terça-feira, 13 de março de 2012

Febre maculosa matou 2 em SB

Fonte:Diário de Santa Bárbara
A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste está com licitação aberta na modalidade Pregão Presencial edital nº 07/2012 para aquisição de medicamentos para o tratamento de febre maculosa. A entrega dos envelopes pode ser feita até dia 20 de março, às 9h30, no Setor de Licitações. A sessão pública do pregão ocorrerá no mesmo dia às 10 horas.
A Assistência Farmacêutica faz os pedidos para manter a padronização (os estoques necessários para o atendimento). Conforme informou a assessoria de imprensa da Prefeitura, o medicamento para o tratamento da febre maculosa deve estar sempre disponível nas unidades de pronto-atendimento, pois em caso de suspeita e confirmação é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível.
As ocorrências da febre maculosa costumam ocorrer entre os meses de abril e outubro (sazonalidade da doença). Ano passado (2011), o município registrou três casos positivos da doença, sendo dois óbitos. Em 2010, foram quatro casos positivos, sendo um óbito. Neste ano, até o momento não houve nenhum caso.
Conforme informações do Portal Saúde, a febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia (Rickettsia rickettsii), transmitida por carrapatos.
No Brasil, o carrapato mais comum e também o que mais comumente é vetor desta infecção é do tipo Amblyomma cajennense. Estes carrapatos são também conhecidos como "carrapato-estrela", "carrapato de cavalo" ou "rodoleiro". O homem é infectado através da picada do carrapato que eventualmente carrega esta bactéria nas suas glândulas salivares. O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário