segunda-feira, 12 de março de 2012

Justiça Eleitoral de SB reforça chamado para novos alistamentos

Fonte:Diário de Santa Bárbara
A Justiça Eleitoral quer evitar filas no final do alistamento eleitoral que ocorre em maio e por isso reforça o chamado para aqueles que vão tirar o título pela primeira vez ou transferir o seu domicílio eleitoral. A responsável pelo Cartório de Santa Bárbara d’ Oeste, Arlene Graziolli, ressalta a importância do alistamento desde já para evitar as grandes filas no encerramento. A movimentação do cadastro neste ano eleitoral encerra no dia 9 de maio, seis meses antes das eleições municipais que ocorrerão dia 7 de outubro. “Para se precaver de filas e aglomerações o eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral agora, porque o movimento é bem menor. Em menos de 10 minutos o cadastro está pronto”, afirmou. O Cartório local tem registrado uma média de 40 alistamentos por dia. Esse número, segundo Arlene Graziolli, sobe para 400 por dia nas últimas semanas antes de encerrar o prazo e gera grandes filas na frente do órgão.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e são facultativos para os analfabetos, os jovens entre 16 e 18 anos e as pessoas maiores de 70. A transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou de residência. O jovem que completar 16 anos até 7 de outubro (dia do 1º turno das eleições ) pode votar nas eleições de 2012, desde que solicite seu título até o dia 9 de maio.
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao Cartório Eleitoral munido de documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. Os jovens não precisam comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis, basta levar a documentação exigida. A Carteira Nacional de Habilitação – CNH e o novo modelo de passaporte não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade / naturalidade e filiação, respectivamente. No caso de transferência, o eleitor deve levar o título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.
O Cartório Eleitoral de Santa Bárbara d’ Oeste, fica localizado na Rua Graça Martins, 509, centro (próximo do Corpo de Bombeiros) e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações pelos fones 3463-4002 e 3454-3777.

Nenhum comentário:

Postar um comentário