sábado, 31 de março de 2012

Urgente: Sindicato dos Professores de SB convoca todos os funcionários públicos para manifestação na segunda ( 02 de abril).


Sindicato dos professores de Santa Bárbara d’ Oeste , convoca todos do trabalhadores públicos municipais para manifestação em frente a prefeitura na segunda feira 02 de abril  às 17h00.


Profºs e servidores-Dae farão manifestação na 2ª para pedir aumento

Em reunião realizada na noite de hoje, os professores da rede municipal e servidores do Dae decidiram dar prazo até segunda-feira (2) para que o pref. Mário Heins (PDT) se manifeste a respeito do pedido de aumento de 14% feito pelas duas categorias. Caso isso não aconteça uma manifestação está marcada para às 17h, em frente a prefeitura. Se ainda assim não houver avanço nas negociações, uma paralisação de 24 horas deve acontecer na quarta-feira (2). O Sinprosbo, sindicato dos professores em formação, aguarda também o posicionamento do Sindicato dos Servidores a respeito da retomada das negociações, após rejeição da proposta feita pelo prefeito, de 2,4% de aumento real, mais o repasse da inflação (5,4%). Fonte: Novo Momento

Multas podem crescer 10% em Santa Bárbara neste ano

Se média for mantida até o final do ano, o número pode superar em cerca de 10% a quantidade registrada em 2011.

Até o último dia 28, 8.114 multas de trânsito foram aplicadas em Santa Bárbara d'Oeste. Se a média for mantida até o final do ano, o número pode superar em cerca de 10% a quantidade registrada em 2011, quando 30.673 infrações aplicadas através dos radares e de agentes da fiscalização.
Para o secretário de Segurança e Trânsito e Defesa Civil do município, Eliel Miranda, a possível elevação se deve ao proporcional aumento da frota na cidade.

A cidade possui cinco pontos de radar fixo: três na Avenida Santa Bárbara, um na Avenida Hermínio Romano e um na Avenida Alfredo Contatto. Já a frota do município conta com cerca de 110 mil veículos.

"O que me preocuparia é se as multas tivessem um aumento gritante, o que não é o caso. Existe um natural aumento da frota, e acaba sendo inevitável aumentar também o número de multas aplicadas. O importante é trabalharmos para mudar a educação do motorista no trânsito, para que cada vez mais as pessoas tenham consciência de como devem agir", afirmou Miranda, que assegurou que a destinação das multas é regida pelo artigo nº 320 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), beneficiando exclusivamente ações de trânsito.

"As multas sempre vão acabar surgindo porque existe o desrespeito, principalmente em paralisação em lugares proibidos e flagrantes de pessoas dirigindo e falando no celular. Mas não há uma 'caça às bruxas' ou coisa do tipo para forçar a arrecadação com multas, muito pelo contrário", completou.
Fonte: O Liberal

Inspeção vai checar poluentes

Motoristas poderão fazer inspeção veicular gratuita quinta-feira em Santa Bárbara d’Oeste. O serviço será oferecido pela linha de inspeção da seguradora Porto Seguro. As inspeções serão realizadas no posto de gasolina Graal, no quilômetro 125 da Rodovia Bandeirantes, na pista norte, das 14h às 18h.
Serão analisados diversos itens de segurança, como sistema de freios e suspensão, alinhamento, bateria e alternador, além da avaliação da quantidade de poluentes emitidos pelos automóveis.
Cada motorista que passar pela inspeção receberá um relatório com a análise de emissão de poluentes do veículo, contendo a quantidade de gás carbônico que o mesmo lança, em comparação com a quantidade adequada.Fonte: Todo Dia

sexta-feira, 30 de março de 2012

SB: Servidores rejeitam 2% de Mário

Em assembleia tumultuada os servidores rejeitaram por unanimidade a proposta de 2,4% de aumento real mais o repasse da inflação (5,6%) feita pelo pref. Mário Heins (PDT). Cerca de 60 servidores, incluindo professores e funcionários do Dae, participaram da reunião e disseram não. Após a votação houve bate-boca entre servidores e dirigentes do sindicato. O advogado da entidade Alexandre Bonfim e o servidor do Dae Nilton Costa trocaram empurrões e foram separados por guardas municipais. O impasse surgiu quando os servidores questionaram o sindicato a respeito do excesso de comissionados no governo. O presidente da entidade Walmir Silva, informou que o resultado será levado ao prefeito e uma reunião deve ser marcada para discutir uma nova proposta.

Intimidação: A maioria dos servidores presentes se sentiu intimidada e reclamou do excesso de viaturas da Guarda Municipal que cercaram a sede do sindicato. Antes do início da assembleia foram vistos pelo menos 12 veículos no local.

Comentário: Sem alarde o sindicato agendou a assembleia e esperava aprovar a proposta do prefeito. Porém, a presença de professores e funcionários do Dae surpreendeu os sindicalistas. Como eram maioria conseguiram convencer os demais a votar contra. Professores e servidores do Dae se uniram e reivindicam 14% de aumento, o que dificilmente será conseguido. A criação de um sindicato dos professores, ainda em trâmite, gerou a queda de braço que impede qualquer tipo de acordo com a categoria.
Fonte: Novo Momento

quinta-feira, 29 de março de 2012

Servidores de Santa Bárbara terão 2% de aumento real de salários; guardas passarão a agentes de trânsito





Depois de afirmar que os funcionários municipais não teriam aumento real no dissídio coletivo da categoria e sim apenas o repasse da inflação, o prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Mário Heins (PDT), voltou atrás e decidiu conceder aumento real de 2% aos servidores públicos. 
O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, Walmir Alfredo Silva, em reunião com a comissão da Guarda Civil Municipal, que vem negociando melhorias salariais para a categoria. Segundo ele, o índice de reajuste deve ficar na casa de 8%. Para os guardas municipais, ficou definido que 75 patrulheiros passarão a atuar como agente de trânsito, ganhando com isso, gratificação salarial de 20% sobre o salário base. Assim, toda a corporação com cerca de 150 homens e mulheres, passará a atuar como agentes de trânsito, recebendo o benefício remuneratório do cargo. A cesta básica mensal dos servidores deverá ir para R$ 280.
O sindicato convocou uma assembleia geral dos trabalhadores para esta quinta-feira (29), a partir das 17h30, na sede do sindicato, na rua João Lino, centro, para aprovação do índice salarial negociado com a administração municipal. Depois, o prefeito deverá encaminhar para a Câmara o projeto de lei concedendo o aumento para votação e aprovação dos vereadores. Fonte: SBNotícias

São Paulo terá atestado médico digital

Atestado digital: número único será gerado e poderá ser usado pelos empregadores para a verificação da autenticidade do documento apresentado (Thinkstock)
Os médicos do estado de São Paulo terão uma ferramenta para emitir atestados digitais a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de abril. A novidade, lançada pela Associação Paulista de Medicina (APM), permitirá que empregadores verifiquem pela internet a autenticidade dos documentos apresentados por seus funcionários. O recurso, garante a associação, ajudará a combater fraudes no sistema de saúde.

"Não temos uma dimensão exata das fraudes, mas sabemos que é uma coisa muito comum", afirmou o médico Florisval Meinão, presidente da APM. Segundo ele, muitos médicos são chamados às delegacias para prestar esclarecimentos sobre atestados emitidos em seus nomes. O documento digital teria, portanto, a finalidade de provar que se trata de um atestado autêntico.


Para emitir o chamado e-atestado, o médico deverá ter um documento eletrônico de identidade (e-CPF) e registrar as informações do paciente nos campos indicados no site da APM. Cada atestado, que custará R$ 1, terá um número único, que poderá ser usado pelos empregadores para a verificação da autenticidade do documento apresentado.
Fonte: Veja

Terapia antirretroviral não elimina vírus HIV do sêmen

Pesquisa americana aponta que, em um grupo de 83 pacientes soropositivos que não tinham o vírus detectável no sangue, 25% tinham o vírus no sêmen.

Vírus HIV infectam glóbulos vermelhos: mesmo indetectável no sangue, vírus pode ser transmitido pelo sêmen (Thinkstock)

 O uso diário de drogas antirretrovirais no tratamento do HIV já se mostrou eficaz em evitar a transmissão do vírus entre casais heterossexuais. Mas, de acordo com um estudo recente publicado no periódico Aids, a terapia não consegue suprimir completamente o vírus do sêmen de homens HIV positivos. A pesquisa, realizada com 101 homens já diagnosticados com HIV que fazem sexo com homens, apontou que, dos 83 que não tiveram o vírus detectado no sangue, 25% tinham o vírus no sêmen.

A descoberta, alertam os pesquisadores da Universidade de Boston, pode indicar um potencial risco de transmissão entre esse grupo de homens, que são altamente suscetíveis à infecção pelo HIV. Aproximadamente 33,3 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV/Aids, sendo que 2,6 milhões de novas infecções acontecem todos os anos. O sexo feito sem proteção (sem o uso de camisinha) é a causa mais comum de transmissão, e o sêmen de homens infectados é uma importante fonte do vírus.
Apesar da epidemia de HIV/Aids ser distribuída em porcentagens iguais entre homens e mulheres na África Subsaariana (principal foco da doença), no resto do mundo a divisão não é igualitária. Nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, por exemplo, a maioria dos casos está concentrada entre o grupo de homens que fazem sexo com homens (o termo homossexual não se aplica a esse grupo de homens, uma vez que ele engloba demais orientações sexuais, como a bissexualidade).
A terapia com o coquetel de antirretrovirais, considerado o tratamento primário para o HIV/Aids, consiste numa combinação de drogas potentes. Geralmente, esses medicamentos conseguem suprimir os níveis de HIV tanto no sangue como no sêmen, evitando a transmissão do vírus entre parceiros sexuais. Entretanto, o grupo de homens estudado tem uma alta prevalência de doenças sexualmente transmissíveis (DST), que são um conhecido fator de risco para a transmissão do HIV.
Pesquisa – Para o levantamento, foram recrutados 101 homens. Todos tiveram medidos os níveis de HIV no sangue e no sêmen. Os níveis do vírus no sêmen foram ainda correlacionados com outras possíveis variáveis clínicas, comportamentais e biológicas. Descobriu-se, então, que 18% dos homens tinham o HIV no sangue, apesar de estarem em tratamento com antirretrovirais. Desses, metade tinha o vírus também no sêmen.
No entanto, dos 83 homens que não tiveram o HIV detectado no sangue, 25% tinham o vírus no sêmen. A detecção do HIV no sêmen foi altamente associada ao comportamento sexual de alto risco (desprotegido), a infecções transmissíveis sexualmente e inflamações genitais. "Nossos estudos fornecem evidências de que infecções e inflamações genitais são comuns em homens que fazem sexo desprotegido com homens. Esses fatores podem facilitar a infecção pelo vírus no trato genital, mesmo quando a terapia com antirretrovirais está sendo feita e não há detecção do HIV no sangue", diz Joseph Politch, coordenador do estudo.
Como esse grupo de homens é mais vulnerável à infecção pelo HIV do que os heterossexuais, a descoberta tem um importante significa clínico. "Esses homens podem acabar acreditando que têm risco baixo, por conta dos medicamentos. Mas, até que informações mais precisas estejam disponíveis, é prudente o uso de camisinhas", diz Politch.
Os pesquisadores esperam agora estender a pesquisa para estudar os efeitos das novas linhas de drogas antirretrovirais. Isso porque esses novos medicamentos podem ter efeitos diferentes na supressão do vírus em diferentes partes do corpo. "Isso pode ter uma implicação importante na prevenção do HIV", diz Kenneth Mayer, coautor do estudo. Fonte: Veja

 

Lei Seca pode ter mudança

Diante da polêmica gerada pela decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a Lei Seca, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu hoje (29) que o Congresso Nacional modifique a lei.
"Há uma decisão final e isso faz com que nós tenhamos que, rapidamente, dialogar com os líderes no Congresso para modificarmos a lei. Se a lei, da forma que está redigida, não tem condições de atingir a punibilidade que nós precisamos para esses casos, nós temos que mudar", disse o ministro.
Entre as mudanças pretendidas pelo governo está retirar da lei a dosagem alcoólica que caracterizaria o crime; permitir que uma pessoa em visível estado de embriaguez possa ser condenada e utilizar como provas depoimentos de testemunhas e filmes. Dessa forma, o ministro acredita que o bafômetro será mais utilizado como forma de provar inocência diante de uma suspeita do que como instrumento de acusação.
"O bafômetro, que hoje é elemento necessário para a condenação, passará a ser um instrumento da defesa de uma pessoa que quer demostrar que não está em estado de embriaguez", acredita o ministro.
Cardozo disse que não considerou uma surpresa a decisão do STJ de aceitar como provas de embriaguez somente o teste do bafômetro ou o exame de sangue. "Eu acredito que isso já estava desenhado em decisões anteriores da Justiça. Foi por essa razão que o Ministério da Justiça se preocupou e ainda hoje se preocupa em buscar a mudança da lei", destacou.
"É necessário que agora a lei seja alterada, justamente para que nós possamos continuar tendo uma ação muito dura em relação àquelas pessoas que, de forma irresponsável, bebem e dirigem. O Judiciário já se pronunciou na interpretação que deu a esta lei. Portanto, a partir do momento que consolida essa interpretação, nós temos que ser ágeis. Temos que adequar aquilo que nós precisamos a um novo texto legislativo. Queremos coibir, com muito vigor, o ato de irresponsabilidade, que é o de beber e dirigir", disse o Ministro.
Cardozo explicou que a maior parte das mudanças que o governo quer na lei já está em curso em projetos de lei que já tramitam no Congresso. Essas mudanças, na avaliação do ministro, não devem passar pela reforma do Código Penal, que envolve muitos temas e pode ser muito mais demorada.
"São projetos que já estão em curso, porque nós já antevíamos esse problema. Já estava claro que alguns magistrados interpretavam que o bafômetro era indispensável para uma condenação. Já no ano passado iniciamos um processo de discussão com lideranças, tanto da Câmara quanto do Senado, justamente para viabilizar essa mudança". Fonte: Agência Brasil

Estados receberão R$ 81,03 milhões para financiar campanhas de vacinação

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (29) no Diário Oficial da União define R$ 81,03 milhões da União para financiar campanhas de multivacinação e de imunização contra a influenza sazonal e a raiva animal, este ano.
Os recursos destinados à Campanha de Multivacinação vão financiar a Campanha Nacional contra Poliomielite, a de atualização do esquema vacinal das crianças menores de 5 anos de idade e o monitoramento rápido de coberturas para avaliação da situação vacinal de pessoas nessa faixa etária.
O trabalho de monitoramento é voltado para a análise da cobertura, a fim de saber até que ponto a população-alvo está sendo atendida. Serve também para analisar as informações sobre os gastos para verificar, por exemplo, se os benefícios justificam os custos ou se as atividades cumprem requisitos legais e fiscais.
A definição dos recursos a serem alocados nas secretarias estaduais de Saúde e nos municípios deverá ser pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e informada ao Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, em até 30 dias, a partir de hoje (29). Fonte: Agência Brasil

Vacinação contra gripe começa em 5 de maio; campanha também vai imunizar contra HIN1

A campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal ou gripe comum será feita entre os dias 5 e 25 de maio. A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, vai imunizar também contra a influenza A(H1N1) – gripe suína.
O público-alvo da campanha inclui idosos (a partir de 60 anos), população indígena, crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 2 anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde.
A pasta informou que, apesar dos casos de infecção e morte por H1N1 registrados nas regiões Norte e Nordeste em pleno verão brasileiro, não há previsão de antecipação da campanha.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, onde pelo menos duas mulheres grávidas tiveram a doença, o período de chuva provoca maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que facilita a disseminação do vírus.
Dados do ministério indicam que, no ano passado, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal. Em 2011, assim como este ano, quem recebeu a vacina também ficou imunizado contra a gripe suína. Fonte: Agência Brasil

DAE de Santa Bárbara descumpre prazo para explicações

Órgão deveria ter informado providências até segunda-feira; denúncia aponta que ETE despeja 30% sem tratar.
 
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste descumpriu o prazo para entregar a documentação exigida pelo MPE (Ministério Público Estadual) sobre as medidas tomadas para diminuir os problemas no tratamento do esgoto. A promotora Alexandra Facciolli havia determinado que a autarquia entregasse a documentação até segunda-feira. O DAE teve 15 dias para cumprir o prazo.
No dia 7 de fevereiro, o funcionário Nilton Costa da Silva, em denúncia ao MPE, relatou problemas no tratamento de esgoto da ETE Toledos 1. Segundo Costa, cerca de 30% do esgoto era lançado in natura no Ribeirão dos Toledos e os equipamentos danificados não permitiam o tratamento correto dos dejetos.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) constatou problemas operacionais e deficiência no tratamento da estação.
A ETE Toledos 1 é responsável pelo tratamento de 48% do esgoto de Santa Bárbara. As estações Toledos 2 e Barrocão deveriam ser construídas para solucionar o deficit no tratamento, mas as obras da primeira ainda não foram iniciadas e as da segunda, interrompidas.
‘BREVE’
Ontem à noite, Alexandra informou que irá notificar novamente o DAE para que a autarquia responda “o mais breve possível”, antes de tomar qualquer outra medida.
A assessoria de imprensa do órgão público argumentou que a entrega da documentação atrasou por causa de “detalhamentos dos projetos”. O órgão disse que a promotora aceitaria prazo de 20 dias - o TodoDia não conseguiu confirmar a informação com o MPE.
Alexandra preferiu não definir um novo prazo para aguardar a resposta. No documento solicitado pela promotora, o órgão deverá informar quais medidas estão sendo tomadas sobre o plano diretor para o esgoto sanitário referente a 2012.
Alexandra quer os orçamentos da reformulação da ETE Toledos 1. Ela também deseja saber quais os valores em financiamentos recebidos para as obras. A Cetesb ainda apontou ações que podem amenizar o problema no tratamento de esgoto no município. A promotora pediu um relatório ao DAE para apurar quais medidas estão sendo colocadas em práticas com base nas solicitações da Cetesb.
Segundo a promotora, a causa da queda na eficiência da estação foi atribuída pelo DAE, em reunião, a “problemas operacionais” e aumento da carga de esgoto. Alexandra lembrou que a ampliação da estação estava prevista para o fim de 2011. “Está acontecendo alguma coisa que motivou isso. Essa estação sempre foi exemplar”, disse. Fonte: Todo Dia.

Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Santa Bárbara convoca assembleia geral para hoje ( 29 )

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Walmir) convocou uma assembleia geral dos trabalhadores para esta quinta-feira (29),  a partir das 17h30, na sede do sindicato, na rua João Lino, centro, para aprovação do índice salarial negociado com a administração municipal. Depois, o prefeito deverá encaminhar para a Câmara o projeto de lei concedendo o aumento para votação e aprovação dos vereadores. Fonte: Novo Momento.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Instituto Butantan começa a testar em humanos vacina contra dengue

O Instituto Butantan vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos. O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP), avaliará a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina, que é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue após a administração de apenas uma dose. A estimativa do instituto é que a vacina esteja disponível para a população em três anos.
Para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 e 50 anos de idade. Segundo o Butantan, os resultados dos testes de segurança serão obtidos logo no primeiro ano de análise, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação.
“Esse é um passo muito importante para a saúde pública e para a ciência, representando um avanço significativo na prevenção da dengue. A vacina já se mostrou segura e imunogênica em estudos anteriores e esperamos obter o mesmo sucesso nessa nova etapa”, avaliou Alexander Precioso, diretor médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan.
Hoje (28), a Secretaria de Saúde paulista divulgou mais um balanço da doença em São Paulo. De acordo com os dados, o número de casos registrados entre 1º de janeiro e a semana passada caiu 93% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 2.247 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) de dengue. No mesmo período do ano passado, houve 32.549 casos confirmados da doença.
Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à secretaria pelo Sinan (408), seguida pelos municípios de Pontal (300) e Potim (200). As regiões do Vale do Paraíba, de Ribeirão Preto e Araraquara concentram 67% dos casos de dengue no estado, com 1.350 confirmações.
Até o momento, foi confirmada uma morte por dengue no município de Pontal, região de Ribeirão Preto, ocorrida em janeiro. No ano passado, 50 pessoas morreram por causa da doença. Em 2010, foram registradas 140 mortes dengue. Dos 645 municípios paulistas, 490 não registraram nenhum caso da dengue até agora. Fonte: Agência Brasil

Moradores do Cidade Nova e do São Joaquim reclamam de serviços feitos pela metade


O reparo de rede de água e esgoto está gerando reclamação por parte de alguns moradores. Após o serviço executado por servidores do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d'Oeste, as vias deveriam ser arrumadas, o que não vem ocorrendo de acordo com populares revoltados.

Na Rua Cuiaba, nas proximidades do nº 1.010, bairro Cidade Nova, a situação acontece. "O DAE veio fazer o serviço e deixou o buraco. Os carros passam e espalham as pedras. Faz mais de dois meses que consertaram e deixaram assim a rua", disse o morador, Ronaldo Jesus dos Santos.
O problema também acontece na Rua Analândia, nº64, no Jardim São Joaquim. "Consertaram a rede de esgoto e falaram que iriam voltar depois de 10 dias para tapar o buraco, mas passou cerca de 20 dias e nada. Ontem vieram lavar a rua, mas a frente da nossa casa é afetada também". Fonte: SBNotícias

População conta com posto móvel do Sebrae em SB

Uma unidade móvel do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários) permanece até amanhã (29) em Santa Bárbara d'Oeste. O posto de atendimento está na Praça da Migração, no Jardim Pérola.
Na unidade itinerante, os interessados podem contar com todos os serviços oferecidos pelo Sebrae em seus escritórios regionais. Nesta quarta-feira (28) segue até às 16h e amanhã, das 9h às 14h.
O posto móvel é um escritório itinerante que conta com ar-condicionado, computadores e acesso à internet sem fio. A orientação aos empreendedores é feita por meio de palestras e atendimentos individuais gratuitos. Na unidade, estarão técnicos para orientar o público sobre temas que vão desde o planejamento do negócio, como preparar melhor o fluxo de caixa e até formas de divulgação da empresa. Fonte: SBNotícias

Justiça manda Mário demitir MHarteman

A Justiça determinou que o pref. Mário Heins (PDT) demita o assessor de comunicação Marcelo Harteman, responsável pelo programa "A Voz do Povo", apresentado na Rádio Santa Bárbara FM. O prazo para o prefeito se manifestar vence amanhã. A decisão é baseada em ação civil proposta pelo Ministério Público em 2011, que acusa o radialista de utilizar a emissora oficial da prefeitura para defender Heins de acusações e atacar seus adversários políticos, além de não cumprir corretamente suas funções. A ação também proíbe a contratação de outro profissional para o cargo. Fonte: Novo Momento

terça-feira, 27 de março de 2012

Vamos compartilhar no " facebook"


Exame de sangue pode prever risco de infarto


Pesquisa americana descobre que um tipo de célula no sangue pode indicar se os pacientes estão prestes a sofrer um ataque cardíaco

Células chamadas endoteliais se encontram em maiores quantidades no sangue de pacientes à beira de um infarto, conclui estudo (Thinkstock)
Cientistas do Scripps Translational Science Institute (STSI) – um instituto de pesquisas localizado na Califórnia, nos Estados Unidos – apresentaram um novo exame de sangue que pode ajudar os médicos a prever o risco de infarto em pacientes. O estudo, publicado na edição desta semana da revista Science Translational Medicine, concluiu que determinado tipo de células pode funcionar como um possível biomarcador da doença. Só no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são 320.000 mortes por problemas cardiovasculares por ano.
A pesquisa envolveu 50 pacientes que, prestes a sofrer ataque cardíaco, procuraram ajuda em quatro prontos-socorros da cidade de San Diego (Califórnia). Usando diferentes sistemas de isolamento de células, os cientistas descobriram que a quantidade e a estrutura das células conhecidas como endoteliais (célula achatada que recobre a face interna dos vasos sanguíneos e o coração) estavam dramaticamente alteradas em pessoas com infarto, quando comparadas com grupos de pessoas saudáveis. Ou seja, testar o sangue de pessoas propensas a ter este tipo de ataque poderia ajudar a prever quais pacientes realmente vão sofrê-lo.

O infarto é um evento súbito em que ocorre uma repentina privação de oxigênio no tecido cardíaco, causada pela obstrução de artérias. O grande segredo para evitar as sequelas de um ataque como este é a abertura precoce da artéria obstruída, a fim de restabelecer o fluxo de oxigênio no órgão – sem oxigênio, as células de parte ou de todo o coração morrem. Por isso é tão importante prever o risco de infarto: quanto mais rápido essa abertura arterial for realizada, menor será o dano ao paciente, sendo também menor o risco de morte.

"A habilidade em diagnosticar um ataque cardíaco iminente é uma importante descoberta, que pode ajudar a mudar o futuro da medicina cardiovascular", afirma Dr. Eric Topol, coordenador do estudo. "A esperança é ter este teste desenvolvido para uso comercial em até dois anos. Ele pode ser ideal para determinar se um paciente está à beira de um infarto ou prestes a sofrer um nas próximas semanas. Por enquanto, nosso teste apenas detecta se a pessoa está vivenciando um ataque ou acabou de passar por um", diz o coautor Raghava Gollapudi.


Usuários de crack ganham espaço de recuperação em São Paulo


Os governos estadual, federal e municipal inauguraram hoje (27) um centro de recuperação para viciados em crack na cidade de São Paulo que conta com equipes multidisciplinares na área da saúde e da assistência social e tem capacidade para atender 1,2 mil pessoas por dia.
Localizado na Rua Prates, no bairro do Bom Retiro, o centro foi inaugurado com atraso de três meses em relação ao trabalho de retirada dos usuários que ocupavam as ruas próximas da Estação da Luz e dos bairros de Santa Cecília e Campos Elísios, na zona central da cidade.
Batizado de Complexo Prates, o empreendimento tem 16 mil metros quadrados e está dotado de locais para convivência, para atividades esportivas, de lazer, oficinas, telecentros, sala de leitura, jardinagem, salas para atendimento psicoterápico, um ambulatório, um centro para atendimento psicossocial para viciados em álcool e drogas, um abrigo para crianças e adolescentes com 20 vagas, e um abrigo para homens, com 120 leitos.
De acordo com a prefeitura, gestora do projeto, se houver demanda acima da capacidade, o atendimento poderá ser feito em um dos 59 centros de Acolhida e 132 abrigos municipais existentes na cidade.
Para o custeio do atendimento aos usuários de crack, o governo federal vai investir R$ 1 milhão por ano, segundo anunciou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou da solenidade de inauguração ao lado do prefeito Gilberto Kassab e do governador Geraldo Alckmin.
O governador de São Paulo informou que durante a retirada dos usuários de crack da região central foram registradas 385 internações voluntárias e 347 traficantes foram detidos dos quais 38 eram fugitivos da Justiça. Fonte Agência Brasil

Arrecadação atinge R$ 71,9 bilhões e é recorde para fevereiro


A arrecadação de impostos e contribuições federais no mês passado atingiu R$ 71,902 bilhões, um recorde histórico para meses de fevereiro, informou hoje (27) a Receita Federal. O resultado representa um crescimento real de 5,91% em comparação a fevereiro de 2011. Em relação a janeiro, a arrecadação teve uma queda de 30,22%.
No acumulado do ano, a arrecadação chegou a R$ 174,482 bilhões, valor já corrigido pela inflação (IPCA). Em comparação ao período acumulado de 2011, a variação foi de 5,99%
De acordo com os dados divulgados pelo governo, tiveram influência na arrecadação de fevereiro, entre outros fatores, a antecipação do recolhimento de impostos do setor financeiro.
A Receita destacou ainda que o comportamento dos indicadores macroeconômicos influenciaram a arrecadação dos impostos. Se por um lado, houve uma queda na produção industrial em janeiro de 3,4% em comparação a janeiro de 2011, o crescimento no volume geral de vendas foi de 7,7% e da massa salarial de 16,51% na mesma comparação.
A secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, dará detalhes da arrecadação do último mês em instantes. Fonte: Agência Brasil 

S.B.O. Compra de apartamento no Orquídeas vai parar no Procon


A compra de apartamentos no Jardim das Orquídeas está gerando questionamentos no Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) de Santa Bárbara d'Oeste. Entre os problemas relatados no órgão, o possível desacordo do contrato em modo geral.
As pessoas após passarem por entrevista estariam querendo o valor já pago de volta, relativo ao fechamento de contrato, uma vez que o subsídio passou por alteração. "Foram oito consultas formuladas, um CIP (Carta de Informação Preliminar) veiculada, uma reclamação de consumidor, uma demanda encaminhada para o Fórum e nove reclamações integradas à Barrocão Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda", informou o Procon.
A empresa é coligada a Housing Brasil Publicidade e Planejamento Imobiliário Ltda de Campinas - SP, conhecida como H Brasil. "Em caso de dúvidas ou reclamações, os munícipes podem procurar a sede do Procon de Santa Bárbara d'Oeste, localizado à Rua João Ridley Bufford, s/nº, Praça do Terminal de Ônibus, no Centro. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Contato: (19) 3455-7345. E-mail: procon@santabarbara.sp.gov.br.", informou o órgão.
Além disso, comentou que a população pode também comparecer diretamente no JEC (Juizado Especial Cível), situado à Rua João Pedro de Toledo Martins, nº 220 - Vila Alves. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 17h.
Procurada, a gerente de vendas da HBrasil, Edith Lima, afirmou que o valor pago é referente a corretagem, já prevista em contrato, não sendo devolvida. Já em relação ao subsídio, explicou que ele é inversamente proporcional a renda conforme determina o projeto Minha Casa Minha Vida. "Tendo alteração na renda se faz uma nova simulação", comentou. Fonte: Diário de Santa Bárbara

S.B.O. Pais estão preocupados com produto jogado em escola no Orquídeas


Alguns pais de alunos do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Angélica Sega Tremocoldi, localizado no Jardim das Orquídeas, estão preocupados com um possível caso de envenenamento. Um produto teria sido atirado onde crianças brincavam na semana passada. A Administração nega ser alimento envenenado.
"Um vizinho da escola teria visto uma pessoa jogar perto das crianças, que ficaram em pânico. Para os pais as histórias contadas são diferentes, não sabemos se é chumbinho ou outra substância, o fato é que algo foi jogado e assustou as crianças", disse a mãe de um aluno, que pediu para manter seu nome em sigilo.
Segundo ela, a direção da unidade escolar teria duas versões para o fato. "Para alguns pais a direção disse que guardou no armário e entregaria para funcionários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fazer uma análise para descobrir o que era. Para outros, foi dito que foi entregue a Polícia Militar. É um caso verídico e as crianças estão em pânico, algumas nem querem mais comer na escola", afirmou.
Procurada, a Secretaria de Educação informou, por meio de assessoria de imprensa, que não se trata de alimento envenenado. "Foram jogados de maneira criminosa, no gramado da instituição, grânulos de cor rosa, que aparentam ser veneno de rato. A partir do momento que a Secretaria tomou conhecimento, um boletim de ocorrência foi registrado e o caso passou a ser investigado pela polícia. O material foi encaminhado ao CCZ para análise".
Ainda na semana passada, duas professoras foram afastadas da escola. A decisão do afastamento foi tomada após pais de alunos reclamarem que as educadoras ofenderam e ameaçaram algumas crianças. Mães inclusive registraram TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrências) na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) contra as educadoras. Os casos foram encaminhados à Corregedoria do Município e uma investigação é realizada pela Administração. Fonte: Diário de Santa Bárbara

domingo, 25 de março de 2012

Justiça determina que prefeitura de SP indenize moradora por bens perdidos em enchentes

Uma moradora do Parque Guarani, na zona leste de São Paulo, obteve uma sentença favorável da Justiça após processar a prefeitura de São Paulo, por ter perdido todos os bens em enchentes. A decisão do juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública da capital, condenou o governo municipal a indenizar Maria das Graças de Jesus em R$ 100 mil por danos morais e em R$ 62 mil por danos materiais. A prefeitura recorreu da sentença. As informações foram repassadas da Defensoria Pública de São Paulo.
Em entrevista à Agência Brasil, Maria das Graças disse que perdeu todos os bens em três enchentes ocorridas entre novembro de 2009 e março de 2010. “A primeira foi em 2009, quando meu muro caiu e a água invadiu minha casa”, contou. De acordo com a defensoria, a primeira enchente ocorreu por causa do transbordamento de um córrego sujo que atravessa o bairro. As águas arrastaram um automóvel estacionado na rua, que bateu no muro da casa de Maria das Graças.

Na primeira enchente, Maria das Graças perdeu todos os objetos pessoais, móveis e eletrodomésticos. “Vivi de doação e repus tudo o que eu tinha, tudo doado”, relatou. Na época, ela enviou uma carta à prefeitura pedindo providências, mas o problema não foi resolvido.

“Em 2010, ocorreu de novo. O muro caiu, invadiu minha casa. [Subiu] 1,5 metro de água. E eu fui para cima. Fui orientada então a procurar os advogados do estado”, contou ela. Um mês depois, nova enchente, e os bens que ela tinha recebido como doação foram perdidos. Em julho de 2010, Maria das Graças procurou a Defensoria Pública.

Na ação, a defensoria cobra a responsabilidade da prefeitura para evitar o transbordamento do córrego e a consequente enchente. “Como sou cidadã, pago imposto, pago taxa de lixo, contribuo com o INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], acho isso um descaso total. Não devo nada para a prefeitura”, disse Maria das Graças.

Segundo a defensora pública Renata Tibyriçá, que atua no caso, tem aumentado o número de pessoas que procuram a defensoria para obter alguma reparação por danos sofridos em enchentes. “Felizmente as pessoas estão se conscientizando e pleiteando alguma reparação quando são vítimas de enchentes. Essa sentença do Judiciário abre mais um precedente para que as pessoas afetadas busquem do Poder Público reparação para seus prejuízos”, informou por meio de nota. Fonte: Agência Brasil

Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose: OMS alerta para epidemia oculta entre crianças

Crianças de até 15 anos com tuberculose frequentemente não são diagnosticadas por duas razões: falta de acesso a serviços de saúde ou falta de preparo dos profissionais para reconhecer sinais e sintomas da doença entre pessoas desse grupo. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS) que lembrou ontem (24) o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.
A entidade ressaltou que foram feitos progressos no combate à doença – o total de mortes registradas caiu 40% em relação a 1990. Ainda assim, a tuberculose entre crianças configura, segundo a OMS, uma epidemia oculta na maioria dos países.

Ao todo, 200 crianças morrem todos os dias em razão da tuberculose – ainda que o custo para prevenir a doença seja US$ 0,03 por dia e o custo do tratamento para curar a doença seja US$ 0,50 por dia.

A estimativa é que pelo menos 500 mil bebês e crianças sofram com a doença todos os anos, enquanto 70 mil morram. Crianças menores de 3 anos e as que enfrentam desnutrição severa e que têm o sistema imunológico comprometido apresentam maior risco de desenvolver tuberculose.

“Com melhor treinamento e harmonização dos diferentes programas que promovem serviços de saúde para crianças, agravamentos de quadro e mortes provocadas pela tuberculose podem ser prevenidos em milhares de crianças todos os anos”, informou a OMS.

A maioria das famílias vulneráveis à tuberculose, segundo a entidade, vive na pobreza e sabe pouco a respeito da doença e sobre como conseguir tratamento. Quando um adulto é diagnosticado com tuberculose, por exemplo, não são feitos esforços para checar se alguma criança que convive com aquela pessoa também foi infectada.

A única vacina capaz de prevenir formas graves de tuberculose é a chamada BCG (bacilo de Calmette e Guérin), aplicada em crianças e adultos sob a forma de injeção intradérmica.

O sinal mais comum da tuberculose é a tosse seca e contínua por mais de três semanas. A transmissão é de pessoa para pessoa, quando o doente fala, espirra ou tosse. De acordo com o Ministério da Saúde, somente de 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch desenvolvem a doença.

Na próxima segunda-feira (26), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, apresentam o balanço do número de casos de tuberculose no Brasil nos últimos anos. Na ocasião, também será apresentada a nova campanha para conscientizar a população sobre os cuidados e o tratamento para o enfrentamento à doença. Fonte: Agência Brasil

Amplasol reivindica melhorias em ponte de madeira que liga os bairros Planalto do Sol e Conjunto dos Trabalhadores

As condições da pinguela, que liga os bairros Planalto do Sol e Conjunto dos Trabalhadores, têm apresentado riscos aos moradores. A passagem utilizada pelos pedestres está precária. Outro problema no local é o mato alto e o despejo de entulhos e lixo.
O vice-presidente da Amplasol (Associação dos Moradores do Planalto do Sol), Valdir Brandão, informou que estão preocupados com a situação do local. Ele disse que a ponte é utilizada por muitas mulheres e crianças. Na semana passada, relata que uma mulher sofreu uma ameaça no local. "Nós não temos outra ligação entre os bairros a não ser dar a volta pela Avenida Antonio Pedroso. Precisamos de uma ponte segura, iluminada e que o mato seja capinado", reivindicou.
Mais um problema da área é o despejo de entulhos tanto por pessoas com carros, carroças e carrinhos de mão. Segundo Brandão, no acesso ao terreno havia alguns tubos o que dificultava a passagem para o despejo de entulhos, mas, foram retirados. Brandão recordou que no início da administração do prefeito Mário Heins foi prometida a construção de uma área de lazer e esporte com lagos e piscina, nas margens do Córrego Mollon, entre as Avenidas Antonio Pedroso e Santa Bárbara. Contudo, até hoje aguardam uma solução para a área. "Nós pedimos a área de lazer e esporte, mas, foi prometido até mais, como piscina", disse.
A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste informou, por meio da assessoria de imprensa, que o setor de limpeza e de serviços urbanos da Prefeitura esteve esta semana no local e verificou a situação. O serviço entrou para o cronograma de serviços que atenderá a demanda em breve.
O setor de comunicação orientou que é sempre muito importante que a população registre sua solicitação/reclamação na Ouvidoria da Prefeitura, por meio do telefone 156. Assim, o pedido entra no cronograma de serviços do setor. Em caso de chuva poderá haver atraso nas operações.A programação está sujeita a alterações devido ao atendimento de casos emergenciais.
Em relação de acúmulos de lixo, caso a situação esteja acontecendo é possível que a população denuncie direto para ao setor de FOP (Fiscalização, Obras e Posturas) (telefone: 3463-7878 - horário comercial) ou então para a Guarda Civil Municipal (telefone: 153 ou 0800 772 8383 - horário não comercial e finais de semana). Fonte: Diário de Santa Bárbara

Moradores reclamam de parquinho público na Vila Brasil

Moradores da Vila Brasil reclamam da atual situação do parquinho público infantil localizado no bairro de Santa Bárbara d'Oeste. Além do mato alto e sujeira, os pais pedem manutenção frequente nos brinquedos que, segundo eles, já apresentam falhas.
O munícipe Fernando Oliveira questiona a frequência da manutenção dos brinquedos do parque. "Os moradores estão revoltados com a situação dos brinquedos e com o mato alto que já invadiu o local. Já não sabemos a data em que o local recebeu limpeza e pelo que os vizinhos contam é muito raro a manutenção nos brinquedos", afirma.
Outro morador que preferiu não se identificar reclama do estado dos brinquedos. "Alguns já foram retirados e estão encostados no fundo do parquinho. Esses brinquedos não recebem manutenção há um bom tempo e os pais se preocupam em deixar os filhos utilizar a área de lazer. Alguns estão enferrujados e já apresentam falhas. É lamentável e preocupante", afirma.
Procurada, a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste informou, via assessoria de imprensa, que a Secretaria de Obras e Serviços foi notificada e irá até o local para verificar as situações apresentadas e tomadas as medidas cabíveis.
A Prefeitura frisou ainda que "é importante que a população protocole suas solicitações por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156. Assim, o serviço é encaminhado ao departamento competente para que entre em seu cronograma de trabalho", explica. Fonte: Diário de Santa Bárbara

Rede Estadual: Reforço escolar tem mudanças a partir de maio

A rede estadual de ensino de São Paulo não deve ter mais as tradicionais aulas de reforço fora do período regular escolar. A medida, de acordo com a Secretaria do Estado de Educação, foi tomada após o sistema de recuperação não ter apresentado resultados satisfatórios.

"A gente sempre vê com preocupação, pois todo espaço que a escola cria para o aprendizado é importante para o aluno. Até então o aluno era convocado para vir em horário contrário para o reforço de matemática e português. Agora será no mesmo período de aula e será um trabalho dentro da sala de aula com cerca de 38 a 40 alunos", opinou o secretário da subsede da Apeoesp de Americana, José Luís Capeleti.

O Estado alega que a substituição da recuperação paralela se deu por motivos como a baixa frequência de alunos no contraturno e foi uma das solicitações feitas por representantes de profissionais da rede estadual de ensino durante as 15 reuniões nos polos regionais, realizadas no ano passado, que contou com a participação de cerca de 20 mil educadores.
"No nosso pólo chegamos a conclusão que o aluno precisaria de um acompanhamento melhor, mas não no mesmo período. Não discutimos esse assunto aqui, mas pode ter sido tratado nos outros. Sempre defendemos o reforço fora do período escolar", comentou Capeleti.

Os professores-auxiliares passarão a atuar partir de maio, quando já terão sido identificadas as necessidades de recuperação dos alunos. "Quanto às classes com menos de 25, 30 e 40 estudantes, respectivamente, nos ciclos I e II do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a Secretaria da Educação orientará as escolas nas próximas semanas, como já estava previsto, a proceder à recuperação a ser feita pelo docente titular, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona", informou o Estado, por meio de assessoria de imprensa. Fonte:SBNotícias

Moradores do Jardim Conceição fazem reclamação de mau cheiro no Ribeirão dos Toledos

Os moradores e comerciantes do Jardim Conceição na região do Rosas Ville, voltaram a fazer reclamações sobre o mal cheiro no Ribeirão dos Toledos. Nas proximidades do local existe uma boca de lobo que, segundo os moradores, libera esgoto in natura que ocasiona o incomodo.
O diretor do DAE- Departamento de Água e Esgoto, de Santa Bárbara d’Oeste, Celso Cresta afirmou que o despejo de esgoto in natura não ocorre, e que o que pode ocorrer é que algum produto químico despejado pelas indústrias pode matar parte das bactérias aeróbias que digerem o esgoto domestico. “Cheiro de esgoto próximo e estação elevatória é normal, não se trata de proliferação de bactérias perigosas”.
O diretor também afirmou que o liquido branco, visto nas fotos da matéria, não é esgoto in natura. Cresta conta também que a estação será reformada para aumentar a capacidade de tratamento e melhorar o tratamento. Fonte: SBNotícias

quinta-feira, 22 de março de 2012

31 de Março: Terreno com mato alto causa transtornos aos alunos

A falta de manutenção em terrenos na Avenida General Orlando Geisel tem gerado transtorno aos alunos da Escola Estadual Professora Benedicta Aranha de Oliveira Lino. No local há entulho e mato alto, além disso, falta calçada em parte da propriedade que fica localizada no Bairro 31 de Março, em Santa Bárbara d'Oeste.
De acordo com Irene Dias, o local não recebe manutenção há meses e tem atraído insetos na escola. "O mato alto já invadiu boa parte do muro da escola e os alunos já encontraram vários tipos de insetos no pátio. É necessário que tomem providências imediatas, pois uma parte da calçada também não está feita e o portão de acesso à saída dos alunos fica localizado de frente ao mato alto", afirma.
A mãe também teme pela segurança dos filhos durante o horário de saída. "Os pais estão inseguros com essa situação, pois a movimentação de suspeitos no local tem aumentado também", afirmou. Outro ponto que Irene destaca é a falta de calçada no terreno. "Com a falta de calçada no local, os alunos têm que transitar pela rua e no horário de saída o fluxo de carros é constante podendo gerar até acidentes", disse a mãe.
Em nota a Secretaria Estadual de Educação informou que a Escola Estadual Professora Benedita Aranha de Oliveira Lino, em Santa Bárbara d'Oeste, está localizada ao lado de uma área de propriedade privada e que há calçamento até o limite entre unidade e terreno. Neste caso é de responsabilidade da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste autuar, ou, tomar as medidas cabíveis.
Já a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste informou via assessoria de imprensa, que a solicitação de limpeza dos terrenos já foi encaminhada ao setor de limpeza da Secretaria de Obras e Serviços e "que irá até o local verificar a situação e tomar as medidas cabíveis", informou.
A assessoria de imprensa esclarece ainda que caso a área esteja em domínio público a capinação do local será inserido no cronograma de melhorias da Secretaria de Obras e Serviços. Caso o terreno seja particular, o proprietário será intimado a realizar a limpeza e após 15 dias, se não tomadas as medidas cabíveis, o mesmo será autuado.
A Prefeitura também frisou que "é importante que a população protocole solicitações por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156. Assim, o serviço é encaminhado ao departamento competente para que entre em seu cronograma de trabalho", explica.
Fonte: Diário de Santa Bárbara

Última semana para atualização de cadastro do Bolsa-Família

As famílias de Santa Bárbara d’Oeste precisam atualizar seus cadastros do Bolsa-Família até o dia 29 deste mês para não serem excluídas do programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
De acordo com a Secretaria de Promoção Social do município, a atualização cadastral é importante para que o Cadastro Único configure um registro fidedigno da situação das famílias de mais baixa renda do País.
Para se recadastrar, as famílias devem comparecer ao CSU, munidos dos documentos, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (de todos que forem maiores de 16 anos), último holerite, certidão de nascimento, certidão de casamento, recibo de aluguel, extrato do último pagamento, comprovante de endereço (conta de água ou luz, recentes) e declaração escolar dos filhos que estão estudando. É obrigatória a apresentação dos documentos acima citados de todas as pessoas que moram na casa.
O Ministério do Desenvolvimento Social alerta para a importância da veracidade dos dados, que servem para traçar um retrato da realidade dos beneficiários e contribuir para o aprimoramento do programa federal de transferência de renda. Cerca de R$ 1,5 bilhão são transferidos por mês para essa população.
O Bolsa-Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra o “Fome Zero” que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.
O programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional. A depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 32 a R$ 306.
Durante o período, o setor atenderá a população das 8 às 13 horas. A unidade está localizada no CSU (Centro Social Urbano), Sala 02, situado à Avenida de Cillo, s/nº - Sartori. Outras informações através dos telefones (19) 3454 2949 e 3455 2424. Fonte: Diário de Santa Bárbara.

Prefeitura descumpre TAC e atrasa concurso da saúde

Cronograma de seleção que contratará 1.060 servidores não foi seguido.

O cronograma para a realização do concurso que vai selecionar funcionários para a Saúde em Campinas está atrasado. O documento de abertura do processo de seleção deveria ser publicado pela prefeitura na última segunda-feira, de acordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público mas, até ontem, não tinha sido aberto.
O exame para selecionar 1.060 profissionais em substituição aos servidores terceirizados por meio do convênio com o hospital Cândido Ferreira foi a solução encontrada para corrigir o erro, apontado pela Promotoria, na contratação contínua de funcionários sem concurso. Segundo cronograma do TAC, a prefeitura deveria publicar no Diário Oficial até 12 de março a assinatura do contrato com a empresa responsável pela realização do processo seletivo e, até a última segunda-feira, o edital.
A prefeitura alega que não está descumprindo o cronograma do TAC porque o acordo é flexível e prevê alterações, desde que o MP seja informado. Mas, segundo o acordo firmardo em janeiro, a “eventual impossibilidade de cumprimento dos prazos fixados” deve ser informada com 15 dias de antecedência. Apesar disso, a prefeitura admitiu que a Promotoria ainda não havia sido comunicada sobre esse atraso, o que ocorreria ontem. Procurado, o MP não deu retorno à reportagem até o fechamento desta edição. A informação da assessoria era de que o promotor Geraldo Cabañas estava em audiência e não poderia atender.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o atraso ocorreu porque das cinco empresas que demonstraram interesse em realizar o concurso, nenhuma apresentou todos os documentos exigidos. Enquanto a documentação não estiver completa, a Secretaria de Gestão e Controle não pode dar andamento ao processo. As empresas são selecionadas por meio de convite, porque esse tipo de serviço dispensa licitação. A empresa contratada não recebe pagamento da prefeitura, mas obtém lucro através do recolhimento das taxas de inscrição para o concurso.
ATRASO
O atraso, no entanto, compromete as outras etapas do processo de seleção, como recebimento de inscrições, realização de provas, além da homologação do concurso, que podem sofrer modificações. O concurso público foi a alternativa encontrada para resolver um erro apontado pela Promotoria em um convênio assinado com o hospital Cândido Ferreira em 2008, que venceu no último dia 2 de fevereiro, e que poderia resultar na demissão imediata de 1.308 servidores terceirizados.
As rescisões dos contratos de trabalho, prevê a prefeitura, só devem ocorrer depois do concurso e a contatação dos candidatos aprovados, prevista pelo cronograma do TAC para ocorrer em julho. Em reunião no Sindsaúde (Sindicato da Saúde), representantes da Secretaria de Recursos Humanos informaram que o cronograma de dispensa será definido. Mas em um pré-acordo, ficou estabelecido que as homologações das rescisões de contratos deverão ocorrer sempre nos dias 15 e 30 de cada mês. Fonte: Todo Dia

terça-feira, 20 de março de 2012

Corrupção na saúde tem que ser tratada como crime hediondo, defendem deputada e entidade médica

Os casos de corrupção envolvendo desvio de verba pública para a saúde devem ser tratados como crimes hediondos, pois acarretam no final do processo a perda de vidas. A opinião é da deputada estadual Janira Rocha (PSOL), ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev).
“Crimes que atentam contra a vida da população têm que ser encarados de forma hedionda. Não é possível que tenhamos milhares de pessoas morrendo nos hospitais públicos, em uma situação de quase genocídio. Estamos falando de bandidos, pessoas que cometeram crimes de corrupção, fraudando licitações e aliciando servidores públicos. E lugar de bandido é na cadeia”, disse.

Ela propõe a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para investigar o desvio de verbas na saúde estadual, independentemente da possível criação de outra CPI no Congresso.

Também para o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze, a questão da corrupção na saúde deve ser agravada na forma da lei para permitir a punição exemplar dos criminosos.

“É preciso acabar com a impunidade, pois é ela que alimenta a corrupção. É necessário tratar esses desvios como crimes hediondos, com uma pena mais dura, assim como já ocorreu com a falsificação de medicamentos, que teve uma redução substancial. O dinheiro da saúde tem um alto valor social, porque lida diretamente com a vida das pessoas. É necessário que o Congresso reveja a lei para que os responsáveis sejam exemplarmente punidos”, destacou Darze.

Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Rio de Janeiro (Sindsprev-Rio), Julio Tavares, as imagens mostradas pela TV Globo de casos de fraude em licitações em um hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são apenas “a ponta do iceberg”.

“Não adianta cancelar as licitações e chamar o segundo colocado, porque este também está envolvido. Tem que levantar a situação mais a fundo e fazer com que os acusados devolvam o que roubaram do Erário público”, disse o sindicalista, que defende a reavaliação dos serviços de terceirização efetuados no país nas últimas décadas, para que se retome a estatização em determinadas funções, por meio dos concursos públicos. Fonte: Agência Brasil 

Alistamento eleitoral: Campanha incentiva participação dos jovens

Foi iniciada ontem uma campanha nas emissoras de rádio e televisão em todo o Brasil para esclarecimento da Justiça Eleitoral para incentivar os eleitores de 16 a 18 anos a tirar o título e exercer o direito ao voto. Até os 18 anos o voto é facultativo e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição, 7 de outubro, também poderá pedir o documento para votar pela primeira vez. Para tirar o título de eleitor, basta procurar um cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência, não é necessário o pagamento de taxas, o título é gratuito. O cadastramento eleitoral é realizado até o dia 9 de maio.
Uma outra campanha será veiculada com o objetivo de conscientizar os eleitores para que não deixem para a última hora a atualização de seu cadastro eleitoral. Os eleitores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros que irão eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em outubro deste ano têm até o dia 9 de maio para regularizar a situação de seu título eleitoral. O prazo é determinado pela Lei 9.504/97, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral com 150 dias de antecedência da eleição. O dia 9 de maio também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para uma seção eleitoral especial. Fonte: Diário de Santa Bárbara

Guardas municipais de Santa Bárbara decidem sobre a greve nesta quinta-feira

A realização de uma greve dos guardas civis municipais de Santa Bárbara d’ Oeste será definida em reunião geral marcada para a próxima quinta-feira, dia 22, a partir das 18h30, na frente da sede do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais. Essa decisão foi tomada ontem, durante reunião da Comissão da Guarda Civil Municipal formada por cinco representantes da categoria. Na semana passada os guardas saíram descontentes da reunião realizada com o prefeito Mário Heins (PDT) com a finalidade de discutir a defasagem salarial dos profissionais em Santa Bárbara d’ Oeste e a possibilidade de abrir uma negociação. Eles recebem R$ 1.037,26 por mês como salário base, o menor entre os guardas da Região Metropolitana de Campinas. Estão reivindicando a correção do salário base para R$ 1.700,00, escalas de domingo 100% e aumento periculosidade para 40%. Segundo a comissão, o prefeito foi taxativo ao afirmar que não há dinheiro para conceder aumento. “Ele deixou claro que não tem dinheiro. Mas há informação de que a prefeitura gasta 42% com folha de pagamento e que pode chegar até a 51%, pela margem exigida em lei”, disse o guarda civil José Pereira Prates. A comissão avalia que faltou reconhecimento por parte da administração municipal com os serviços que a Guarda Civil presta. “Isso deixou a todos muitos tristes. Temos o reconhecimento da população, mas não temos do Executivo”, disse Prates. Hoje a comissão se reunirá com os dirigentes do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais para reiterar o pedido de apoio nessa campanha por melhoria salarial. Fonte: Diário de Santa Bárbara

Com nova lei, divórcios sobem 64,6% na RMC

Das cidades da região, uma teve redução; Monte Mor, com 450%, é campeã

O número de divórcios registrados em cartórios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em 2011 foi 64,6% maior que no ano anterior. Foram 1.063 divórcios conta 646 em 2010, segundo o levantamento, que foi feito com base nos dados fornecidos pela associação dos Cartórios de Notas do Brasil. Entre as 19 cidades da RMC, somente em Santa Bárbara d’Oeste houve queda no número de divórcios de sete para zero. No restante das cidades, o aumento variou entre 2,7%, em Hortolândia, e 450%, em Monte Mor. Entre os municípios mais populosos, Sumaré apresentou os maiores índices, com crescimento de 204,5% (veja quadro ao lado).
Segundo especialistas, a oficialização do fim dos casamentos se tornou menos burocrática e demorada a partir de junho de 2010, o que acabou demonstrado no levantamento. Além disso, a maior independência feminina também foi apontada como fator influente. Essa é a opinião da advogada Márcia Trevisioli, que tem 20 anos de experiência em vara da família.
Para ela, as facilidades jurídicas pesaram para o aumento. “Desde julho de 2010, não é mais necessário o casal ficar um ano separado para confirmar o divórcio. Quando não há filhos envolvidos, a separação pode ser feita em cartório na hora, de forma rápida, com a presença de um advogado”, disse.
Márcia diz que, até pouco tempo, o excesso de burocracia e a demora pela obtenção do divórcio fazia as pessoas prorrogarem a oficialização da separação. Apesar das facilidades jurídicas, a advogada também destaca a transformação na relação entre os casais. “Acabou o vínculo de dependência entre os casais”, disse.
EXEMPLO
A bailarina Giane Godoi, 35, é uma das novas divorciadas. Ela namorou 13 anos e depois foi casada por três. Depois das facilidades da nova lei, ela e o então marido decidiram pela separação consensualmente em um processo simples. “Quando separamos, havia poucos meses que a lei tinha sido criada e nós resolvemos rapidamente a situação. Como não tínhamos filhos, não houve problemas”, disse.
Para ela, a independência financeira pesou para que a decisão fosse rápida. “Já vi muitas mulheres que mantêm o casamento em função da estabilidade financeira. Como eu tinha independência financeira, não tive essa dificuldade”, disse.
Apesar das facilidades no procedimento, a bailarina afirma que a separação não se torna mais fácil em função disso. “É um processo emocional que demora, dura um tempo até tomarmos a decisão de fato”, disse. Apesar de estar divorciada, Giane diz que é a favor do casamento e que pretende se casar outra vez. “Casaria novamente, acho uma experiência interessante e pretendo passar por ela de novo”, completou. Fonte: Todo Dia

segunda-feira, 19 de março de 2012

Clima de greve "paira" em SB

Fonte: Novo Momento
Insatisfeitos com o tratamento recebido do governo e com a atuação do Sindicato dos Servidores, diversos setores da administração municipal de Santa Bárbara d’Oeste se mobilizaram em busca de aumento salarial. Primeiro foram os professores, que elaboraram uma pauta de reivindicações, que inclui reajuste de 14%, além de iniciar o processo de fundação de um sindicato próprio. Depois vieram os guardas municipais, que por meio de uma comissão protocolaram documento na CM-SB, prefeitura e sindicato pedindo a equiparação salarial com as Guardas Municipais da RMC, algo em torno de R$ 1,7 mil.
Por fim, os servidores do Dae se uniram e fizeram um abaixo-assinado com cerca de 120 assinaturas e, baseado nos professores, também reivindicam reajuste de 14%, entre outras melhorias. As reuniões realizadas até agora com a Administração não surtiram efeito e uma greve não está descartada. Encontros decisivos devem ocorrer nesta terça-feira (20), inclusive com a presença de servidores na sessão Câmara, para cobrar maior apoio dos vereadores.