa informou que a passagem de Vênus pelo Sol poderá ser observada em alguns países a olho nú, como o Chile, por exemplo. Os especialistas recomendam que o fenômeno não deve ser observado diretamente (sem proteção), pois a luz é intensa.
A orientação, segundo os técnicos, é usar um tipo de proteção. Os que tiverem oportunidade podem procurar os clubes de astronomia que dispõem de telescópios solares, específicos para a observação de fenômenos como o que ocorrerá no dia 5. De acordo com  especialistas, a imagem é do Sol em vermelho dominado por Vênus.
Pelos dados da Nasa, os primeiros trânsitos de Vênus foram identificados no século 18. O astrônomo Edmund Halley observou os movimentos de Vênus ao analisar o Sol e a Terra. Em 1760, o navegador e cartógrafo inglês James Cook foi enviado pelas autoridades da época para observar os trânsitos de Vênus do Taiti. Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Gene ligado ao esperma abre caminho para anticoncepcional masculino

Estudo mostrou que regular esse gene pode levar ao amadurecimento total dos espermatozoides e, consequentemente, da perda de seu efeito reprodutivo.

 

O descobrimento de um gene ligado ao amadurecimento dos espermatozoides nos homens abre as portas para a criação de um anticoncepcional masculino de tipo não hormonal, segundo indica um estudo publicado nesta quinta-feira na revista PLoS Genetics. O estudo, que foi feito na universidade escocesa de Edimburgo, demonstrou que o gene chamado Katnal 1 é chave para permitir que os espermatozoides percam o efeito reprodutivo nos testículos.

Segundo os analistas, se eles conseguirem controlar a função do gene, seria possível desenvolver um novo tipo de contraceptivo masculino que, ao contrário dos hormonais, que são baseados na supressão da testosterona, não teria efeitos secundários como irritabilidade, acne ou mudanças de humor. Os cientistas acreditam que regular o efeito do Katnal 1 nos testículos poderia prevenir que o esperma amadurecesse completamente, o que atuaria como um anticoncepcional natural ao eliminar seu efeito reprodutivo.
Segundo a pesquisadora, Lee Smith, especialista em genética endócrina do centro de saúde reprodutiva da Universidade de Edimburgo, a vantagem de um método como esse seriam seus efeitos reversíveis, já que o gene "só afeta as células em seus estádios de desenvolvimento tardios", por isso a capacidade do homem em produzir esperma não seria afetada.
A pesquisa sobre o Katnal 1 também poderia ter outras aplicações, como contribuir para encontrar tratamentos contra a infertilidade quando esta ela está relacionada com uma disfunção do gene. Fonte: veja

Campanha de vacinação contra a gripe imuniza 54% do público-alvo em São Paulo

A campanha nacional de vacinação contra a gripe  imunizou pouco mais de 50% do público-alvo no estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, até a última sexta-feira (25), foram vacinados 3,7 milhões de paulistas, resultando em 54% de cobertura. Desses 60% foram crianças, 56% idosos e 48% grávidas.
Como a prorrogação da campanha até sexta-feira (1º),  a secretaria espera alcançar a meta de 5,3 milhões de pessoas imunizadas, o que corresponde a 80% do número de cidadãos dentro dos grupos atendidos, que inclui também indígenas e profissionais de saúde. A vacina imuniza a população contra a influenza A (H1N1) e outros dois tipos do vírus Influenza – as variedades A (H3N2) e B.
Segundo a diretora de Imunização da secretaria, Helena Sato, o que aconteceu neste ano é muito semelhante ao que houve no ano passado. “Com três semanas de campanha, não tínhamos chegado à nossa meta, mas com a prorrogação chegamos. A ideia da prorrogação é justamente essa, porque as pessoas ainda deixam para depois ou são resistentes a tomar a vacina porque acham que vão ter reação”, disse.
Uma das reações que as pessoas temem é a possibilidade de tomarem a vacina e aí sim ficarem gripadas, mas a médica explicou que a vacina é feita com fragmentos do vírus, incapazes de causar a gripe. “A vacina pode dar reação, mas nada além de uma febre nos dois dias que se seguem à imunização. E, normalmente, não mais que 10% daqueles que a tomarem terão essa reação”.
Entretanto, Helena também destacou que, mesmo depois de 14 campanhas realizadas, ainda há pessoas que deixam de se vacinar mesmo sendo do grupo prioritário, por não entenderem a importância da vacinação. “Crianças, grávidas e idosos infectados com a gripe têm maior risco de evoluírem com complicações, como pneumonia e internação hospitalar”.
Entre as gestantes, a cobertura acaba sendo menor na comparação com outros grupos, devido ao temor de que a vacina faça mal ao bebê. “A vacina não faz mal ao bebê, não causa má-formação. Ao contrário, a mãe tomando a vacina faz o bebê nascer imunizado, pois [a imunização] passa para ele pela placenta”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade global.
Até sexta-feira, continuam em funcionamento no estado de São Paulo os 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Os postos de saúde vão abrir das 8h às 17h. Fonte: Agência Brasil

" Enem 2012" Inscrições começam hoje pela internet

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 poderão se inscrever a partir das 10h de hoje (28).  O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. 

No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.
O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro. Fonte: Agência Brasil

SBO “CEI do Santa Fé” é novamente protocolada

Novo requerimento de abertura da CEI a respeito das obras de 109 casas no Loteamento Santa Fé foi protocolado na Câmara hoje (25). Desta vez, além do autor Anízio Tavares da Silva (DEM), assinam em apoio os vereadores Carlos Fontes (PSD), Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT), e José Antonio Aborihan Gonçalves, o Zeca (PCdoB).
O requerimento anterior foi arquivado na terça-feira passada,  após a retirada da assinatura dos vereadores Danilo Godoy (PP) e Fabiano Pinguim. Mas depois que o PV, partido de Pinguim, fechou questão e se manifestou a favor da CEI, o vereador voltou atrás  e resolveu assinar novamente esse pedido de CEI que tem o objetivo de investigar as obras do Loteamento Santa Fé que está em andamento há quase quatro anos e não tem data de entrega.
Anízio Tavares ressaltou que a CEI não pede o embargo das obras, mas sim, uma investigação sobre a demora na entrega porque foi iniciada em 2008 e até agora não foi anunciada nenhuma data para entregar às famílias do “Zumbi dos Palmares”, às quais são destinadas.
Bastidores políticos afirmam que o presidente da Câmara, Uruguaio,  pode manobrar novamente para essa CEI não vingar, dando um tempo para o prefeito Mário Heins “desencantar” as casas e entregar algumas, pelo menos, quem sabe até neste final de semana.
Fonte: SBNotícias

SBO Hidrômetro: Moradores do 31 de Março devem protestar na Câmara

A troca de hidrômetros novamente é motivo de reclamação, devido ao aumento da fatura. O problema agora causou revolta para alguns moradores do Conjunto Habitacional 31 de março, que decidiram ir amanhã (28), durante a sessão da Câmara para protestar contra o DAE (Departamento de Água e Esgoto).

Uma das moradoras comentou que sua conta era de aproximadamente R$ 42,00 por mês e com a troca do hidrômetro, o valor subiu para R$ 192,00, o que ela considerou um absurdo. Procurada, a assessoria de imprensa da autarquia informou que a troca normalmente gera reclamação devido ao aumento.

"Com a troca dos hidrômetros, em muitos casos se descobre problemas de vazamento ou infiltrações e por isso o aumento da fatura. A orientação é que os moradores venham ao DAE, pois disponibilizamos um fiscal ao local, onde testes serão realizados", informou.
A sede do DAE está situada à Rua José Bonifácio, 400, região central.
 Fonte: SBNotícias

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dengue tipo 4, Sumaré, registra primeiro caso da região

Subtipo da doença foi registrado pela primeira vez em 2011 no estado de SP.
Município de Sumaré tem 119 ocorrências de dengue este ano.

Sumaré (SP) confirmou nesta segunda-feira (21) o primeiro caso de dengue tipo 4. Segundo a assessoria de Saúde do Estado, a dengue tipo 4 foi registrada pela primeira vez em São Paulo em 2011. Até então, a cidade não tinha identificado nenhuma ocorrência desse subtipo da doença.
O caso foi registrado no bairro Matão, responsável por 54 das 119 ocorrências da doença do ano na cidade. De acordo com a Vigilância Sanitária do município, o paciente que apresentou o tipo 4 está recuperado. A Vigilância Sanitária do município informou ainda que a dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são mais vulneráveis à manifestação alternativa e podem apresentar complicações em caso de nova infecção.
O coordenador do Programa de Combate à Dengue de Sumaré, Sergio Rumin, explicou que é possível todos os casos registrados no bairro sejam do tipo 4, já que a identificação do subtipo da doença não é feita em todas ocorrências.
A Vigilância esclareceu que o caso não é mais perigoso que os demais, a preocupação é porque a maior parte das pessoas que já foram contaminadas com o vírus na cidade desde 1997 não estão imunes ao subtipo 4.
A assessoria do Executivo informou o Programa Municipal de Combate à Dengue contará com o reforço de três equipes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) no trabalho de nebulização que começou nesta terça-feira (22) e continua na quarta-feira (23) no bairro.
Orientações
A Vigilância informou que é importante que os moradores eliminem criadouros do mosquito (objetos que acumulam água parada, como garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais). As caixas d´água devem ser bem tampadas sempre e os pratos dos vasos de planta preenchidos com areia para não acumularem água. Fonte: G1

Ficha Limpa para comissionados deve valer para todo o país

A Lei da Ficha Limpa está mais perto de valer também para as pessoas que ocupam cargo de confiança ou função comissionada no serviço público. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada hoje (23) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado pretende estender a esse tipo de funcionário o rigor da nova lei. Com isso, aqueles que forem considerados inelegíveis pela nova lei, também passam a ser considerados impedidos de assumir cargos em confiança. A PEC do senador Pedro Taques (PDT-MT) parte do princípio de que, nesses cargos, deve haver o mesmo princípio de moralidade exigido para quem pretende assumir cargos eletivos.
Da mesma forma, o relator da matéria, senador Eunício Oliveria (PMDB-CE), considerou que a emenda “representa importante passo para garantir a ética, a probidade e a moralidade no âmbito da administração pública nos níveis federal, estadual e municipal”. Para ele, o princípio de inocência, assim como na legislação eleitoral, pode ser relativizado nesses casos em prol do interesse público. A PEC foi considerada constitucional no Senado, mas ainda precisa ser aprovada no plenário da Casa, antes de seguir para a Câmara dos Deputados. Fonte: Novo Momento

Nº de morcegos com raiva já supera o registrado em 2011 em Piracicaba

Centro de Controle de Zoonoses da cidade registrou 12 casos em 2012.
Em 2011, três morcegos com raiva foram capturados pelo órgão na cidade.

O número de morcegos com raiva capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba (SP) nos cinco primeiros meses de 2012 já superou o registrado em todo o ano passado. Em 2011, três casos foram registrados pelo CCZ. Este ano, 12 animais com a doença já foram encontrados pelo órgão. Em 2009 e 2010, nove morcegos com raiva foram capturados em cada ano.

Na manhã desta quarta-feira (23), agentes do Centro estiveram no bairro Castelinho para fazer um trabalho de orientação aos moradores. A equipe percorreu todas as casas em um raio de 500 metros de onde o último morcego contaminado com raiva foi encontrado na última sexta-feira (18). O animal foi recolhido vivo no banheiro de um apartamento e enviado para análise no labortório do CCZ de São Paulo, onde a doença foi confirmada.
 

Este foi o primeiro registro de animais com raiva no bairro. Além de orientar os moradores, a equipe do CCZ faz a vacinação em todos os cães e gatos da cidade. Os moradores desta área que não estiverem em casa no momento da visita poderão levar os animais nos postos de vacinação neste sábado (26). "Os agentes estão deixando os folhetos com os pontos de vacinação nas casas onde os moradores não estão", disse a bióloga do CCZ Regina Lex Engel.

A bióloga lembrou que é muito importante que se notifique o Centro sobre os casos. "Apenas com essa notificação, o Centro de Controle de Zoonoses pode fazer o trabalho necessário e identificar os animais que estejam com raiva. A orientação é que, se a pessoa encontrar o morcego, não encoste ou pegue por conta própria. É preciso ligar para a equipe do CCZ", completou Regina. Fonte G1

terça-feira, 22 de maio de 2012

Número de jovens desempregados aumenta 4 milhões em 5 anos, diz OIT

O mundo ganhou cerca de quatro milhões de jovens desempregados desde 2007, mostra relatório divulgado ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A organização estima que haverá cerca de 75 milhões de jovens desempregados no mundo em 2012.
As projeções do estudo "Tendências Mundiais do Emprego Juvenil 2012" apontam que 12,7% da força de trabalho entre 15 e 24 anos do mundo estarão sem emprego este ano, taxa que permanece invariável desde o ponto mais crítico da crise em 2009, e um pouco superior aos 12,6% do ano passado.
Segundo o relatório, a taxa mundial de desemprego juvenil continua estancada no mesmo nível alcançado no ponto mais alto da crise econômica e não deverá diminuir até, pelo menos, 2016.
A OIT destaca que a taxa seria ainda mais alta, de 13,6%, se forem considerados aqueles que - com frequência desmotivados pela falta de perspectivas - abandonam ou adiam a busca de emprego.
"A crise do desemprego juvenil pode ser superada, mas somente se a criação de emprego para os jovens for convertida em uma prioridade essencial na tomada de decisões políticas, e se forem intensificados os investimentos do setor privado de maneira significativa", afirmou o diretor executivo do setor de emprego da OIT, José Manuel Salazar-Xirinachs. "Isto envolve medidas que ofereçam facilidades fiscais e outros incentivos às empresas que contratem jovens; esforços para reduzir a defasagem entre as qualificações dos jovens; programas de capacitação empresarial que integrem a formação profissional, a orientação e o acesso ao capital; e a melhoria da proteção social destinada aos jovens", acrescentou.
Desemprego por região
De acordo com o relatório, nas economias desenvolvidas, a situação é ainda pior do que a sugerida pela taxa prevista para este ano de 18% de desemprego juvenil.
Na América Latina e Caribe, a taxa de desemprego juvenil aumentou durante a crise econômica, de 13,7% em 2008 para 15,6% em 2009. Diminuiu até 14,3% em 2011 e, segundo a OIT, não se esperam progressos adicionais a médio prazo.
Nos países da ex-União Soviética, na Europa Central e no Leste Europeu, a taxa de desemprego juvenil diminuiu até 17,6 % em 2011. Segundo o relatório, nessa regiçao, ao contrário das economias desenvolvidas, as taxas de participação dos jovens parece ter aumentado devido ao fato que a crise econômica nesta região pode ser em parte motivada pela pobreza.
No Norte da África, o desemprego juvenil aumentou em 5 pontos percentuais depois da Primavera Árabe, deixando 27,9% dos jovens sem emprego em 2011. No Oriente Médio, a taxa foi de 26,5%.
Segundo o relatório, em nível mundial e na maioria das regiões, a crise teve um impacto maior sobre as taxas de desemprego das mulheres jovens do que dos homens jovens. Fonte: Diário de Santa Bárbara

Cruzeiro do Sul: Falta de manilhas gera reclamação

Moradores do bairro rural Cruzeiro do Sul estão reclamando da falta de manilhas nas entradas das chácaras e dos estragos causados pelas chuvas devido à inexistência de um sistema de captação e escoamento das águas pluviais. Para buscar informações sobre a solução desses problemas, o vereador Anízio Tavares da Silva (DEM) protocolou um requerimento à administração municipal, onde questiona a possibilidade de a Prefeitura efetuar a instalação de manilhas para o escoamento das águas das chuvas nas entradas das chácaras. Ele quer saber também de que maneira os interessados devem proceder. Fonte: Diário de Santa Bárbara

Ônibus da Viba é depredado

Um ônibus da Viba (Viação Barbarense Ltda.) foi depredado ontem (21), por volta das 5h em Santa Bárbara d'Oeste. O coletivo fazia o itinerário do Jardim São Joaquim. 
Segundo informações da permissionária, sob intervenção da Prefeitura, um grupo com cinco rapazes entrou no ônibus e não teria dinheiro para pagar a passagem. Eles  arrancaram dois vidros de janelas e fugiram em seguida.

 Fonte: SBNoticias


Buraco causa acidente com moto em Santa Bárbara

Carro passa sobre o buraco: perigo para os motoristas
Um motociclista terá de passar por duas cirurgias após sofrer acidente sexta-feira, no Jardim Brasília. Segundo a esposa da vítima, que pediu para não ser identificada, o culpado foi um buraco na Avenida Aristides Bueno de Oliveira.
“Esse buraco existe na rua há um bom tempo e foi aberto pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), mas até agora ninguém foi repará-lo”, diz a mulher, que disse ter se informado com moradores da rua.
A mulher relatou que seu marido trabalha em Santa Bárbara d’Oeste, mas que mora em outra cidade. A preocupação maior, segundo ela, é a de que mais acidentes ocorram por conta do desnível na via. “Pelo que sei, é o segundo acidente que acontece desde que fizeram este buraco. Já pediram no DAE pra ele ser fechado, mas ninguém fez nada”, explica.
Ela também afirma que não existe nenhum tipo de sinalização indicando o buraco. Agora, seu marido deve passar por uma segunda cirurgia devido ao acidente.
O DAE afirmou que poderá ressarcir os danos causados ao motociclista, caso ele comprove que existe o buraco na rua e apresente documentos das cirurgias e dos reparos ao veículo. Para isso, a vítima precisa entrar com requerimento, na Rua José Bonifácio, 400, Centro, e procurar o setor de atendimento. Nós vamos prestar todo o apoio à pessoa”, conclui. Além disso, a assessoria de imprensa recomendou que seja feito um Boletim de Ocorrência. O DAE informou também que vai reparar o dano na avenida, caso seja de sua responsabilidade.Fonte: Todo Dia

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Santa Bárbara perde empresa para Americana

O investimento se aproxima de R$ 12 milhões, considerando a compra do terreno.
 
A guerra fiscal entre os municípios da RPT (Região do Polo Têxtil) ganhou novo capítulo no último dia 16, com o anúncio da transferência da empresa Super Telhas, de Santa Bárbara d'Oeste, que atualmente funciona no Distrito Industrial 1, para Americana, onde se instalará no Distrito Industrial Abdo Najar, na região do bairro Antônio Zanaga, às margens da Rodovia Anhangüera. O investimento se aproxima de R$ 12 milhões, considerando a compra do terreno e a construção do prédio. A empresa deve realizar a transferência e começar a funcionar no novo endereço em cerca de três meses.

O proprietário da Super Telhas, o ex-jogador de futebol Robson Ponte, já possui uma empresa em Diadema, na Grande São Paulo, e adquiriu a empresa de Santa Bárbara d'Oeste, juntamente com o irmão, Rainer, "com os olhos voltados para Americana". O investimento contou com os benefícios previstos no Promaie (Programa Municipal de Atração de Investimento Empresarial), que prevê, entre outros incentivos, a isenção de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para serviços de construção civil.

"É um investimento que vai gerar muitos frutos para a cidade. Vamos colaborar com o crescimento de Americana", disse Ponte.

O empresário afirmou que a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste também procurou negociar a permanência da unidade no município. Mesmo assim, as condições do "vizinho" continuaram a ser mais interessantes. "Houve uma conversa (com a administração de Santa Bárbara), mas a Prefeitura de Americana propôs uma situação melhor e optamos por aqui", explicou o ex-jogador. O espaço adquirido possui 16 mil metros quadrados, sendo 6 mil de área construída, ainda de acordo com Robson Ponte.

O prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), reforçou a intenção de diversificar o parque industrial e confirmou a busca por empresários instalados em outras localidades. "Esses projetos permitem que Americana possa entrar de uma vez por todas na competição por novas empresas. A cidade estava perdendo muitas delas para a região nos últimos tempos. Agora estamos procurando em outras cidades e outros Estados, assim como já tivemos a oportunidade de trazer de outros países", destacou. Foram seis meses de negociação com a empresa anunciada, segundo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Martins.

Atualmente com 70 funcionários, a Super Telhas pretende ampliar o quadro e chegar a 120 empregados. Os trabalhadores que atuam em Santa Bárbara serão mantidos. A empresa atua no ramo de produtos para telhados, coberturas e fechamentos laterais para segmentos da construção civil.

Questionada sobre a saída da empresa do município, o diretor de Relações Empresariais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rogério Bosco, informou, em nota, que não houve nenhum registro recente de contatos feitos pela empresa. "Tanto as novas empresas do município quanto as já existentes podem receber benefícios do PID (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento), como isenções e reduções fiscais", disse Bosco.
Fonte: O Liberal 17/05/2012

Implante de retina poderá devolver a visão para cegos

 Solução ajudará pessoas com doenças degenerativas das células da retina
O novo sistema funciona com um implante abaixo da retina, óculos, uma câmera embutida e um computador de bolso para processar as imagens (Photo.com/Thinkstock)
Cientistas da Universidade Stanford, na Califórnia (EUA), criaram um sistema que pode, no futuro, devolver a visão para pessoas que sofreram degeneração da retina. Trata-se de um chip implantado abaixo da retina que funciona em conjunto com um par de óculos equipado com câmera e um computador de bolso para processar as imagens. O estudo foi publicado no periódico Nature Photonics.
O novo sistema pode ajudar quem perdeu a visão por causa do avanço da idade ou da retinite pigmentosa. Nesses casos, as células da retina degeneram lentamente, mas os neurônios continuam capazes de transmitir informações visuais. A ideia da prótese criada em Stanford é encontrar outras formas de estimular esses neurônios para que o cérebro processe a visão.

Dispositivo -
Para fazer isso, os cientistas liderados pelo professor de oftalmologia Daniel Palanker criaram um implante para a retina que funciona como uma espécie de painel solar, transformando luz em corrente elétrica. "Mas em vez de a eletricidade gerada pelo painel ser usada para fazer uma geladeira funcionar, ela vai direto para a retina." O objetivo de cientistas é fazer com que os sinais visuais captados pelo implante alcancem então o cérebro, restaurando a visão. O sistema funcionou em ratos de laboratório, mas ainda não foi testado em humanos.
Esse pequeno 'painel solar', do tamanho de uma ponta de lápis, foi projetado para reagir apenas à luz quase infravermelha, invisível aos seres humanos. Isso porque as pessoas que têm doenças degenerativas da retina ainda conseguem perceber a luz visível, mas uma quantidade enorme de luz seria necessária para formar alguma imagem. "O resultado seria dolorosamente brilhante para os pacientes", diz Palanker. A luz quase infravermelha é invisível aos olhos e portanto pode ser captada em grande quantidade sem danos ao usuário do implante.
Como o implante só é sensível à luz infravermelha, os cientistas desenvolveram um par de óculos com uma câmera embutida, para capturar as imagens no espectro visível, e um computador de bolso, para processá-las. O resultado é projetado na forma de radiação infravermelha, e os sinais captados pelo implante são então enviados ao cérebro. No laboratório, o dispositivo funcionou: a retina de ratos cegos foi estimulada, e os sinais alcançaram seu cérebro.
Palanker ressalva que a solução não permite a reconstrução de imagens coloridas e a visão resultante tem uma resolução muito inferior que a normal. Agora, os pesquisadores estão procurando patrocínio para levar o implante para seres humanos. O estudo foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde (EUA), Força Aérea Americana e a Universidade Stanford. Fonte: Veja

Hipertensão atinge 1 em cada 3 adultos em todo mundo

Já um em cada dez pessoas sofre de diabete, informa relatório da OMS

Hipertensão é mal que já afeta 1/3 da população mundial (ThinkStock)
Um em cada três adultos em todo o mundo sofre de hipertensão, revela um relatório anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta quarta-feira. Já um em cada dez sofre de diabetes, informa o documento. "Este relatório oferece mais uma evidência do dramático aumento das condições que desencadeiam doenças de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento", disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan.
Margaret ressaltou que é preocupante o fatio de que, em alguns países africanos, metade da população adulta sofre de hipertensão. Justamente por isso a OMS quer chamar a atenção para "o  crescente impacto das doenças não contagiosas". Pela primeira vez o estudo estatístico inclui informação de 194 países sobre os altos níveis, em homens e mulheres, de pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue. O relatório informa que os diagnósticos e os tratamentos baratos destas doenças reduziram o problema nos países desenvolvidos.
A preocupação da organização é que, em lugares como a África, onde não são aplicadas estas medidas preventivas, a maior parte das pessoas com estas doenças não sabem que correm risco de vida em decorrência de um ataque no cardíaco ou um derrame. O relatório incluiu pela primeira vez dados sobre o diabetes. A OMS lembra que, se não for tratado, o problema pode causar doenças cardiovasculares, cegueira e falha renal.
A terceira grande preocupação é o excesso de peso, já que em todas as regiões do mundo, o número de obesos dobrou entre 1980 e 2008, informou Ties Boerma, diretor do Departamento de Estatísticas Sanitárias e Sistemas da Informação da OMS. "Hoje, cerca de 500 milhões de pessoas (12% da população mundial) são consideradas obesas", segundo Boerma.
O nível mais alto de obesidade foi registrado na região das Américas (26% dos adultos) e o mais baixo no Sudeste Asiático (3% dos adultos), sendo maior a proporção de mulheres obesas que a de homens, com o impacto que isto representa quanto ao risco de diabetes, problemas de coração e câncer. A conclusão é que as doenças não contagiosas são atualmente a causa de dois terços das mortes no mundo, e por isso a OMS trabalha em um marco de acompanhamento e uma série de metas voluntárias para prevenir e controlar o problema.
O relatório será um dos assuntos abordados na próxima Assembleia Mundial sobre a Saúde da OMS em Genebra (entre os dias 21 e 26 de maio), que também informará os avanços conquistados. Segundo a OMS, desde que há mais de uma década se estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU, "foi possível um progresso substancial na redução da mortalidade infantil e maternal, em relação ao HIV, à tuberculose e à malária".
A desnutrição infantil é a causa subjacente de aproximadamente 35% das mortes de crianças menores de cinco anos, embora no caso dos países em desenvolvimento tenha sido detectada certa melhora: entre 1990 e 2010 a proporção de crianças dessas idades que apresentavam peso abaixo do recomendável passou de 29% para 18%. Já a mortalidade entre menores de cinco anos nas últimas duas décadas reduziu 35% de 88 mortes para cada mil nascidos vivos em 1990 (um total de 10 milhões de crianças) até 57 para cada mil (7,6 milhões) em 2010. "As reduções foram particularmente impactantes nas mortes por diarréias e por sarampo", destacou a organização.
Especialmente significativo é o dado sobre a África, onde acontece metade das mortes de menores de cinco anos, já que a taxa de redução passou de 1,5% (1990-2010) para 2,8% (2005-2010). O dado de redução é grande também no que se refere ao número de mortes maternais (de 543.000 em 1990 para 287.000 em 2010), mas a OMS indica que "a taxa de redução é apenas a metade do necessário para conseguir o objetivo relevante dos ODM". Fonte: Veja

Lei da Informação é um golpe na burocracia

Nova lei, em vigor desde quarta, permite que a população tenha acesso a todos os dados guardados nos órgãos públicos. Se funcionar, será um um avanço democrático.

Espaço reservado - Serviço de Informações ao Cidadão, o SIC, no anexo do Palácio do Planalto: toda repartição pública terá um (Andre Dusek/AE)
Um novo Brasil, mais aberto, mais rigoroso na prestação de contas e menos burocrático, pode surgir a partir da Lei de Acesso à Informação que entrou em vigor na quarta-feira 16. Ela diz, em resumo, que os dados contidos em órgãos públicos estão disponíveis para quem quiser vê-los. Há exceções: os ultrassecretos assim permanecerão por 25 anos, prorrogáveis por mais 25; os secretos, por quinze anos; e os reservados, por cinco anos. No mais, basta ao cidadão verificar as informações na internet (e a maioria tem de estar), ou solicitá-las no Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que passará a existir em todas as repartições públicas do país e também será oferecido em cada site oficial — o da Coordenadoria-Geral da União (www.acessoainformacao.gov.br) reúne todos eles. Os pedidos têm de ser atendidos num prazo máximo de trinta dias. Com a nova lei, o Brasil se torna o 92º país do mundo a reconhecer que informações guardadas pelo estado são um bem público (o primeiro foi a Suécia, em 1776). "É um grande avanço da democracia na medida em que permite às pessoas vigiar e cobrar o governo", diz o economista Maílson da Nobrega. O prazo de 180 dias para os órgãos se prepararem já venceu e só o Executivo está adiantado (mas não pronto). Cabe agora ao Ministério Público cobrar a implementação das mudanças em estados e municípios. Algumas das mais importantes são:
- A remuneração de todos os servidores públicos (nome, cargo e salário) terá de constar do site de cada órgão na internet. O Executivo já divulgava o salário de parte dos servidores e se prepara para abrir o que falta. O Legislativo resiste, alegando razões de segurança pessoal e de privacidade. O Judiciário vai se manifestar em sessenta dias. Estados e municípios, com a honrosa exceção da prefeitura de São Paulo, ainda estão na estaca zero nesse quesito.
- Todas as pessoas terão acesso a contratos (valores, prazos e empresas envolvidas) e contas (utilização de recursos, licitações, inspeções, auditorias) públicas. Por enquanto, só o Executivo está se preparando para disponibilizá-los. Quando for regra geral, porém, qualquer um poderá, por exemplo, verificar o valor das diárias em viagens oficiais.
- Qualquer pessoa terá acesso a todo tipo de documentação, sua e dos outros, desde que não infrinja a segurança nacional, o segredo de justiça e a privacidade. Detentores de passaporte diplomático, por exemplo, serão conhecidos por quem quiser se informar.
- Os votos dos diretores do Banco Central que formam o Comitê de Política Monetária (Copom) serão nominais. De posse dessa informação, quem acompanha de perto a economia saberá a posição de cada um no órgão e o nível de divergências. No Legislativo, porém, as sessões secretas são garantidas por lei e continuarão a existir.
- As fundações e as ONGs que recebem recursos públicos terão de divulgar todos os dados de convênios, contratos, parcerias e acordos com o governo.
- Os hospitais públicos terão de fornecer a relação dos médicos com as suas especialidades e horários de trabalho. Isso evita que um cidadão passe horas ou dias em busca de atendimento.
- Os sites dos ministérios passarão a divulgar o nome de todos os beneficiá­rios de seus programas, como o Bolsa Família e o ProUni. Dessa forma, a própria população poderá ajudar a fiscalizar a existência de irregularidades na distribuição dos benefícios. Fonte: Veja

 

RMC tem gestão ruim de prefeituras, aponta Firjan

Indaiatuba, Artur Nogueira e Eng Coelho se destacam

As cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) não figuram entre as melhores em gestão do Estado. Apenas três- Indaiatuba (8o), Artur Nogueira (44o) e Engenheiro Coelho (48o)- estão entre as 100 melhores do estado. Não presentes na RMC, mas vizinhas, Piracicaba (3o) e Limeira (56o) também estão nas top 100 de São Paulo.
AINDA MAL, AMERICANA SOBE- Com nota muito ruim na gestão fiscal da Firjan, Americana melhorou entre 2008 e 2010. A cidade avançou de 2008 para 2009 e seguiu a melhora em 2010. Apesar da melhoria, a cidade amarga o 447o lugar no estado e a posição 2.635 no país.
O estudo realizado pelo Sistema Firjan e se baseou em dados de 2010 e comparado a indicadores do sistema em anos anteriores. O IFGF leva em consideração cinco indicadores: a capacidade de arrecadação própria de um município e a dependência do Estado e União, gastos com pessoal, capacidade de pagamento de fornecedores, dívidas e restos a pagar, investimentos feitos no município e comprometimento da receita com pagamento de juros e amortização de empréstimos de anos anteriores. 
























Fonte: Novo Momento

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Asfalto e pedras soltas em rotatória causam transtornos para motoristas


O asfalto e pedras colocados, após uma obra de melhoria, vem causando transtornos para os motoristas, que fazem uso da rotatória do Conjunto Habitacional 31 de Março, entre a Avenida Bandeirantes e Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
De acordo com os motoristas, o asfalto está afundando e as pedras, colocadas sobre um buraco ao lado, se espalharam. Quem faz uso do trecho precisa diminuir ainda mais a velocidade, o que pode causar uma colisão.
Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que será feito um novo serviço. "No local será feito um serviço um pouco mais complexo que o tapa-buracos convencional.O setor de serviços precisa quebrar parte da pavimentação existente e depois efetuar uma nova pavimentação. Para evitar acidentes, foi tomada uma medida paliativa no local. Em breve o serviço será executado". Fonte: SBNotícias

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Valeta provoca perigo de acidente em Santa Bárbara

Motorista mais desatento corre o perigo de danificar o carro na valeta e quem desviar abruptamente é candidato a um acidente de trânsito
Uma valeta de água na Rua do Estanho, no bairro Jardim Molon 4, em Santa Bárbara d’Oeste, tem gerado reclamação de motoristas que passam pelo local. A queixa é de que a valeta é muito funda. Por isso, ao passar pelo local, seria necessário reduzir bruscamente a velocidade ou desviar do buraco, com riscos de acidente de trânsito.
O mecânico Devanir Nascimento Borges, 41, relatou que passa pela rua diariamente e “sofre” para não se envolver em um acidente ou prejudicar seu automóvel.
“A frente do carro ou parte de baixo pode ser danificada por causa da situação da valeta. É necessário mudar de marcha e todo cuidado para não se envolver em um acidente”, disse.
O aposentado João Carlos Couto, 60, relatou que costuma passar pelo local para buscar uma mulher que trabalha como diarista em sua casa.
“Precisa prestar mais atenção que o comum para não bater em outro carro. O pior é que alguém pode ser atropelado por causa de um descuido desses”, afirmou.
Em nota, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que a Secretaria de Obras foi notificada sobre o assunto e que irá vistoriar o local. A administração informou também que moradores podem entrar em contato através dos telefones 0800-7740840 e 156 ou mandar e-mail para ouvidoria@santabarbara.sp.gov.br para pedir informações sobre o município. Fonte: Todo Dia 

Casa Própria: Governo fecha parcerias para 3 mil moradias e urbanização de 3,5 mil lotes

Imóveis serão construídos pela CDHU em terrenos doados pelas prefeituras.

O governador Geraldo Alckmin assinou hoje convênios e protocolos de intenção para investir em urbanização de lotes e produzir novas unidades habitacionais em 51 municípios paulistas. "Não há nada mais importante do que a gente viabilizar moradia. Para quem ganha até três salários mínimos, é quase impossível comprar uma casa sem subsídio", disse o governador.

No total, serão disponibilizados R$ 234 milhões para essas iniciativas - R$ 118 milhões para os convênios, R$ 60 milhões para futuras obras dos protocolos assinados hoje pela CDHU e R$ 56 milhões para o programa lotes urbanizados, viabilizado pela Casa Paulista em parceria com os municípios.

Cerca de três mil moradias serão viabilizadas pela Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nas regiões de Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente, Vale do Paraíba, Araraquara, São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto. Alckmin destacou o padrão das casas a serem construídas - todas as unidades contarão com sistema de aquecimento solar, laje ou forro de PVC, azulejos na cozinha e no banheiro, revestimento de piso em todos os cômodos e pé direito ampliado para 2,6 metros. Na parte externa, as moradias terão cobertura na área de serviço, abrigo para botijão de gás, muro divisório entre os lotes e tratamento paisagístico.

Além das unidades da CDHU, 3.490 lotes serão urbanizados por meio do Programa Casa Paulista/Lotes Urbanizados, em que o processo de construção é mais rápido e mais barato, sem necessidade de licitação. "Nos próximos quatro anos, investiremos R$ 320 milhões apenas no programa de lote urbanizado", disse o secretário da Habitação, Sílvio Torres.

Pelo programa, a prefeitura cede o terreno, o Estado repassa R$ 10 mil por lote para realizar a infraestrutura do local e mais R$ 6 mil a fundo perdido. Os protocolos de intenções para o Programa Casa Paulista/ Lotes Urbanizados - Produção pelos Municípios foram assinados com Avaré, Cerqueira César, Dirce Reis, Elisiário Guariba, Ibirá, Indiaporã, Ilha Solteira, Itapetininga, Lurdes, Mongaguá, Nova Independência, Oswaldo Cruz, Pacaembu, Paranapuã, Pirapozinho, Populina, Presidente Venceslau, Rancharia, Santa Albertina, Tapiratiba, Tarumã, Torrinha, Zacarias e Santa Rosa do Viterbo.

Os convênios para a construção de 1731 unidades habitacionais serão entre a CDHU e as prefeituras de Altinópolis, Anhumas, Botucatu, Elias Fausto, Elisiário, Guzolândia, Olímpia, Populina, Presidente Bernardes, Salto de Pirapora, Taciba e Urânia. Na mesma oportunidade, as cidades de Alambari, Areias, Coroados, Cosmorama, Guaratinguetá, Ipiguá, Itirapina, Jales, Macedônia, Magda, Monte Alto, Nuporanga, Paranapuã, Quatá, Ribeirão Branco, Tatuí, Ubirajara assinaram protocolos de intenções com a CDHU, prevendo a construção de outras 1177 unidades habitacionais.

Os imóveis são viabilizados por meio do Programa Parceria com Municípios. Os empreendimentos serão implantados em terrenos doados pelas prefeituras, que vão administrar as obras diretamente, com repasse de recursos e supervisão da CDHU.

Atualmente, 31.200 unidades estão em construção em todo o Estado e a Pasta já contabiliza investimentos de R$ 2, 2 bilhões. A meta é entregar 200 mil novas moradias até o fim de 2014. Fonte: Governo do Estado de São Paulo 

Procon alerta sobre redução de juros

A Fundação Procon-SP detectou informações conflitantes e insuficientes sobre anúncios de redução de juros feitos pelos bancos Bradesco, HSBC, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. As disparidades dificultam ao consumidor a escolha da melhor opção entre as oferecidas.
Segundo o diretor executivo do órgão, Paulo Arthur Góes, as instituições serão notificadas pelo Procon-SP para provar a veracidade das informações colhidas nos sites e releases enviados para a imprensa.

Para Paulo Arthur, as informações divulgadas pelos bancos ainda estão muito confusas. Por isso, o consumidor deve ter o máximo de cuidado para trocar a instituição e renegociar sua dívida. "É preciso muita pesquisa e cautela, pedindo sempre informações claras e precisas do banco, até que se tenha a total compreensão e certeza para o próximo passo", aconselha.

Outra questão que tem gerado dúvidas é a portabilidade de crédito, quando o consumidor transfere sua dívida com o banco para outra instituição com taxas mais atrativas, mantendo o número de parcelas a pagar. A operação está sendo confundida com o refinanciamento, que amplia o número e reduz o valor da parcela, porém, tem um custo total a pagar maior do que a dívida original.

O diretor do Procon-SP ressaltou que a orientação para o consumidor é que ele pesquise para escolher melhor, mas é obrigação das instituições financeiras informarem de forma clara e didática tudo sobre o produto que está sendo adquirido, incluindo dados sobre possíveis riscos e perdas no dinheiro aplicado. Fonte: Governo do Estado de São Paulo

terça-feira, 15 de maio de 2012

Terapia genética aumenta em até 24% expectativa de vida de animais

Pela primeira vez, pesquisadores utilizam a abordagem para combater envelhecimento e doenças associadas ao processo.

DNA: pesquisa alterou material genético viral para que animais passassem a expressar enzima que retarda envelhecimento (Comstock/Thinkstock)

Pela primeira vez, pesquisadores utilizaram terapia genética para combater doenças relacionadas ao envelhecimento e aumentar em até 24% a longevidade de animais. Em testes feitos com camundongos, a equipe teve sucesso ao fazer com que os animais passassem a produzir uma enzima que retarda o desgaste celular. Os resultados foram publicados nesta terça-feira no periódico EMBO Molecular Medicine.
Embora outros trabalhos tenham conseguido prolongar a vida de animais, eles o fizeram por meio da alteração permanente de seus genes quando os animais ainda estavam em fase embrionária - abordagem inviável de ser feita em seres humanos. Agora, especialistas do Centro Nacional de Pesquisa em Câncer (CNIO, na sigla em espanhol), na Espanha, mostraram que a longevidade de animais pode ser aumentada com terapia genética aplicada na fase adulta.
Nos testes, os pesquisadores utilizaram camundongos considerados adultos (um ano de idade) e idosos (dois anos de idade). Após receberam a terapia genética, o primeiro grupo de animais viveu, em média, por 24% mais tempo, enquanto o grupo de camundongos idosos teve um aumento de 13% na expectativa de vida. Além da longevidade, relatou o estudo, a abordagem melhorou consideravelmente a saúde dos animais, retardando o surgimento de doenças relacionadas à idade, como osteoporose e resistência à insulina, e melhorando de funções que são pioradas com a idade, como a coordenação neuromuscular.
Mecanismo — A terapia genética aplicada na pesquisa foi tinha o objetivo de fazer com que os animais passassem a produzir o gene da enzima telomerase. Ela enzima é essencial no retardo do processo de envelhecimento, pois recompõe os telômeros, estruturas localizadas na extremidade do cromossomo que encurtam ao longo da vida. Toda vez que uma célula se divide, o tamanho dos telômeros diminui até o ponto em que, de tão curtos, perdem as funções. Com isso, a célula para de se reproduzir ou morre. A ação da telomerase, portanto, impede os telômeros de diminuírem, reduzindo o desgaste tanto celular como do organismo todo. Na maioria das células de uma pessoa, porém, o gene que expressa a telomerase somente é ativado antes do nascimento e, de maneira geral, é inexpressivo em células adultas.
A equipe, então, modificou o DNA de um vírus para que seu material genético passasse a produzir a telomerase. Depois, os especialistas injetaram o vírus nos camundongos para que o material genético viral entrasse nas células dos animais e estes passassem a ativar a enzima. Segundo o artigo, após a terapia, a telomerase passou a ser ativada por um longo período de tempo, mostrando que, se a abordagem for aplicada clinicamente, é provável que só precise ser feita uma vez. Fonte: Veja

Doenças evitáveis são principais causas de morte entre crianças ao redor do mundo

Segundo relatório publicado na revista 'The Lancet', 64% da mortalidade infantil em 2010 ocorreu devido a infecções.

Recém-nascidos: 40% mortes entre crianças de até cinco anos de idade em 2010 ocorreram entre bebês com menos do que 4 semanas de vida (Jupiterimages/ Thinkstock)

 Doenças, que hoje já podem ser facilmente evitadas, foram responsáveis pela maior parte das mortes de crianças menores de cinco anos em 2010. Neste ano, das 7,6 milhões de mortes todo o mundo, cinco milhões foram por causa de doenças como pneumonia, diarreia e malária. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada na edição desta semana da revista médica The Lancet.

De acordo com pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Johns Hopkins, que analisaram dados sobre a mortalidade infantil de 2010 em todo o mundo, os óbitos entre crianças com menos de cinco anos caiu desde 2000. No entanto, segundo o coordenador do estudo, Robert Black, essa redução deverá ser mais acentuada nos próximos anos para que a meta estabelecida pela ONU, que consiste em uma redução de dois terços da mortalidade até 2015, seja alcançada.
Causas — O levantamento ainda indicou que 64% das mortes entre crianças menores de cinco ocorreu devido a uma infecção ou doença infecciosa. Entre as crianças mais velhas, as principais causas de morte foram pneumonia (14%), diarreia (10%) e malária (7,5%). O estudo ainda indicou que 40% das mortes de crianças menores de cinco anos ocorreram entre bebês com até quatro semanas de vida, principalmente em decorrência de complicações no parto prematuro e de meningite.
Para os autores da pesquisa, a atenção para causas infecciosas e problemas neonatais devem guiar estratégias de diminuição da mortalidade infantil.
Fonte: Veja

TRE já recebe denúncia online contra propaganda antecipada ou irregular

O serviço "Denúncia on-line" já está disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em seu site (www.tre-sp.jus.br). Esse serviço permite a qualquer interessado denunciar propaganda eleitoral antecipada ou irregular e contribui para que a Justiça Eleitoral tenha uma atuação mais eficiente contra as irregularidades. O principal objetivo é receber informações sobre propagandas em vias públicas, locais de uso comum (cinemas, centros comerciais, templos, ginásios, etc.), estabelecimentos comerciais e em bens particulares, veiculadas por meio de outdoor, cartazes, banners, faixas, pichações e inscrições a tinta e assemelhados.
Após a denúncia, o sistema a encaminha automaticamente ao juiz eleitoral do município onde foi realizada a propaganda, que analisará se houve a irregularidade. Se constatada, notificará o responsável para a retirada em 48 horas. Na hipótese de cumprimento da determinação, o procedimento é arquivado. Caso contrário, será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para providências. A multa para propaganda irregular varia de R$ 2.000,00 a R$ 25.000,00. O denunciante pode acompanhar pela internet a tramitação das providências. O poder de polícia eleitoral, com relação a propagandas veiculadas nas vias públicas, será exercido por todos os juízes eleitorais do Estado, respeitada a área de jurisdição. Ao todo são 425 juízes eleitorais, sendo 367 no interior e 58 na capital.

JULHO:A legislação eleitoral prevê que qualquer tipo de propaganda eleitoral só pode ser veiculada a partir de 6 de julho de 2012. A partir dessa data, é permitida a propaganda por meio de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de folhetos e bandeiras em vias públicas, desde que seja móvel e não dificulte o bom andamento de pessoas e veículos, conforme o art. 37, § 6º, da lei das eleições. Também é permitida a fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições até o limite de 4m² em bens particulares, desde que de forma gratuita e autorizada pelo proprietário ou responsável. As reclamações sobre oferecimento de vantagens para a obtenção de votos, propagandas veiculadas em rádio, televisão, jornais, revistas, internet e distribuição de brindes, entre outros, devem ser levadas ao conhecimento do Ministério Público Eleitoral, que é o competente para representar junto aos Juízes Eleitorais. Partidos políticos, coligações e candidatos também podem representar.
De acordo com a legislação eleitoral, não será considerada propaganda eleitoral antecipada "a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e televisão o dever de conferir tratamento isonômico" (art. 36-A, inciso I, da Lei 9.504/97, incluído pela Lei 12.034/09). Fonte: Diário de Santa Bárbara

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Acidentes de trabalho mataram 464 pessoas em SP em 2011

Os acidentes de trabalho mataram 464 pessoas no estado de São Paulo ao longo de 2011, em uma média de mais de um caso por dia. Segundo balanço da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual, foram notificados 55,4 mil acidentes ocupacionais durante todo o ano passado. As principais causas das mortes durante o trabalho foram os acidentes de trânsito, as quedas de edifícios, a exposição à corrente elétrica e o impacto causado por objetos lançados, projetados ou em queda. Do total de acidentes notificados, 48% foram classificados como graves, fatais ou em menores de 18 anos. Cerca de 25,5% das intoxicações têm causas externas e 20,1% foram provocadas por materiais biológicos.
Há ainda registros de câncer relacionado ao trabalho, transtorno mental e perda auditiva induzida por ruído. Ocorrências de menor gravidade não precisam ser notificadas aos gestores municipais de saúde. Para a diretora da Divisão de Saúde do Trabalhador, Simone Alves dos Santos, a maior parte das fatalidades poderia ter sido evitada. “Praticamente todos os acidentes aconteceram em situações previsíveis e preveníveis”, ressaltou.Fonte: Novo Momento

SB. Falta de sinalização gera multas e reclamações em frente ao PS Edson Mano

A ajudante geral Dirce Peres Moreira, moradora do jardim Planalto, foi multada ontem (9) de manhã quando esteve no PS Edson Mano para visitar seu filho que sofreu um acidente com motocicleta. Ela disse que não parou nem 10 minutos na Rua Antonio Frederico Ozanan, ao lado do PS, porém foi multada pela Guarda Civil Municipal. “Cheguei com o estado emocional totalmente abalado e paramos pouco tempo nesse local que não tinha nenhuma sinalização de que era proibido parar”, reclamou.
Dirce é uma das várias pessoas que tem reclamado desse problema de falta de sinalização na frente ao PS. Edson Mano e do Hospital Santa Bárbara. A rua está interditada com tubos de concreto, porém a faixa de pedestres está praticamente apagada, não há indicação de “proibido embarque ou desembarque” e antigos dois postinhos de sinalização estão sem placa.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o departamento de Trânsito encaminhará uma equipe ao local para verificar a situação e tomará as devidas providências. Fonte: SBNotícias

terça-feira, 8 de maio de 2012

Juventude e política: o elo perdido

O jovem brasileiro passa por um processo de alienação enquanto caminho de inclusão e participação na arena decisória da vida política nacional. O motivo desse distanciamento e falta de interesse por participar em uma atividade que já foi um campo privilegiado da ação dos jovens não pode ser atribuído, no entanto, apenas a uma crise de valores dominante na conjuntura política nacional.
O fenômeno é complexo e só pode ser compreendido como processo histórico e social. O regime militar foi precedido por uma intensa atividade dos jovens brasileiros, que, mesmo durante parte da ditadura, foram um dos principais atores políticos e, talvez, aqueles que de maior visibilidade, pela constante presença na praça pública.
A ação repressiva dos anos 70 cassou a palavra desses jovens e os empurrou para a luta armada. O sacrifício de parte dessa juventude, por outro lado, criou no seio familiar o temor de que seus filhos se envolvessem com política, passando a desencorajar sua inserção no meio.
A redemocratização do País parecia um chamamento à participação cidadã. No entanto, o caldo cultural em que o jovem está imerso e o intenso processo de individualização tornaram a política pouco atraente. Some-se a isso, a extrema dificuldade de inserção na vida política partidária, vista como uma coisa suja e onde os espaços ocupados por seus mandatários já estão sendo reservados para seus herdeiros políticos. Fonte: diariodonordeste

JUVENTUDE fazendo história na política brasileira.


A juventude é vista, muitas vezes, como problema e solução para o país. Do mesmo modo que ouvimos expressões como "juventude perdida", "juventude viciada, violenta", escutamos frases célebres como "os jovens são o futuro do Brasil". Para entender a juventude é preciso conhecer as transformações que esse momento significa na vida de cada jovem, os sonhos, desafios, dificuldades... Daí, o grande número de estudos, discussões, projetos e debates que são realizados sobre a juventude no Brasil e no mundo. Só para termos ideia da situação atual da juventude no Brasil, relaciono alguns dados colhidos em diversas pesquisas e reportagens:-  de cada 2 desempregados no país, 1 é jovem. E mesmo entre os jovens que trabalham, só 35% tem carteira assinada, a grande maioria está na informalidade; - os jovens são os que mais matam e, ao mesmo tempo, os que mais morrem em acidentes de trânsito;- os homicídios já são a principal causa de morte dos jovens - a cada duas mortes de jovens entre 15 e 24 anos, uma foi por homicídio;- os jovens entre 18 e 24 anos representam 2/3 da população carcerária no país;- estima-se que cerca de 9 milhões de jovens, entre 15 e 29 anos vivam na indigência, com renda per capita de até US$ 30 dólares mensais;- 22% das jovens entre 15 e 19 anos, já são mães, a grande maioria delas, solteiras;- mais de 1 milhão de jovens não estudam nem trabalham, vivendo integralmente o chamado "ócio juvenil";- ainda há 1 milhão de jovens analfabetos- metade deles mora em áreas rurais;- a necessidade de trabalhar para complementar a renda da família ainda é o maior motivo para os jovens abandonarem a escola;- de cada 15 jovens brasileiros, apenas 5 conseguem chegar ao ensino médio e só 1 ao ensino superior;- 87% dos jovens nunca foram ao teatro ou a museus;- 60% nunca frequentaram cinemas ou bibliotecas;- 59% não vão a estádios nem a ginásios esportivos. Diante desse quadro alarmante, é que os movimentos organizados de juventude, ao lado de entidades representativas e instituições acadêmicas, têm reivindicado a inclusão das políticas públicas de juventude na pauta da agenda governamental nos planos nacional, estaduais e municipais. O Governo Federal reconhecendo a importância de um espaço para a elaboração e execução de políticas para a juventude, criou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, que coordenam e/ou acompanham projetos bem-sucedidos como o Pró-Jovem, ProUni, Agente Jovem, Primeiro Emprego, Escola de Fábrica, Juventude e Meio Ambiente, Pornaf Jovem, Nossa Primeira Terra.          Esse esforço governamental aponta uma nova direção e um novo desafio para a juventude, que é a organização e a participação política dos jovens. Não basta ficar esperando que a sociedade preocupe-se, da noite para o dia, com os anseios e demandas juvenis. É importante que os próprios jovens comecem, desde a escola, a interessar-se pela política e atuem diretamente, cobrando responsabilidades de governantes, propondo ações e participando de fóruns, conselhos e eleições.Se analisarmos a história do País, veremos que praticamente todas as importante mudanças e conquistas da nação brasileira, contaram com a participação ativa da juventude.          A primeira manifestação estudantil ocorreu, por exemplo, em meados do séc. XVII, ainda na época do Brasil Colônia, quando algumas centenas de estudantes, armados de punhais e poucas armas de fogo, impediram a invasão francesa à cidade do Rio de Janeiro. Depois disso, houve uma grande e importante participação jovem na Inconfidência Mineira. Um pouco mais tarde, movimentos assinados por jovens recém-chegados da Europa, influenciaram positivamente na abolição da escravatura e na Proclamação da República. Na década de 60, entidades estudantis e juvenis estiveram à frente da campanha "Petróleo é Nosso" e contra a ditadura militar que interrompeu nossa democracia, nossos direitos civis, e também a vida de lideranças políticas jovens, como Edson Luís, Honestino Guimarães e Alexandre Vanucchi, que foram mortos nos porões da ditadura. Recentemente saímos às ruas à busca do direito ao voto para Presidente da República, na campanha das Diretas-Já. Em 1992, voltamos às ruas e pintamos os rostos pelo "impeachment" de Collor no movimento dos "Caras-Pintadas" que foram fundamentais para o resgate da soberania e da democracia do nosso povo. Nos dias atuais notamos uma revolução da juventude pelas redes sociais, que marcam protestos conta a corrupção, a favor do meio ambiente e a proteção dos animais, ações estas que vem resgatar o “elo perdido ao longo do tempos entre a política e a juventude”.  Atualmente, a juventude é a faixa etária com maior número de brasileiros e precisa estar presente em todas as instâncias de necessidades da vida do povo para enfrentar os desafios sociais existentes e ter condições de criar bases para o desenvolvimento do país. Por isso, é fundamental que os jovens se organizem, participem diretamente da política e pratiquem a democracia participativa. Dados coletados em diversas fontes, em especial, Projeto Juventude e Folha de São Paulo ( Fragmentos do texto retirados do site jornaldedebates)

                                                                                                                            THIAGO IANI